-

domingo, 24 de janeiro de 2021

Dr. Robert, que café é esse?

Esta canção é a 4ª do Lado B do álbum Revolver 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 4 canções com Histórias no tema Drogas

as demais 3 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK


11. Dr. Robert (Story Acid Song by John Lennon)

John conta: 'Ele é um homem em quem pode confiar. Ele ajuda a todos que precisam, Ninguém é melhor do que Doutor Robert. Bem, bem, bem, você se sente bem. Bem, bem, bem, ele o ajudará'
Há algumas versões sobre a quem John se referia. Todas elas remetem a pessoas que os teriam introduzido no mundo das drogas. Seria um nome disfarçado para John Riley, um dentista na casa de quem John, Cynthia, George e Pattie foram, e que lhes teria oferecido café batizado com LSD. Porém, há três Robert's candidatos ao posto de inspirador, que poderiam ser a solução da equação: 1. Robert Freymann, um médico que prescrevia vitaminas e anfetaminas para o high society de New York. 2. Robert Fraser, dono de galeria que era conhecido como bom fornecedor de maconha e cocaína, ou 3. Robert Zimmerman, mais conhecido por Bob Dylan, que apresentara a maconha para eles, num evento que já comentei e
m capítulo anterior (LINK), e voltarei a falar numa próxima canção. John nunca confirmou a quem ele se referia, então sempre ficaremos no terreno das hipóteses, mas, sim confirmou que era sobre 'sentir-se melhor sob o efeito de drogas'. Coisas como "He helps you to understand" ou "If you are down he'll pick you up" ou "Take a drink from his special cup" não deixam dúvidas disso.  Paul teria contribuído com a ponte "Well, well, well, you're feeling fine". Estruturalmente são 3 versos longos, com 5 linhas cada um, e com letras diferentes (check!). Rimas ricas aos borbotões "call-all-up-cup-health-yourself-need-suceed-man-can" 
Musicalmente, a canção é simples! Todos em seus instrumentos tradicionais na base, e nos overdubs, John toca um harmonium (nas pontes), George acrescenta mais de sua guitarra, e também um chocalho, e, claro os vocais: John no lead vocal, mas com ADT (Authomatic Double Tracking), instrumento eletrônico criado por Ken Townsend usado pela primeira vez nessa canção, Paul harmonizando no agudo com John nas metades finais de cada verso ("... you're a new and better man, he helps you to understand, he does everything he can, Doctor Robert") , e George entra também nas pontes ("Well, well, well, ..."), tudo isso após extensivo treinamento com o Maestro George Martin.

5 comentários:

  1. Na minha suposição seria mesmo o dentista lá do LSD. Não creio que ele chamaria Bob Dyla de Dr. Nem Robert Frazer. O de Nova York...não era do circulo deles. Ele teria mudado o nome para evitar problemas. Se eu já fiz isso nos meus textos...:) A proposito, excelente texto, viu?

    ResponderExcluir
  2. Pelo que já li, era o dentista mesmo. Boa matéria Homerix.

    ResponderExcluir
  3. Esse doutor Roberto… pelo jeito, trabalhava no SUS deles… Tinha uma receita que levantava o moral de qualquer um. Você fica novinho em folha com o chazinho do doutor!
    Sempre achei o doutor Robert o irmão levado do Paperback Writer. Enquanto este queria apenas um emprego certinho de escritor e fazia qualquer coisa para isso, nosso doutor usava expedientes mais ousados para ajudar os necessitados. Reparem que as canções são, inclusive, semelhantes: a batida, as guitarras… Dois irmãos diferentes, como Paul e John, mas que eram fantásticos quando juntos.

    ResponderExcluir
  4. Muito oportuno o comentário do papel de George Martin nos arranjo0s vocais. Geoff Emerick cita, em seu livro, que George descia ao estúdio e ficava um tempão passando as notas das harmonias complicadas. Sorte nossa!

    ResponderExcluir
  5. Difícil dizer qual é a melhor música desse disco...mas essa faixa é perfeita com um final mágico...

    ResponderExcluir