-

sábado, 8 de junho de 2013

Entrevista com Spoilers e Teasers Escarlates

Oi, gente!!
Nesta entrevista, que deu a um site de Potterheads no Facebook, a Renata deu alguns spoilers sobre seu livro A Arma Escarlate (link), e alguns teasers sobre os próximos. Ela caprichou na escolha das fotos, incluindo desenhos espetaculares de um de seus fãs!
Se você tem Facebook, clica aqui , lê lá, e compartilha!!!
Se não tem Facebook, compartilho aqui pra você!

___________________________________________


Autora potterhead, Renata Ventura, fala de seu maravilhoso livro ''A Arma Escarlate'', um agradável presente para todos que estavam com saudades do mundo mágico de Harry Potter!



Nós, do Portal Impedimenta, não temos nem palavras para descrever todas as emoções que sentimos lendo este livro. A história de Hugo Escarlate é fantástica! Renata Ventura realmente deu um presente para todos os potterheads brasileiros!

Aqui está uma entrevista que fizemos com esta grande autora, para que vocês também conheçam um pouco mais deste livro maravilhoso chamado ''A Arma Escarlate'':


1- Do que se trata seu livro?

Ele conta a história do Hugo, um menino de 13 anos, morador da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, que, durante um violento tiroteio em 1997, descobre que é bruxo. Só que, assim que ele descobre isso, ele é obrigado a fugir, porque está sendo ameaçado de morte por um dos traficantes do morro. Então, ele foge com o objetivo de aprender magia o suficiente para voltar e acabar com o bandido que está ameaçando sua família.
Hugo não é um personagem muito bonzinho. Pelo contrário. Ele quer aprender magia para matar uma pessoa. E isso faz dele um personagem muito diferente do nosso querido Harry. Hugo é quase o oposto do Harry, na verdade. Enquanto o Harry encarava a varinha dele como uma ferramenta, o Hugo, desde o início, a encara como uma arma. Uma arma que ele pode usar para se defender e, principalmente, para atacar.

2- O que te levou a escrever A Arma Escarlate?

Sou muito fã de Harry Potter, potterhead de carteirinha, e quando a série da tia Jô terminou, eu senti um vazio enorme! Por isso, resolvi escrever sobre como seria a comunidade mágica no Brasil. Para não deixar que a magia acabasse!

Eu sempre quis escrever um livro que falasse sobre o Brasil, que fizesse os leitores pensarem sobre nosso mundo e nossos problemas, e nada melhor do que uma história de fantasia para fazer isso. Até porque, trazendo um livro sobre bruxos para nossa realidade brasileira (e, principalmente, para a realidade carioca, no caso desse primeiro livro!), a história ficaria muito mais violenta. Tudo é mais perigoso no ambiente em que Hugo vive.

Quando o livro começa, ele já está sendo ameaçado de morte, então, os problemas dele começam muito antes dele conhecer o mundo bruxo. Apesar de só ter 13 anos, ele viveu a infância inteira sendo perseguido, ameaçado... tendo que se virar para não morrer. Por isso, ele se tornou um menino muito agressivo, desconfiado, egoísta, arrogante... até porque ele precisava dessas características para sobreviver. Quando ele descobre que é um bruxo e tem poderes, ele vê nisso uma chance de derrotar seus inimigos. Uma chance que ele não tivera antes. E tudo que ele puder aprender sobre magia, ele vai aprender, para se tornar cada vez mais forte.

3 - Como surgiu a ideia do livro? 

Eu tive a ideia quando vi uma entrevista com a J.K. Rowling, sete anos atrás, em que um fã norte-americano dela perguntava se ela um dia escreveria um livro sobre uma escola de bruxaria nos Estados Unidos. Ela disse que não, mas que ele poderia escrever o livro dele, se ele quisesse. Aquela foi a permissão que eu precisava para escrever um livro sobre uma escola de bruxaria no Brasil!

Desde o início, eu sabia que eu queria que fossem cinco escolas de magia no nosso país, uma para cada região do Brasil,  porque o Brasil é um país imenso! Só o estado de São Paulo já é maior do que a Grã-Bretanha inteira! Se todos os bruxinhos brasileiros fossem para apenas uma escola, haveria super-lotação! E seria um caos maior do que já é, rs. 

Por isso são cinco. E também porque é muito legal pensar que há uma escola de magia na região em que a gente mora; olhar para o Corcovado, ou para o Elevador Lacerda, ou para a Floresta Amazônica, e pensar que podem haver escolas de bruxaria escondidas ali dentro.

Na série, Hugo será obrigado a visitar todas as cinco, por motivos diversos (que eu não posso revelar aqui!). Cada uma delas ensina um tipo de magia diferente e tem um jeito diferente de ensinar. Isso vai ser bem legal de retratar.

A escola de magia do nordeste, por exemplo, é a mais livre de todas, a mais alegre, em que os alunos irão se mostrar os mais corajosos quando o grande vilão surgir. Foi a primeira escola a ser construída no Brasil, logo depois do descobrimento, e eles têm muito orgulho disso. Já a escola do Sul é a mais parecida com Hogwarts, no sentido de uma maior organização, seriedade, qualidade de ensino, etc. 

A escola do sudeste é uma bagunça. Desvio de verbas... professores que faltam... aulas mal-planejadas... Uma maravilha. Foi construída em 1808, em homenagem à chegada de Maria, a Louca, em terras brasileiras.

A do norte será a mais diferente de todas. Acho que vocês vão se surpreender. E a do centro-oeste é a caçula das cinco. Surgiu junto com Brasília, em 1960. Quem diz que o Niemeyer não era um bruxo, né? ;-)

4- Como foi o processo de criação do livro?

Primeiro eu pesquisei muito sobre cultura brasileira, sobre política, filosofia, sobre o Santa Marta em 1997...

Quando a gente escreve um livro, é sempre bom pesquisar muito para que ele fique rico e completo. Eu levei cinco anos para escrever A Arma Escarlate porque eu estava trabalhando com cinema, mas também porque eu estava pesquisando MUITO para esse livro e para os próximos da série!

Serão cinco ao todo (cada livro apresentando uma das escolas, mas sempre com a do Rio de Janeiro presente), e mais um sexto livro só com a história do vilão principal, que ainda não apareceu no livro 1! Eu sou completamente apaixonada por ele, rs.

5- Com qual personagem de ''A Arma Escarlate'' você mais se identifica? Por quê?

Eu acho que eu tenho um pouco de cada um dos personagens. Descobri isso depois de escrever o livro. Tenho o jeito moleca da Caimana, a rebeldia intelectual do Viny, a vontade de mudar o mundo do Ítalo, o desejo de ser aceita do Hugo...

Mas o que eu gostaria mesmo é de ser como o Ítalo. Ele é meu ideal de pessoa. Se eu, algum dia, conseguir me tornar metade do ser humano que ele é, eu estarei satisfeita.

(Ilustração do leitor e fã Thiago França)

6- Quais dificuldades você encontrou para publicar o primeiro livro?

A maioria das grandes editoras não gosta de apostar em gente nova. Elas preferem publicar livros que já fizeram sucesso no exterior, ou autores brasileiros já consagrados, como Paulo Coelho. Até porque apostar em um autor novo é um risco muito grande! Ele pode dar certo, mas também pode ser um fracasso, e daí a editora perde dinheiro.

Então, o caminho para novos escritores geralmente é procurar por editoras de tamanho médio ou pequeno, que incentivem a nova geração. E foi isso que eu fiz!

Depois de tentar as grandes editoras (Elas nem chegaram a ler meu livro, já que eu nunca recebi sequer uma carta de rejeição da parte delas), eu resolvi enviar meu livro para a editora Novo Século. Em uma semana (!!!), eles me responderam dizendo que gostariam de me publicar!

 Eu entendo as grandes editoras. Elas recebem centenas de originais todo mês para avaliação; muitos de péssima qualidade, e é difícil conseguir selecionar o que vale a pena entre tantas centenas de livros. O meu deve estar perdido lá no meio das pilhas até hoje, rs.

7- Quais são seus planos para os próximos livro?

Já estão todos muito bem planejados. Estou escrevendo agora o livro 2, que espero poder lançar ainda no final deste ano! Por enquanto, ele se chama "A Comissão Chapeleira"! Viajei recentemente para Salvador, para pesquisar locais que aparecerão no livro. Foi muito legal. 

Assim como no livro 1, em que eu coloquei personagens de todos os estados do sudeste, nesse livro 2 eu pretendo incluir personagens ou locais de vários estados do nordeste! Haverá uma personagem de Pernambuco, por exemplo, que eu acho que todos os leitores vão gostar. E um personagem do Ceará que será maneiro demais. Só posso dizer uma palavra sobre ele: ... asas.

8- Qual a melhor parte de ter um livro publicado e reconhecido?

Os comentários dos leitores! Estou viciada em ficar lendo comentários no fã-clube do  livro, lá no facebook! O grupo se chama "Armada Escarlate Brasil" e é fantástico! Nele, eu converso muito com meus leitores e eles acabam me dando várias ideias para os próximos livros!

E o legal daquele fã-clube também é que os personagens do livro volta-e-meia aparecem para conversar com os leitores. Isso porque alguns dos meus personagens criaram perfis no facebook. São perfis oficiais os do Hugo, da Caimana, do Viny, da professoraAreta Akilah e do Ítalo Twice. Um dos perfis do Eimi também é oficial, mas o Eimi esqueceu a senha, então os leitores criaram outros perfis fakes desse personagem, rs.

É muito bom sentir o carinho dos leitores e perceber que seu livro fez a diferença na vida deles. Muitos dizem que começaram a gostar do Brasil depois de lerem meu livro; falam que, antes, não gostavam, mas que agora acham nosso país muito maneiro. Essa é a maior recompensa que um autor pode ter: descobrir que seu livro mudou para melhor o modo de pensar de alguém. Muito lindo isso.

9- Quais os escritores que você mais admira?

J.K. Rowling, Anne Rice e Saramago. Adoro muitos outros autores, mas esses três são fantásticos e mudaram minha vida. Principalmente as duas primeiras.

10- Qual conselho você dá para aqueles que um dia desejam ser escritores?


Leiam de tudo: não só livros de ficção, ou livros do estilo que você quer escrever. Leiam também livros de filosofia, para terem novas ideias e pensamentos; livros de política, sociologia, etc, para entenderem como funciona o mundo; livros sobre culturas diferentes, biografias de pessoas que você admira, e de pessoas que você despreza (essas podem inspirar seus vilões, por exemplo! rsrs). Leia jornais, revistas... O importante é ler e aprender sempre. Quanto mais conhecimentos um autor tiver, mais chances tem o livro de ser muito bom e muito rico, e, assim, enriquecer também seus leitores!

Outra dica: prestem atenção nos seus personagens! Eles precisam ganhar vida! Precisam ser complexos, como todo ser humano é. Precisam ser distintos uns dos outros, reconhecíveis, apaixonantes, humanos!
(Ilustração do leitor e fã Thiago França)

11- Por que é interessante ler a ''A Arma Escarlate''?

Porque ele mostra que o Brasil pode ser um país emocionante, cheio de magia, de aventura, de perigos!

12-  Nós do site ''Impedimenta'' e da fan page ''Diz Que é Fã de Harry Potter'' agradecemos por sua participação. E para encerrar, pedimos que deixe sua mensagem final aos leitores do nosso portal.

Espero ver vocês lá no grupo Armada Escarlate Brasil para podermos trocar ideias depois que lerem o livro! Assim, vocês também aproveitam para conversar com alguns dos personagens! :-D
Perfil da autora: https://www.facebook.com/renata.ventura.98
Site do livro:  www.escarlate.net
Twitter: @rpgventura
Email: a.arma.escarlate@gmail.com








A Arma Escarlate está à venda nas melhores livrarias! E também online! Compre o livro clicando em uma das lojas abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário