-

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Você é influenciável?

Eu soube que o diretor de minha empresa havia sido nominado pela Revista Época como uma das 100 mais influentes personalidades do Brasil em 2010, mais que merecido, e resolvi comprar o exemplar para saber do que se tratava.

No domingo pela manhã, quando fui à padaria, vi a revista pendurada numa banca, e a capa mostrava as 100 fotos pequenininhas, acho que em 20 grupos de 5, e uma foto grande de uma delas, o Eike Batista. Na volta da padaria, portanto pelo outro lado da banca, via a mesma revista, mas com Dilma Roussef no destaque. E lá dentro da banca, uma terceira personalidade em destaque ...... o Neymar, veja só!

Foi a que eu comprei, óbvio!

Na leitura, descobri que cada capa homenageava um grande grupo de influentes: então, Dilma era a expoente do grupo de Líderes, Eike era o destaque do grupo dos Construtores e Neymar era o maioral do grupo dos ..... Heróis ... HeHeHe. O 4º grupo era dos Artistas, cujo nome de capa era o José Padilha, diretor dos filmes Tropa de Elite.

Então,

  1. os Líderes representam as pessoas que têm o exercício do poder;
  2. os Construtores são os empreendedores, que botaram a mão na massa, levando à frente seus projetos;
  3. os Heróis são aqueles que por variados motivos, inspiraram um grande número de pessoas (e somente aí entendi o porquê da indicação de Neymar),
  4. os Artistas são aqueles que usam o talento como influência.
Diz o editor que a escolha foi feita internamente, e também teve a ajuda de milhares de leitores. A gente pode concordar ou mesmo achar um absurdo a indicação de um ou de outro, but that's life, o choro é livre...
Esta é a 4ª edição da lista que apresenta alguns repetentes no  melhor sentido: dentre os Líderes, Lula, Dilma, Serra, Aécio Neves e Sérgio Cabral, estiveram nas outras três seleções, e dentre os construtores, Abílio Diniz e Roberto Setúbal também emplacaram todas. Já o grupo dos Artistas e Heróis apresenta uma grande maioria de marinheiros de primeira viagem, com as gloriosas exceções de Ivete Sangalo, Padilha e Ferreira Gullar no primeiro, e Mano Menezes e Galvão Bueno (Aaaaarghhh, esta nada gloriosa!) no último, tanto uns como outros tiveram uma presença em 2007, 2008 ou 2009.
 
Tenho que reconhecer que fiquei ao largo de muitos dos acontecimentos. Conheci a grande maioria dos líderes, mas um número menor de Artistas. Já os grupos de Construtores e Heróis constituem-se em grandes buracos negros de conhecimento geral de minha parte.
Por favor, console-me:

  1. Entre os Construtores, você já teria ouvido falar de Frederico Curado, Fernanda Viegas, Maria Helena Santana, Emerson de Almeida, Alexandre Behring, ou Marcos Jank?
  2. Com relação aos Heróis, você tem idéia do que teriam feito Ricardo Barroso Ferreira, Jair Ribeiro, Cláudio Maretti, Márcio Santilli, Ilona Becskeházy, ou Paulo Saldiva para receberem tal alcunha?
E por aí vai, esta foi uma pequena amostra... no cômputo geral foram 50 absolutamente desconhecidos dentre os 100 indicados. Preciso me antenar mais.
Declaro que não fui influenciado por muitos dos conhecidos.
Por exemplo, não fui nem um pouco inspirado por Galvão Bueno (Aaaaarghhh), longe disso, aliás, eu o trocaria imediata e facilmente por Thiago Pereira, por exemplo, que ganhou uma quantidade obscena de medalhas (mais de 20) no campeonato mundial em piscina curta!!
E muito menos reconheci qualquer talento no tal de Pedro Lanza, líder da banda Restart. A presença desse último na lista, aliás, compromete a importância dos outros 99.
Cada influenciado é apresentado por um texto de uma personalidade que tem alguma espécie de relacionamento, ou mesmo uma similaridade de posição com o homeageado. Então:
  • Pelé fala de Neymar,
  • Michelle Bachelet fala de Dilma,
  • Rodrigo Pimentel fala de Padilha,
  • Ozires Silva fala de Eike.
A busca por afinidade chegou ao cúmulo de chamarem Roberto Medina e Fábio Jr para tecerem loas a seus filhos Roberta e Fyuk (socorro!).
Identifiquei um interessante troca-troca de gentilezas, entre Frederico Curado e David Neelemam (ambos até então desconhecidos para mim), um falando do outro, o primeiro, presidente da Embraer, o último, da Azul Linhas Aéreas.
Muito legal que, para falar de Fabiana Murer, foram colher o depoimento de Yelena Isinbayeva, a grande rainha do esporte da heroína brasileira, ambas adorando segurar em vara, com todo respeito.
Finalmente, pra falar de Eduardo Saverin, o jovem e bilionário co-criador do Facebook, foram buscar Ben Mezrich, o autor do livro que inspirou o filme 'A Rede Social' que, aliás, assisti e recomendo. Estou pensando se escrevo algo sobre o filme...
(Se você sabe o que Lulu Santos viu no tal de Pedro Lanza, favor explicar...
  Nem lendo o que ele escreveu, entendi...)


