-

domingo, 27 de maio de 2012

Um Povo Manso

Uma clima ameno, uma terra fértil, um colono preguicoso, indolente e libidinoso.

Descriçäo do Brasil colônia do primeiro século, sua terra e seu povo, de Pero Vaz de Caminha aos primeiros viajantes europeus, que vieram conhecer o paraíso, ou o que mais se aproximava dele, segundo alguns.

O que mudou nos quatro séculos seguintes? Muito pouco.

A esses qualificadores de nosso povo, eu acrescentaria um mais, que ouvi na semana passada:
MANSO
Muitíssimo apropriado!! Afora alguns breves momentos em que houve alum tipo de revolta, como na luta contra a ditadura, no movimento pelas Diretas e no Fora Collor, nosso poo assiste a tudo, passivo... E isso é histórico: conquistamos a independência sem dar um tiro, a república sem derramar uma gota de sangue .. e por aí vai...

E é esse mesmo povo manso que não atende às convocações de movimentos contra a corrupção, mas adere aos milhões aos movimentos GLBS. E nada faz quando vê o escárnio que ocorre nas casas-mores de tolerância de Brasília, como o episódio Cachoeira.

E vai ver o mensalão morrer sem falar nada...

termino este breve libelo com uma frase que o amigo Valter me mandou, de uma filósofa  Ayn Rand, há 30 anos falecida ( 1905-1982 ) :
Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada: quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em autossacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.

Encaixa, ou não?? Estamos condenados?? Ou podemos fazer algo???

Bem, antes ainda do tchau, uma curiosidade. Procurava uma figura no Google para ilustrar este post, como sempre faço e coloquei lá no caput: indolente, preguiçoso, manso. Veja só a primeira celebridade que apareceu, na primeira página de resultados!!!




Hehehe!!!

Um breve alívio cômico, para um post sério!!

Abraço

Homerix Contra a Mansidão Ventura




4 comentários:

  1. Olá Homero,

    Creio que o seguinte trecho de um artigo publicado, há muito tempo, no jornal O Globo, serve como mais um qualificador de nosso povo.

    “Leslie Fry, embaixador britânico aqui acreditado nos idos de 1964, em telegrama ao Foreign Office, descreveu os brasileiros como ‘um povo submisso e quase anormalmente pacífico.’”

    Abraços,
    Guedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Estimado Homero ,
      - É lamentável mas é realidade! O que mais me incomoda, e muito, é a pergunta que se repete a cada momento: " Que fazer então ?" Será que não há saída ? Seremos eternos reféns deste "estado" de coisas ? Se por um lado o povo oprimido tem todas estas qualidades de mansidão, não é o que se vê na agressividade daqueles que tem a oportunidade de corromper ou de serem corrompidos ?!
      MAURI BOSQUE FERREIRA

      Excluir
    2. "Oh! Pacato Cidadão!
      Eu te chamei a atenção
      Não foi à toa, não
      C'est fini la utopia
      Mas a guerra todo dia
      Dia a dia, não..."
      Skank

      Excluir
  2. 105241
    Homero,
    uma célebre frase, escrita por um tal de Rui Barbosa fará 100 anos em 2014.
    Abraço,
    Ribor50
    ---------------
    "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
    Senado Federal. Rio de Janeiro, DF
    Obras Completas de Rui Barbosa.
    V. 41, t. 3, 1914. p. 86

    ResponderExcluir