-

domingo, 29 de março de 2020

"Kennedys dont' cry" ... E motivo eles tiveram!

Sábado, após o Jornal Nacional, Neusa não pôde manter o nosso programa de assistir a 'Mad Men' em família e se recolheu.

Mudei para a CNN, fiquei por lá uns minutos, logo depois chegou Felipe, mudamos para a Netflix e vimos o mais recente episódio de 'Better Call Saul', E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R. Está na quinta temporada, episódios lançados semanalmente.

Quando acabou e desliguei a NetFlix, caiu na CNN de novo, e ficamos eu e Renata grudados num documentário chamado 'Dinastias - Os Kennedys'. O próximo episódio será na Segunda-feira às 11 da noite.

Aquela família sempre me encantou. Lembro-me que uma das primeiras lembranças desta minha passagem foi justamente o atentado que tirou a vida de John Kennedy, em 22 de novembro de 1963. Escrevi sobre isso aqui, neste link! Aliás, convido você a exercitar sua memória e buscar na sua infância profunda quais são as SUAS lembranças.

Não sei se era o primeiro episódio, mas creio que sim, pois pegava ainda o Patriarca Joseph Kennedy no final de seu período como Embaixador dos EUA no Reino Unido, e com sua polêmica atitude de não entrar em guerra com a Alemanha de Hitler, que depois foi vista como impatriota. Enfim....

Este post é apenas para destacar que a fama de que a família Kennedy era amaldiçoada, não foi baseada APENAS (como se fosse pouco) nos assassinatos de John e Robert, na década de 1960, e na morte do filho de John num acidente de esqui, ou ainda na morte da secretária de Ted num acidente mal explicado num carro que dirigia.

NÃO! Houve mais desgraça!

A coisa começou muito antes, ainda na guerra que o velho Joseph não queria. Ao voltarem de Londres, Joseph começou seu plano de fazer um Kennedy Presidente dos EUA já que as intenções dele foram por água abaixo com o episódio Hitler. E o escolhido, claro, era Joseph Jr, o primogênito de NOVE filhos que teve com Rose! E o projeto, claro, passaria por mandá-lo para a guerra, e lá se foi Joe Jr, abandonando o último ano de faculdade de Direito, em 1941, e se VOLUNTARIANDO para a guerra.


Rosemary Kennedy. This beautiful young woman didn't conform to ...
Entretanto, antes de relatar-lhe o desfecho, passo a contar a história de Rosemary, a filha mais velha, que nasceu logo após John. Ela tinha atraso mental, foi educada por professores dentro de casa, mas quando começou a se engraçar para homens, o patriarca, com o consentimento de Rose, decidiu por um tratamento 'revolucionário' para ver se acabava com o atraso mental, quando ela tinha 21 anos! Uma lobotomia frontal!!! Putz!! Claro que não deu certo, sua mente voltou ao estágio de uma criança, e assim ficou, internada, fora do convívio familiar, de 1941 a 2005, quando morreu, aos 87 anos. Inacreditável!!

Bem, eu reputo que tudo o que veio a seguir foi uma espécie de castigo para Joseph e Rose por essa atitude impensável. 


Eles pagaram em vida por aquela sacanagem.

Mas a coisa não parou por aí... 

Voltando a Joe Jr, antes tenho que passar por um 'causo' de John. Ele tinha saúde fraca e era mulherengo.... um de seus casos, uma sueca linda, era investigada como possível espiã, e Joseph resolveu o problema, mandando John alistar-se para o Pacífico, onde o país enfrentava os japoneses. John era um bom piloto de um pequeno barco torpedeiro, e uma bela noite perdeu-se e seu barco foi cortado ao meio por um destroyer japonês. Dois morreram, e John liderou os outros 10 sobreviventes num nado de 4 milhas, sendo que ele carregava um ferido, até uma ilha, onde foram resgatados dias depois. Na volta, após uma interpretação inicial de imperícia, Joseph mexeu os pauzinhos e conseguiu mudar o jogo, e a imprensa transformou-o num herói, cá entre nós, acho que merecido, por salvar sua tripulação. Enfim, tudo isso foi um prefácio para voltar a Joe Jr.

O primogênito ficou enciumado com o destaque de seu baby brother, e resolveu, MESMO PODENDO VOLTAR AO PAÍS, seguir no Velho Continente, para conseguir também ser um herói. Piloto de avião, conduziu 25 missões bem sucedidas, e, de novo, MESMO PODENDO VOLTAR AO PAÍS, resolveu fazer uma ÚLTIMA MISSÃO, secreta, em que comandava um bombardeio, apenas com seu co-piloto, em que miravam o AVIÃO sobre um importante alvo alemão, cheio de explosivos,  saltando de paraquedas antes, claro, só que algo deu errado e o avião explodiu antes do alvo....

Pausa eloqüente ....

Mas a coisa não parou por aí... 

Resultado de imagem para Kathleen Kennedy CavendishA segunda irmã, Kathlyn brilhante menina, casou-se com um milionário inglês, contra a vontade da família, pois era protestante, o que era imperdoável para a tradição católica dos Kennedy. A praga deve ter sido boa porque seu marido foi para a frente de guerra e morreu, atingido por um sniper alemão. 

Mas a coisa não parou por aí... 

Ainda recém viúva, começou a namorar um homem casado, que prometeu divorciar-se, a mãe Rose não admitiu, então ela buscou apoio do pai Joseph, que deu sua bênção. Antes de visitá-lo pra o beija-mão, ela e o 'noivo' foram para a Riviera Francesa num avião, e o avião tipo táxi-aéreo caiu...

Pausa eloqüente ....

Que coisa, não!!

Não perderei o segundo episódio, segunda às 11 da noite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário