-

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

QTPTM - Estado Laico


Boechat conversava com as pessoas. Eu fui uma delas...

1. A Ideia  

A Turquia provocou um breve diálogo entre Boechat e eu...

Boechat e Milton Blai, o correspondente  ââââã  internacional  da Band News conversavam sobre a Turquia e seu estado laico, porém, sem qualquer explicação sobre o tema. 

Mandei então um email ao ouvinte@bandnewsfm.com.br:
Boechat, em nenhum momento você, ou o Milton, deram um apostozinho, que fosse, assim, de leve, para explicar o termo "laico". Até poderia chegar-se à conclusão pelo desenvolvimento da conversa, mas que ajudava, aah isso ajudava!
Um abraço
Homero Sempre Atento Ventura

Boechat assumiu, também por email:
Você tem razão, Homero. Viajamos na maionnaise. Vou voltar ao assunto.
Abs. Boechat


E eu ouvi, no rádio:
Nosso ouvinte Homero Sempre Atento Ventura (ele assinou assim) nos alertou agora há pouco para um vacilo nosso. Enquanto conversava com Milton Blai, eu mencionei que a Turquia era um Estado laico, e nem me dei ao trabalho de explicar o termo: concordo que nem todos tem a obrigação de saber sobre do que se trata. É o seguinte:  um estado laico é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião.

Pois é, é o caso da Turquia. Mesmo tendo uma população majoritária e muuuito majoritariamente muçulmana, o islamismo não é religião oficial e não há qualquer restrição à prática de nenhuma religião. Veja que interessante, no mapa abaixo, a colorização dos países de acordo com sua postura perante as religiões.

 

Note a cor da Argentina. Veja só, trata-se de um estado não-laico. Por que? Porque o catolicismo é a religião oficial do Estado. Você sabia?

Bem, veja abaixo 10 Turkey facts: (... não traduza como fatos do peru!!)


  1. A Turquia (repetindo) é um estado secular, sem religião oficial; a constituição consagra a liberdade religiosa e de consciência.
  2. A Turquia é membro fundador das Nações Unidas, da OCDE e do G20;
  3. A Turquia é uma república constitucional democrática, secular e unitária, com uma antiga herança cultural;
  4. Mustafa Kemal Atatürk, é o grande herói da Independência (implantação da República) e primeiro Presidente da Turquia, e responsável pelo país ser um estado moderno, inclusive dando direitos iguais às mulheres, após séculos comandado por sultões e califas otomanos e seus haréns;
  5. A Turquia é uma democracia representativa parlamentar.  O poder legislativo é exercido pela Grande Assembleia Nacional da Turquia, um parlamento unicameral (estão livres de senadores...);
  6. O Presidente da República é o chefe de Estado e o seu papel é em grande parte cerimonial;
  7. O poder executivo é exercido pelo governo, liderado pelo Primeiro-Ministro, que preside ao Conselho de Ministros.
  8. A Turquia tem o 15º maior PIB PPC (Paridade do Poder de Compra) do mundo e o 17º o maior PIB nominal.
  9. A Turquia tem 75 milhões de habitantes, sendo quase 20% em Istanbul;
  10. O futebol é o esporte mais popular na Turquia e é praticado em todo o país. Nós, do esporte, certamente já ouvimos falar de Galatasary e Fenerbache, que vivem comprando nossos craques. Ambos já tem mais de 100 anos de vida...

Bem, era isso.... apenas para dar um pouco mais de dados sobre este país de que falo, nesta série sobre .... o pescoço!
Todos  os episódios de QTPTM


1. A Ideia 
2. Um Estado Laico (este)
3. Istanbul 
4. O Expresso da Meia Noite 
5. Ankara e a Língua 
6. Um Hábito de Higiene 
7. A Solução Turca 
8. O Original Árabe 
9. A Evolução Oriental 




5 comentários:

  1. Muito apropriada sua participação com o Boechat da BAND. Apenas um esclarecimento. Na verdade essa auto-denominação de laico que pode muçulmanas meio sem sentido a primeira vista tem uma razão. Na época da fundação da República Turca as diferenças entre setores religiosos, mais radicais (fundamentalistas), que muitas vezes geravam conflitos que não raro acabavam em morte. Não se esqueça que a região onde hoje é a Turquia, por muito tempo, foi rota de fuga para os cristãos perseguidos na região da palestina. Uma saída do inteligente militar Ataturk, para evitar mais conflitos internos, foi fundar o Estado Turco como sendo laico. Atualmente os turcos estão distribuídos assim: 84% Islã, 15% ateus e 0,6% cristãos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos que abordaram o tema do termo: ganhei hoje o eentendimento de uma palavra e seu significado.

    Flavio Ventura

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi esse dia! Por um acaso, encontrei você logo depois, no elevador do Metropolitan, e te avisei.

    ResponderExcluir
  4. Sempre atento é ótimo ...

    ResponderExcluir
  5. A Turquia pode ser laico na lei, mas na prática, e ainda mais com erdongan é cada dia mais um estado muçulmano, que ainda não adotou a Sharia. A religião é colocada na identidade das pessoas, e as igrejas não são bem vindas, nem os pastores e padres.

    ResponderExcluir