-

domingo, 2 de junho de 2013

Faroeste Caboclo


O que fazer, qual o caminho natural de uma canção de mais de 8 minutos, sem refrão ou repetições, com uma letra que parece um roteiro de filme, de quase 200 versos, que não cansa e prende a atenção, rock do bom, contando a saga de um imigrante nordestino, suas lutas suas derrotas seus sucessos no planalto central, que foi um sucesso estrondoso em sua época, composta por um gênio cultuado pelos jovens (entre eles meus filhos, a quem apresentei a obra-prima, pois quase não eram nascidos quando ela foi lançada, 1987), respeitado pelos mais velhos (entre eles, eu)?
Virar filme, claro!!
Foram muitas as vezes em que eu pensei nisso! Mais que natural! Como eu, muitos também pensaram, mas um foi mais além. Renê Sampaio, com 14 anos na época, disse pra si mesmo: "Se algum dia eu fizer um filme, e for o único da minha vida, ele será Faroeste Cabloco!" ou algo assim, disse-me um amigo que assistiu à pré-estréia.

E ele fez! E fez muito bem! As mudanças em relação à história contada na música foram poucas, 90% está lá e digo que muito dos 10% restantes foi bem mudado! O clima lembrou um pouco o Django de Tarantino, ouso dizer.

Na trilha sonora, muito do rock da época, do Legião Urbana mesmo e outros de Brasília, além de Clash, Sex Pistols e outros de fora.

Elenco ótimo: Fabrício Boliveira fez um João de Santo Cristo muito forte, Isis Valverde, uma Maria Lúcia convincente. O filme demorou tanto pra sair, por problemas de direitos autorais, que ela viveu uma Suellen inteiramente piriguete em Avenida Brasil, e ainda fez a Sereia, e outra novela começou e acabou, Alahallah. Aliás, o GulêGulê Calloni faz aqui um policial muito bem corrupto! A demora  foi tanta que Marcos Paulo não pôde ver seu último trabalho, numa ponta como pai de Mária Lúcia! Ah, sim, o Jeremias também está muito bem ... mas que bigodinho era aquele... eu nem percebi que era o mesmo vértice do triângulo amoroso de Fernanda Torres em Tapas e Beijos, muito menos o cara do Vai Que .... do Bradesco. Garoto vai longe!! O nome dele? Felipe Abib!!


Cenas, muito boas! Elejo uma em especial: ela vem logo após Santo Cristo mostrar sua habilidade com  Winchester 22 ao Primo Pablo. Vou deixar vocês julgarem!!

Homerinho e esposa saíram felizes!

E ele aplaude sentado!!

Ah, esperem os créditos finais e comparem o que viram com o que Renato Russo imaginou!!


7 comentários:

  1. Adorei sua critica
    Preciso assisti-lo

    ResponderExcluir
  2. Show, Homero! Fiquei ainda mais entusiasmado para ver o filme!
    Abraços/Régis

    ResponderExcluir
  3. Vc escreve muito bem...mas não sairia de casa para ver... "No me gusta, Renato Russo".... o filme, pelo protagonista, deve ser ótimo ele é incrível, a "global" também... enfim, sucesso garantido.

    ResponderExcluir
  4. Assim como você, espero há 25+ anos para ver esta canção em vídeo.
    Na época imaginei que daria uma baita videoclipe. Como a canção é longa (8 minutos), um clipe já seria um curta, bem ao estilo do Thriller, do Michael Jackson.
    Só um reparo no seu texto: rock do bom? Embora a legião Urbana fosse uma banda de rock, Faroeste Caboclo (a canção) é tocada e cantada num ritmo nordestino (que confesso não sei precisar), com triângulo, zabumba e tudo o mais.
    Mudando de assunto, mas dentro do mesmo assunto, existem vários filmes com nome de músicas famosas (Only You, My Girl, etc.) mas, só consegui me lembrar de um único filme (além de faroeste caboclo) cujo roteiro fosse baseado numa canção: "Love Potion Number 9". Uma comédia bobinha e bem fiel à letra da canção.

    ResponderExcluir
  5. A propósito, pesquisei no IMDB e achei esta lista de filmes com nomes de canções:
    http://www.imdb.com/list/ro8uI1pxjdE/
    Em alguns desses filmes a cação está lá na trilha musical ou como música tema. Outros, só têm mesmo o título em comum com a canção que nem está na trilha (ex: Forever Young, com Mel Gibson).

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Homero, o filme é tudo isso que vc disse mesmo! concordo plenamente! bem, sou suspeito p falar pq a ouço(e imaginava...) desde os meus 10, 11 anos. Romance, suspense, ação... vemos tudo isso ai neste filme que foi conduzido com maestria!
    " - Engraçado! Eu arquiteta e tu carpinteiro.
    - Pois é... rico projeta e pobre constrói."
    Diálogo entre a Maria e o João neste memorável filme.

    ResponderExcluir