-

domingo, 24 de janeiro de 2021

And Your Bird Can Sing

 Esta canção é a segunda do Lado B do álbum Revolver 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 9 canções em Discurso direcionado a UMA Pessoa

as demais 8 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK


9. And Your Bird Can Sing (Person Speech Song by John Lennon)

John oferece "VOCÊ me diz que tem tudo o que quer, e que seu pássaro sabe cantar, mas VOCÊ não me pega!"  

Depois ele repete mais três vezes essa estrutura, com outras declarações terminando com '.. mas VOCÊ não me engana'. John nunca esclareceu o que queria dizer exatamente com a canção, mas as especulações grassaram. Nunca foi esclarecido, jamais será. Rumores povoam a mente dos fãs desde então. O Você poderia ser, no primeiro verso, Frank Sinatra, com quem os Beatles disputavam o estrelato na América, por conta de uma entrevista do  Blue Eyes, em que duvidava veladamente do talento dos Beatles,  onde disse dizia: "I've got everything I want", ou ainda,  segundo verso ("You say you've seen seven wonders"), o  seu parceiro Paul McCartney, que havia 'descoberto 7 níveis', em sua primeira 'viagem' nas drogas, até pedindo ao good old Mal pra anotar!! Ou ainda, na primeira ponte, um recado para Marianne Faithful, namorada do Mick Jaegger, em quem John tinha um olho cobiçante, que quando perdesse suas "prized possessions, ... look in my direction, I'll be round", ou ainda na segunda ponte"When your bird is brokend ... I'll be round".", o Você poderia ser o próprio Mick, sendo “Bird” a própria Marianne... Enfim, mas aqui é um bom gancho para comentar a riqueza da estrutura da letra: já são dois versos com a letra diferente e duas pontes também com letra diferente! E ainda tem um terceiro verso, também diferente! É regra mesmo!! Já em rimas, há ocorrncências de rimas pobres, como "broken-awokenou "possessions-direction", não compatíveis com o usual cuidado. Em compensação, há uma outra rima rica, tipo "down-roundmas, mais importante é uma rima de longo curso, inovativa  ENTRE versos, note que a 2ª  linha do Verso 1 rima com a 2ª  linha do Verso 2, que rima com 2ª linha do Verso 3,  "sing" com "green" com "swing", por sua vez, ricas entre si! Novidade! Note também que as primeiras linhas de cada verso, tem métrica variada, com o primeiro e terceiro versos cantando 10 sílabas e o segundo, apenas 8. Outra novidade! Quer mais uma? O título da canção é cantado apenas uma vez. Note que é raríssimo! Claro que nada comparado às canções em que o nomes nem aparece, aliás, com duas rerpesentantes no próprio álbum, Love You To e Tomorrow Never Knows.

Musicalmente, o ponto ALTÍSSIMO da canção é o espetacular riff de guitarra, com George e Paul em harmonia,  fazendo uma voz cada, tão bom, mas TÃO BOM, que ele é repetido, aparece duas vezes, na íntegra,  na canção, após as duas pontes, além de parte dele ser usada na introdução e uma diferente no final! Foram duas sessões de gravação necessárias, sendo que, a segunda praticamente jogou fora o que veio da primeira. Gravaram nova base, com John na guitarra rítmica. Paul no baixo, Ringo na bateria e George na guitarra solo, já com aquele complicado jogo de notas, que requereram 7 takes, até ficar no ponto para os overdubs. Somente aí, Paul teve a ideia de harmonizar no já espetacular solo de George, fazendo uma segunda voz! E criou-se a maravilha, que espantou fãs em todo mundo. Outros acréscimos foram um pandeiro de John, meio inconstante, note, e as deliciosas palmas, dos quatro, e o próprio lead vocal de John, com o uso do ADT (authomatic double tracking), que aliás foi usado também nas guitarras, e vieram também as harmonias vocais de George e Paul, em pontos selecionados, ressalto as três vezes em que criam aquele apito, uma verdadeira sirene, nos "meeeee"s que finalizam os três versos! E eu deixo aqui um áudio (LINK) com um trecho da camção, com a 1ª ponte e o 1° solo, aliás rogo pra notarem as palmas na ponte e como elas dobram no solo! 
Finalizando, aquela nota triste por And Your Bird Can Sing nunca ter subido ao palco, aliás, ia ser difícil Paul tocar o seu baixo e ao mesmo tempo tocar a guitarra para o solo. Quer ver uma simulação? O videogame Rockband colocou-os tocando no Japão.

5 comentários:

  1. Escuto beatles desde q me conheço por gente e essa música é simplesmente maravilhosa !!
    Se eles tivessem lançado só essa música na carreira eu já viraria fã !! Perfeito!!

    ResponderExcluir
  2. Cadê o áudio prometido no penúltimo parágrafo?

    ResponderExcluir
  3. And your bird can sing! Letra, de fato, cheia de frases misteriosas. Bird, passarinho, garota… e pra quem ele está falando? Seria para o Paul? “Você não pode me ver, você não pode me ouvir… estarei por perto...”. Mesmo sendo uma canção para a qual John nunca deu muita bola, a gravação é fantástica!!! As harmonias vocais, o contrabaixo, as guitarras! Como você ressaltou, o solo – em dupla – é fora de série. O perfeccionismo dos dois é tal que não se percebe variações nas notas e nos bends das guitarras.
    Eu não tenho habilidade alguma para solo de guitarra. Faço guitarra base razoável. No Beatles Soul gostávamos de tocar as canções com harmonia vocal, tipo This boy, If I needed someone, e resolvemos tocar esse Bird. Precisei decorar nota por nota para fazer o solo junto com o João e imitar – meia boca – o original.
    O dueto das guitarras não se destaca apenas no momento do solo, mas faz um contracanto maravilhoso no “When your prized possessions...”.
    Tenho cá comigo que essa – e muitas do Revolver e Rubber Soul – foram compostas e gravadas sob influência do “incenso” que perfumava o Studio 2 da EMI, durante as sessões. Se não, como explicar esse acesso de risos durante o overdubbing dessa canção, como está no disco Anthology?

    ResponderExcluir
  4. E John disse certa vez nao gostar dessa música. Mas John era assim mesmo. Soube que Paul Simon nem escuta mais os discos que gravou porque fica querendo mudar tudo, achando que ficou ruim. Acho que isso é comum entre compositores.
    Eu amo a música e adoro aquela versão não oficial um outtake que tempor aí com eles rindo o tempo todo. È símplesmente delicioso.

    ResponderExcluir