-

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Um Bilhão de Amigos

A imersão no mundo do blog, associada a afazeres domésticos nestas minhas rápidas férias (arrumações, consertos, compritas y otras cositas más) fez com que inclusive, eu tenha deixdo de ler jornais.

Hoje, resolvi dar uma passada d'olhos, e percebi que não devo fazer aquilo, se quero seguir antenado om os acontecimentos, como requer, aliás, a condição de blogueiro. A página central do segundo caderno do caderno principal d'O Globo (veja bem, não do Segundo Caderno, que trata de entretenimento!) é inteiramente dedicada ao mundo digital, que cada vez toma mais parte de nossas vidas, inclusive deste escritor cada vez menos bissexto.


Tomando quase a metade das duas páginas, está uma propaganda do Credicard, com o título 'Eu quero ter um milhão de amigos', e a estampa do Rei Roberto Carlos. A administradora quer atrair, com a mais querida figura do brasil (depois de Neymar, HeHeHe, brincadeira!), muita gente, ao mesmo tempo ávida por crédito e compras, ávida por ter seu dia-a-dia associado ao ídolo. Grande lance! Se lançassem um sobre Beatles, eu embarcaria.


Na coluna principal, uma excelente comparação entre Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook) e Julian Assenge (da WikiLeaks): enquanto o primeiro aposta numa rede global de amigos, ainda que virtuais, o último tem agora é uma legião de inimigos, alguns poderosíssimos. Se bem que, com toda essa ameaça, ele está mesmo preso por ter desobedecido o 11º Mandamento da Igreja: Não usarás camisinha! Que Deus o proteja!!!


Aliás (lá venho eu), o tal de Zuckerberg deve ter Roberto Carlos como ídolo, pois parece que a música de ninar dele deve se chamar 'Eu quero ter um Bilhão de amigos'. É isso mesmo.... Em outra nota da mesma página dupla, saiu a notícia de que o Facebook acaba de conquistar o terceiro lugar na quantidade de viitantes únicos, com 650 milhões, sendo somente suplantado pelo Google e pela Microsoft, sendo que o primeiro está quase chegando lá, com 970 milhões de, vamos dizer, computadores que já visitaram o site. Este é o significado de 'visitante único'. Por exemplo, se você me der o prazer de visitar o meu blog 10 vezes, vai aparecer 10 visitas no "número de vistas", porém no "número absoluto de visitantes únicos" vai aparecer somente uma!!


Vamos lá, seja você também um visitante único de meu blog e, claro, além de me visitar (no bom sentido, atenção, não no sentido bíblico!), dê-me a honra de ser meu Seguidor, apertando o botão 'Seguir', que a partir de agora, está bem em cima, antes dos 'Marcadores' e do 'Meu Perfil'. Comentários são altamente bem-vindos!



Voltando ao Facebook, a imersão nos mistérios do blog fez-me esquecer de fazer a resenha do filme sobre sua história 'Rede Social', que é EXCELENTE! Não deixe de assistir, mas se prepare para perder muitas coisas na leitura das legendas, principalmente nas falas do ator que representa Mark, que tem raciocínio muito rápido, e atordoa a gente, colocando uma assunto em cima do outro, quase sem repirar, mais ou menos como escrevi nesta linha, pára de escrever, Homero. O tag-line do filme é espetacular 'Você não ganha 500.000.000 de amigos sem fazer alguns inimigos', o que é magnificamente retratado, já que o filme vem de um livro cujo autor se baseou no ponto de vista de Eduardo Saverin, o brasileiro-que-só-nasceu-no-Brasil, que ajudou Mark a criar o fenômeno, e acabou sendo enganado, apesar de estar feliz com seus 2 Bilhões de dólares, ufa, eu de novo, com minha máquina de palavras....! Aí na foto, os atores e seus personagens.


Aliás (ai meu Deus), ainda na linha dos amigos, no filme testemunhamos o momento em que
Mark atinge o seu primeiro 'milhão de amigos'.


Testemunhe também!!


Homerix Atropelando As Palavras Ventura

2 comentários:

  1. Estou sendo um "visitante", tenso, por enquanto... mas sou e vou postar um comentário.
    GOSTEI MUITO

    ResponderExcluir
  2. Complementando seu post, também escrevi sobre o filme "A Rede Social" e sobre o livro no qual ele foi baseado. Quem quiser saber mais sobre a criação do Facebook, acesse o link http://network4sales.blogspot.com/2011/01/e-possivel-fazer-500-milhoes-de-amigos.html

    ResponderExcluir