Breve estatística: 21 dos 100 agraciados são mulheres e apenas 2 (DOIS) são negros (Neymar e Marina Silva), o que mostra uma sociedade ainda machista e muito preconceituosa. É isso?


Anexo a lista pra você. Se quiser, diga-me quantos conhecia. Não vale ir na internet.


Grande abraço!!


Homero Influenciando Pessoas Ventura

13 comentários:

  1. Homero,

    Assino em baixo. Não conheço ninguém ! Mas gostei das características dos Heróis e dos Artistas. Não pretendo muito “me antenar mais”, como você colocou. Desses dois grupos, entretanto, deve ter gente que nós ainda vamos ficar conhecendo (naturalmente !) mais pra frente.

    A crônica (se você me permite chamar de crônicas o que você nos escreve) tá muito boa.

    Bom weekend / Mauricio

    ResponderExcluir
  2. Eu estou muito por fora! Não sei se isso é bom ou ruim ahah Eu reconheci vários nomes, mas se me perguntar o que realmente sei, vou ter que tirá-los da lista!

    Líderes: Aécio Neves, Anastasia, Palocci, Dilma, FHC, Pimentel, Floriano Peixoto, Alckmin, Serra, Lula, Marina Silva;
    Construtores: Eduardo Saverin (e antes de ver o filme! vício de facebook é uma tristeza ahha);
    Heróis: Cissa Guimarães, Galvão, Neymar;
    Artistas: Fiuk (é uma vergonha eu saber isso, sério.), Ivete, José Padilha, Maria Gadú, Pitty,

    E é isso. Não sei se é o horário e eu ser devagar por natureza, mas o Gabrielli tava na lista?


    beijos,

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela lista. Não deixa de ser uma curiosidade. Mas, respondendo à sua pergunta, não sou tão influenciável assim. Menos de 10% das pessoas dessa lista merecem a minha atenção (parcial) e, mesmo assim, com alguma desconfiança.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Não sou influenciável e esse ranking não me inspira maiores emoções. Os critérios são estranhos ou muito subjetivos. Salvo meia dúzia de honrosas exceções, o resto é produto de marketing pessoal ou algo similar. Logo, não perco tempo com essas coisas.

    Hugs,

    ResponderExcluir
  5. Nossa. Estatísticas mais que reveladoras.
    Agora, dois negros? Eu diria um só... A Marina é bem branquinha, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  6. Homero,

    Pretendo ser mais influenciada pela lista dos construtores. Dessa lista, conhecia poucos, confesso. Mas os líderes e heróis são tão "famosos" quanto os artistas...

    Conheço vários desta outra lista - uma dica pra você conhecer também: leia Caras quando for ao dentista. rsrsrsrsrsrs

    Obs: Eu sei que você detesta o tal Restart (como observei pelo texto "Show do Ânus") - eu também não gosto - mas você já viu a quantidade de meninas que se esbofeteiam pra assisti-los??? Isso significa que eles arrastam uma certa multidão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Grande Homero, bom dia.

    Voce fez no detalhe o que eu avaliei no global , por não ter essa tua capaciadade : Quem são essas outras 70 pessoas que eu não conheço e nunca ouvi falar ?
    Por que o Neymar ? Onde estão os empresários de renome, os cientistas, os Intelectuais ?
    Para que estudar, basta jogar bola !
    Que país é esse ?
    É realmente o país do samba e do futebol !
    Já dizia aquele nosso frances conhecido, aquele baixinho Charles De Gaulle : Ce pays n'est pas un pays serieux !
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, amigo, tentei ler a lista mas, ao ver certos nomes (maioria) ali, fiquei revoltada e desisti. Hoje é sexta e já chegam as manchetes dos jornais.

    ResponderExcluir
  9. Homero, gostei de sua análise!

    Informativa e bacana!

    Também não conheço muitos deles, mas reconheço sua importância (os líderes da Azul e da Embraer, por exemplo). Particularmente, eu não sou muito antenado. A sociedade produz muito lixo, é difícil filtrar, custa tempo. Por isso decidi por bloquear. TV raramente se liga na minha casa, exceto para ver os filmes que compro. Assino canais pagos, mas ficam no NatGeo, Discovery e The History, meus preferidos, diversão saudável ao meu ver. Às vezes arrisco uma outra série estadunidense, mas são sempre rasas, apesar de viciantes. Se você não reagir, você é capturado, de fato, e sua realidade deixa de ser o mundo para virar aquela realidade "americana" fabricada. O Globo News é em grande parte alienante e um rolo compressor de notícias iguais, com jornalistas criados em fôrma (com o perdão do acento), pouquíssimos com alguma personalidade e quase todos super centrados no Rio de Janeiro (portanto, alienados da realidade geral do país, quando outros estados não têm a mínima vez).

    Neste ano li uma terceira biografia de Gandhi; assisti filmes que selecionei, de diversos países, com diversas abordagens e temas, do quais poucos me chatearam e muitos me inspiraram. Li livros de diversos autores, origens e épocas. E tenho a sorte de conviver com pessoas maravilhosas, que me ensinam muito pelos seus atos e erros, todos os dias. Se sou influenciável? Por estes, não temo dizer que sim.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Sou mesmo um desantenado, eu tenho consciência. Não conheço a maioria dos premiados.

    Mas entre o construtores, conheço pessoalmente o Marcos Jank que vc citou (presidente da Única), e logo abaixo dele na lista, o Marcos Lutz (diretor da Cosan). O primeiro em especial trabalha muito, e bem, pela abertura do mercado externo ao etanol brasileiro. Faz lobby (sem sentido pejorativo) bem articulado.

    Com o segundo tive inúmeras reuniões, negociando a entrada da Cosan no alcooduto da Petrobras. Enquanto estive no Abast não tive sucesso, mas parece que agora as coisas estão avançando.

    ResponderExcluir
  11. A lista contém nomes de pessoas que não me conhecem.

    Abraços,

    Leila

    ResponderExcluir
  12. Chefe Homero

    Tenho conhecimento de um bom número dos citados na lista, porém parece uma lista de amigos e colegas citando o seu preferido sem se encomodar com a honestidade na informação.

    Poderíamos fazer uma lista citando os nossos líderes, construtores, heróis e artistas que estaria bem melhor do que essa.

    Será que alguém em sã consciência acredita que essa lista é para valer?

    Pobre povo a procura de formadores de opinião.

    Penso que é por esse motivo que temos sempre os mesmos se elegendo, ficando rico, falando bobagens e produzindo "funk".

    ResponderExcluir
  13. Cada vez mais me deixo menos encantar pelos "influentes".
    Cada vez mais me encanto com a diversidade de princípios.
    Acabo de ler um livro que recomendo... "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", Leandro Narloch.
    Em alguns trechos o livro chega a ser um pouco agressivo demais em alguns conceitos, algo que também não concordo, mas mostra no geral que acreditar em mitos ou se deixar encantar por influentes é em geral um grande engôdo.


    Aliás, logo no início, uma frase de Albert Einstein me deixou pensativo:


    "Heroísmo no comando, violência sem sentido e toda a detestável idiotice que é chamada de patriotismo - eu odeio isso de coração"

    ResponderExcluir