-

segunda-feira, 3 de junho de 2013

22 minutos 44 segundos


Quando John encontrou Yoko, numa galeria de Londres, em 1966, encantou-se primeiro com sua arte, depois com suas ideias, e logo começou a trair Cynthia, e entre uma transa e outra reuniam-se no estúdio dele para experimentos musicais... Ou melhor, sonoros, porque chamar aquilo de música....

Então veio uma pequena série, Unfinished Music, com dois álbuns 'Two Virgins' e 'Life With Lions', o primeiro dos quais mostrava o quão polêmico seria o casal mais polêmico da história da música (se quiserem apontar algum outro que dispute, me digam). A capa do disco mostrava os dois, em pé, como vieram ao mundo, o famoso nu frontal, e se a curiosidade fosse muita, era só virar a capa para ter a experiência do nu traseiral. (Desculpem o mau gosto,mas era uma ilustração necessária!)

Bem, isso tudo foi antes de se casarem. Quando se casaram, veio a terceira peça, chamada Wedding Album, aonde está o motivo deste post.

A primeira 'música' chama-se John and Yoko. Ao colocar a agulha (nossa!), ouve-se um som que a gente logo identifica ser de dois corações. E então, John chama  Yoko e logo depois Yoko responde 'John!' e depois John chama Yoko ao que Yoko responde 'John!', e a coisa se repete, com variações de tom e emoção, de agudos a graves, de curtos a longos, no começo calmos, como se procurassem um ao outro num labirinto ou no meio de uma floresta, depois em gritos ensandecidos, para depois se acalmarem de novo ao se encontrarem, e depois sussurrarem os nomes, em meio a uma relação e gritam de novo e se acalmarem de novo, e por aí ia, durante longos, e devo admitir, no mínimo interessantes, vinte e dois minutos e quarenta e quatro segundos, e acho que param porque acaba o lado do disco... (Lembrem-se, na era jurássica os discos eram de vinil e tinham dois lados!). Fabulosa peça de avant-garde!!

Pode!! 

Decerto que John e Yoko são nomes mais gravados da história da música, pois só nesta peça foram mais de 200 vezes cada um.

Beatlemaníaco que sou, já tive a paciência de ouvir mais de uma vez.


E você, ouviria???

Bem,se quiser,aqui está o link: http://www.youtube.com/watch?v=nBylZDLKQhY

Um comentário:

  1. Homero, apesar de beatlemaníaco de última geração, você sabe bem, confesso que nunca ouvi este disco completamente. Legal você ter ouvido e comentado. Alguns dados adicionais para aqueles que não conhecem este álbum (Wedding Album) do John, no qual o beatle procurou registrar em disco o seu casamente com Yoko. .

    O álbum, que nunca foi lançado no Brasil, foi lançado na Inglaterra em 7 de novembro de 1969, portanto John ainda pertencia aos Beatles, dentro de uma caixa, que continha além do disco em vinil, diversos outros itens de brindes, tais como: uma fotografia 12" x 12" de um pedaço do bolo do casamente; 1 poster 36" x 24" com 12 fotos do casamento; uma cópia da certidão de casamento; fotos do passaporte; livreto de 20 páginas contendo toda a cobertura que a imprensa fez do casamento.

    Como não poderia deixar de ser, John mais uma vez deixou os críticos musicais escandalizados, com mais esta ousadia. Um fato curioso, e também humorístico, aconteceu com um crítico da revista Melody Maker.

    Originalmente, a vontade do John era de que o álbum fosse duplo, sendo que cada disco conteria um lado do álbum que efetivamente saiu, e do outro lado, não teria gravação (ficaria em branco). Na verdade, o lado branco era prennchido normalmente com sinais de teste da gravadora.

    Esta versão dupla acabou sendo lançada promocionalmente para os críticos musicais, e o citado crítico da Melody Maker, comentou, em tom de deboche, que os lados sem gravações, lados B e D (em branco), contendo os tons de teste da gravadora, eram melhores dos que os que continham as gravações, lados A e C.

    John não se fez de regogado e com o seu humor sarcástico, enviou um bilhete para o crítico dizendo mais ou menos o seguinte:

    "Caro Richard (crítico da Melody Maker), agradeço pelos seus comentários sobre o Wedding Album. Vamos considerar para o nosso próximo álbum os seus elogios aos lados C e D do disco.Talvez você esteja certo em dizer que estes são os melhores lados do disco. Eu não havia percebido isto. Ressalto que pela primeira vez o crítico superou o artista. E eu não estou brincando. Paz e amor, John e Yoko."

    Este era John Lennon.

    ResponderExcluir