-

quarta-feira, 11 de março de 2020

Saga A Arma Escarlate - Um Depoimento

Com que então, meu amigo Gerson, aposentado há quase 10 anos, e que conheço há quase 40, quando foi meu Diretor na Braspetro, subsidiária onde comecei minha carreira, acabou de ler o último livro de minha filha, O Dono do Tempo - Parte II.

Sua relação com a saga começou há uns 5 anos, já com dois livros publicados, que ele comprou e leu paulatinamente, o primeiro, A Arma Escarlate (link),  com suas 500 páginas e depois o segundo, A Comissão Chapeleira (link), com 650, sempre elogiando, e nunca me esquecerei de sua emoção  ao chegar ao famoso Capítulo 72 deste último, e começar a chorar, de soluçar, "... ela não pode fazer isso com a gente!", a ponto de ser impedido de continuar a leitura por sua mulher. Depois de um tempo, recomeçou, e terminou, debulhando-se em elogios, que agora já se perderam pelos caminhos do Whatsapp.


Mas veio o 3°, em sua primeira parte, e ele foi o primeiro leitor a comprar diretamente da Renata, olha a felicidade dele, e foi dando um progress report, à medida que ia lendo...
... além disso, agradeça a bela dedicatória que, aliás, pude ver aplicada na página 20 do livro da mesma forma: Respeito também é magia. Lição que Ubiara dá a Hugo nas matas das cataratas. Colocar vida na natureza é grande lição mesmo.
Depois mandei uns comentários de quem já havia lido o livro e ele disse:
Homero, diga a Renata que estou gostando muito. Todos excelentes comentários com os quais eu concordo e acrescento que já deveria ter ganhado o mundo. A saga é ótima e a cada livro fica melhor, mais densa e envolve assuntos importantíssimos não só para jovens mas para todos nós refletirmos.
E depois:
Estou fora do Brasil visitando meu filho e meu netinho. Aproveitando para ver se termino a leitura do O Dono do Tempo Parte 1, pois no Rio eu lia e tinha que parar e não gosto, prefiro a continuidade. Caramba!! Estou perplexo com o problema do Atlas. Foi uma porrada que tomei também, além do Idá, que entrou em parafuso depois da Kampai ter lhe revelado.
Então, era o final do ano e mandei uma compilação de textos meus, que fiz para organizar o blog, na chegada aos 500 mil acessos, e ele disse:
Ok. Vou ler devagar cada assunto pois fica difícil para mim no celular. E também porque estou acabando o maravilhoso livro da Renata. Quando sai a parte 2? Já estou sentindo que vou ficar querendo mais....aliás, adorei o pajezinho Tadeu!
Finalmente:
Ontem, acabei de ler o livro (1ª Parte). Adorei!!! Não podemos deixar o Hugo sozinho na floresta...kkkk precisamos ir juntos lendo a 2ª Parte logo, logo, se não a ansiedade fica grande. O livro mostra grandes ensinamentos para os jovens, mas faz adultos mais velhos repensarem muito das ideias preconcebidas de muitos anos. A doença do Atlas me tocou profundamente, afinal sei bem do que se trata uma doença degenerativa sem cura e achei as explicações bem elaboradas e bem pesquisadas. Com mais razões ainda, aguardo a parte final. Abraços.
Foi bom que ele foi lendo aos poucos a 1ª Parte porque, praticamente uma semana depois, Renata recebeu seus exemplares da 2ª Parte, e fez questão de levar o livro pessoalmente, para dar um abraço no grande fã.

E aqui, uma pausa para explicar, pra quem não sabe, o porquê do lançamento em duas parte. É simples! Ficou grande demais! Eram 920 páginas, resultado de 5 anos de pesquisa, sobre a Amazônia, suas mazelas, seu povo, sua mitologia, que incluíram uma pesquisa de campo, com direito a uma viagem de 7 dias, de Belém a Manaus, pelo grande rio, que ela iria retratar tão bem.
Cara, estou lendo esta parte 2 do 3°livro, O dono do tempo, sugando aos poucos para poder não ficar muito emocionado ou às vezes meio irado, etc e tal....são aulas de quem pesquisou muito e nos faz sentir cada palavra e passagem como se estivéssemos dentro da ação. Fabuloso!!!
E, desta vez, a leitura foi bem mais rápida!
Oi Homero, ainda sob o impacto de ter acabado de ler o último livro da Saga do Hugo Escarlate, resolvi escrever para poder deixar meu depoimento de estar verdadeiramente empolgado por ter tido a oportunidade de, através dos livros da Renata, ter podido conhecer tantas coisas importantes e que às vezes passamos pela vida sem conhecê-las. Os livros, todos, sem exceção, nos levam a uma viagem muito mais interessante que, por exemplo, Alice no País das Maravilhas ou mesmo o mágico mundo de Oz. Este último volume, pela aventura e diversidade de problemas ocorridos, parecia mesmo um rio caudaloso cheio de cataratas e pedras prontas a nos afundar, felizmente tivemos a Renata para sempre estar pronta a nos salvar. Até da morte, com criatividade, emoção e muito carinho.  Transmita a ela que ela merece todo o sucesso do mundo. Talvez eu não seja o fã mais idoso, mas posso garantir que estou me sentindo bem mais jovem agora do que quando comecei a leitura da Arma Escarlate. Bom que vivi para poder ler todos eles e espero ler outros mais escritos por ela que tem este dom maravilhoso. Deus a abençoe agora e sempre.AbraçosGerson

Desnecessário dizer que lágrimas rolaram aqui em casa, né...

Mas não foi a primeira, nem será a última declaração apaixonada pela obra de Renata.

Só precisa mesmo, agora, ganhar o mundo, como ele disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário