-

domingo, 27 de maio de 2012

Um Povo Manso

Uma clima ameno, uma terra fértil, um colono preguicoso, indolente e libidinoso.

Descriçäo do Brasil colônia do primeiro século, sua terra e seu povo, de Pero Vaz de Caminha aos primeiros viajantes europeus, que vieram conhecer o paraíso, ou o que mais se aproximava dele, segundo alguns.

O que mudou nos quatro séculos seguintes? Muito pouco.

A esses qualificadores de nosso povo, eu acrescentaria um mais, que ouvi na semana passada:
MANSO
Muitíssimo apropriado!! Afora alguns breves momentos em que houve alum tipo de revolta, como na luta contra a ditadura, no movimento pelas Diretas e no Fora Collor, nosso poo assiste a tudo, passivo... E isso é histórico: conquistamos a independência sem dar um tiro, a república sem derramar uma gota de sangue .. e por aí vai...

E é esse mesmo povo manso que não atende às convocações de movimentos contra a corrupção, mas adere aos milhões aos movimentos GLBS. E nada faz quando vê o escárnio que ocorre nas casas-mores de tolerância de Brasília, como o episódio Cachoeira.

E vai ver o mensalão morrer sem falar nada...

termino este breve libelo com uma frase que o amigo Valter me mandou, de uma filósofa  Ayn Rand, há 30 anos falecida ( 1905-1982 ) :
Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada: quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em autossacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.

Encaixa, ou não?? Estamos condenados?? Ou podemos fazer algo???

Bem, antes ainda do tchau, uma curiosidade. Procurava uma figura no Google para ilustrar este post, como sempre faço e coloquei lá no caput: indolente, preguiçoso, manso. Veja só a primeira celebridade que apareceu, na primeira página de resultados!!!




Hehehe!!!

Um breve alívio cômico, para um post sério!!

Abraço

Homerix Contra a Mansidão Ventura