-

segunda-feira, 23 de março de 2020

Contágio - Epidemia - Flu - Viral - Pandemia

Por incrível que pareça, este é um post sobre CINEMA!

Nas redes, recomendavam-me assistir ao filme 'Contágio', de 2011, pois falava de uma pandemia iniciada na China, tendo um morcego como hospedeiro... veja só ... claro que me interessou, fui à Netflix, busquei o nome, fui escrevendo C - O - N - T e no A  apareceu o nome 'Contágio', só que naquela caixa no canto superior direito, dos filmes não disponíveis ali, mas concomitante logo abaixo com a lista dos filmes sobre o tema que ESTAVAM disponíveis, ótimo dispositivo de busca que é. Então, o nome deste post é um extrato daquela lista vertical de filmes que apareceu.

Como 'Contágio' não estava lá, optamos por rever 'Epidemia' ('Outbreak'), de 1995, Neusa não quis ver, mas Renata e Felipe, sim, eles se lembravam de ter visto quando eram pequenos. Gente, que elenco conseguiram montar, bons tempos aqueles, vejam
  • Dustin Hoffman (que saudade de ver Dustin Hoffman, por onde anda?), 
  • Morgan Freeman (com aquela voz inconfundível), 
  • Donald Sutherland (com aquela cara de Jack Bauer envelhecido), 
  • Rene Russo (ainda em meio à franquia 'Máquina Mortífera', e muito antes de se tornar a mãe de 'Thor'), 
  • Kevin Spacey (antes de 'Seven', 'K-Pax', 'Os Suspeitos', e tantos outros, e muito antes do sucesso retumbante de 'House of Cards', e muuito antes de cair em desgraça por seduzir rapazes), 
  • Cuba Gooding Jr, jovem, bem antes de 'Jerry McGuire' bradar Show Me The Money, e de  'Homem de Honra', com seu escafandro!

UFA!!

Naquele filme, a epidemia originava-se na África, o hospedeiro era um macaco capturado, que cruzou o Atlântico, e acabou vomitando em seu raptor, e depois à sua noiva, e em uma linha alternativa, um manipulador é infectado por uma manifestação 'air borne' o que gerou a cena que ficou em nossas mentes, quando ele vai ao cinema e tosse, e a gente vê as gotículas contaminando a platéia toda. No caso, o vírus fica contido numa cidade de 3000 habitantes, à qual o general Sutherland pretende usar a 'solução final', eliminando-a literalmente do mapa, e acabando o problema na raiz, só que o intrépido infectologista Dustin e seu escudeiro Cuba, piloto de helicóptero, conseguem recapturar o bichinho, desenvolver um remédio e salvar todo mundo heroicamente no final feliz. Filme bom! Gostei de ver de novo!

A montage of six characters, each with a different response, mostly related to the pandemic.Depois, conseguimos encontrar 'Contágio', no NOW, ao custo de R$ 6,90. Neste caso, como falei, a coisa começa em Hong Kong (não China, como circulava), mas já no Day 2, quando a Paciente Zero (Guyneth Paltrow) já está em sua escala em Chicago, após contagiar o amante, e no destino final contamina quem vai buscá-la no aeroporto E o filho dela, pobrezinho, mas não o marido (Matt Damon), que é imune. As cenas são fortes! Entra em campo o time da CDC (Center of Disease Control), e seu comandante (Lawrence Fishburne), em conjunto com o militar de plantão (Bryan Cranston), envia sua agente de inteligência (Kate Winslet) a campo enquanto, paralelamente, uma cientista francesa (Marion Cotillard) vai a Hong Kong tentar entender a origem da coisa. Para atrapalhar os planos oficiais, há um blogueiro teórico da conspiração (Jude Law), que acusa a CDC de esconder a realidade, e vende a seu público a existência de um remédio que pode curar a doença. Qualquer semelhança entre o Forsithia do filme e o Hidroxicloroquina do presente caso é mera coincidência, mas lá, o remédio não serve pra nada. Cenas de desespero, depredação, desolação, enquanto se explica o espalhamento do vírus pelo mundo, que tem uma letalidade de 30%, causando a morte de 25 milhões de pessoas, no Day 31. Interessante que, quando se mostra o mapa-múndi com o espraiamento do vírus, o Brasil está lá, e com epicentro em, adivinha, São Paulo!!!

Uau!

Elenco também, de primeira, não? A destacar, para mim, a presença de Brian Cranston, ninguém menos que o Professor Walt White, protagonista da melhor série de todos os tempos, 'Breaking Bad' que não aparece no cartaz, mas estava no auge, a ponto de começar a última temporada. Adorei vê-lo sem o bigode, e matei a saudade de sua voz, parece que me lembrava de seus sermões em Jessie!!

Bem, finda esta segunda etapa de conhecimento epidêmico, propus a Renata e Felipe que no dia seguinte víssemos 'Flu' e 'Viral', mas não tive qualquer recepção a meu propósito...

Para finalizar, a presente resenha completa 60 filmes de Língua Inglesa para os quais eu fiz resenha! Veja os demais aqui neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário