-

sábado, 14 de março de 2020

The Beatles Maiúsculos

Antes do blá blá blá, 
vou deixar que analisem a imagem abaixo 
e tentem descobrir do que se trata.
Quando desistirem, é só seguir, que eu explico!


Captaram?

Alguns poucos devem ter reconhecido que se trata de trechos de letras dos Beatles

Mas o que elas têm em comum?

5....4....3....2....1.... tempooo!!

É o seguinte: tive a pachorra de listar as vezes em que os Beatles pensaram em nomes de coisas para suas letras. Ampliando um pouco o conceito, as vezes em que usaram uma inicial maiúscula em suas letras, para designar lugares, origens, títulos, etc.

A lista está em ordem cronológica de aparição na carreira oficial britânica!

E pra que serve isso??

PRA NADA!!!

Só que foi um exercício legal de se fazer. E acabei por aprender um pouco mais sobre capitalização em inglês.

Fui inspirado por aquela proposta original de listar os nomes de pessoas em letras dos Beatles, que foi feita num grupo internacional do Facebook, e que acabou gerando 3 posts meus que eu reputo muito legais, inúteis mas legais!

Homens: https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/03/nomes-de-homens-em-cancoes-dos-beatle.html
Mulheres: https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/03/historia-dificil-de-mudar.html
Autores:  https://blogdohomerix.blogspot.com/2020/03/homens-e-mulheres-nas-cancoes-dos.html

Como gostei da brincadeira, resolvi ampliar o jogo e listei de minha cabeça umas 50 ocorrências de nomes de lugares e coisas que apareceram nas canções dos Beatles. Depois, fui à internet e achei outras 20 escondidas em composições menos conhecidas, ou mesmo coisas como os dias de semana, que, em inglês são escritos com a inicial maiúscula (*). Mas não esgotou por aí. Fui então àquele mesmo grupo do Facebook e propus o jogo. E as nove ocorrências finais vieram de sugestões dos fãs, última delas, muito interessante que eu conto daqui a pouco.


(*) Vale um parêntesis sobre 'Capitalization in English' seja, como nossos irmãos saxônicos decidem colocar palavras com iniciais maiúsculas; 
Entidades religiosas, como céu e inferno, merecem o destaque, portanto Heaven e Hell, mas não quando são usados como descritivos, exemplo 'that place is a hell'; 
Nossos astros, como sol, lua e terra, também merecem letra maiúsucula, portanto Sun, Moon, Earth. Outros sóis e outras luas, não se deve capitalizar, portanto 'the moons of Jupiter';
 E falando em Deuses, que naturalmente são capitalizados, daí vem a razão para eles capitalizarem os dias da semana! Lá, todos eles são dias DE algum Deus ou algum Astro, Monday é dia da lua, a nossa lua, portanto, se Moon é capitalizado, então Monday também é, e Saturday (Dia de Saturno) também, e todos os demais!

Encontrem no final a lista completa das canções em que as palavras aparecem, e seus autores verdadeiros!!

Antes, encontrem abaixo a composição das 79 ocorrências.

Elas são:
  • 48 lugares, como France, Arizona, Blackburn, Albert Hall
  • 12 títulos, como, Lady, Chairman, Majesty
  • 8 origens, como English, Saxon
  • 7 dias de semana - Monday, Saturday
  • 2 marcas, como Coca-Cola
  • 1 nota musical, E (notação de Mi)
  • 1 saudação, Hare (de Hare Krishna, como em Ave Maria)
E, dentre os 48 lugares, eis a composição:
  • 17 Reino Unido, como Lancashire, Isle of Wight
  • 14 do resto da Europa, como England, Ukraine
  • 12 dos Estados Unidos, como Tucson, Miami Beach
  • 5 Globais, como Earth, Heaven (em inglês, céu e terra têm a inicial maiúscula  
Dentre os lugares, um me despertou espanto, ao ser indicado por um fã raiz, Dennis Milne, que viu os Beatles tocarem ao vivo (ai que inveja!) e, com quem entabulei o diálogo a seguir.

Ele me perguntou:
Colocou Ride?
E eu,
De qual canção?
E ele,
'Ticket to Ride'
E eu,
Como assim?
E ele,
John Lennon explicou que ele e Paul foram visitar uma prima do parceiro na Isle of Wight, na localidade de Ryde, em 1960. Como ele queria dizer que a menina iria abandoná-lo e iria pra bem longe, ele nomeou a canção 'Ticket to Ryde', mas depois mudou para 'Ride' para não atrapalhar a veiculação internacional.
E eu,
Uaaaaau.... vou pesquisar e depois decido se coloco!
Fiz isso, e  voltei pra ele,
Dennis, chequei e vou colocar Ride na lista, mas você sabe que há outras interpretações, né... Uma delas é que 'ride' seria uma gíria para transar, a garota em questão seria uma prostituta que tinha o Bill of Health das ruas, ou um atestado de saúde, que assegurava que ela tinha licença para transar, ou 'ticket to ride'.
Uma outra, ainda utilizando o nome daquela cidade, dizia que Ryde era uma localidade conhecida por abrigar mães solteiras (unwed mothers), exiladas por suas famílias para evitar embaraços, e voltando depois com o filho nos braços!
 E ele,
John Lennon, realmente, gozava com a cara dos jornalistas que enchiam o saco com perguntas da época dos Beatles, e provavelmente usava sua fértil imaginação!
Rimos, virtualmente, e concordamos que apesar de o significado de 'licença para transar', mesmo assim, admitimos que a versão de Lennon é mais interessante e Ride merece estar na lista!!

Finalmente eis a lista completa das canções e seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário