-

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Oscar 2019 - Feel Good Movie e Feel Bad Movie

Abri os trabalhos para o Oscar aqui:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/oscar-2019-abrindo-os-trabalhos.html

E falei dos filmes vistos no ano passado:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/oscar-2019-os-que-vi-em-2018.html


Agora vamos aos vistos recentemente!!


Pela ordem, 'Green Book - O Guia' é daqueles chamados 'Feel Good Movie', que fazem você sair do cinema com um sorriso no rosto. Baseado em fatos reais, e co-escrito pelo filho de um dos personagens principais, conta a época do racismo exacerbado nos EUA, 1962, quando um genial pianista radicado em New York contrata um brutamontes (nem tanto) italianado como motorista e segurança em uma viagem pelo racista sul do país. Na segunda cena evidencia-se o racismo do contratado, de forma contundente. Ele é Tony Lip, vivido por Viggo Mortensen, o Rei dos Anéis, engordado uns 10 quilos para respeitar a corpulência do personagem. O contratante é 'Doc' Don Shirley, vivido por pelo Oscarado em Moonlight Mahershala Ali, que aprendeu a tocar piano para não fazer feio na linguagem corporal das cenas musicais, claro que o virtuosismo é feito por um dublê, excelente pianista...


O ambiente, todos sabem, a batalha de Martin Luther King era para acabar com a segregação dos 'coloreds', como chamavam os hoje denominados afro-americanos. O tal Guia era um livro que dizia aonde encontrar locais aonde se hospedar e comer que eram frequentados somente pelos segregados. Situações incríveis, algumas delas impressionantes porque afinal Doc era o convidado de honra para desempenhar seu papel, mas não podia comer em um restaurante só de brancos. Dá para ver a dicotomia do pobre Doc, chique demais para se entrosar com os da sua própria cor, negro demais para se entrosar com a outra parte da população. Solitário que só, ele acaba encontrando afago ao longo da viagem de dois meses justamente no segurança racista, este por sua vez, aprendendo a admirar o virtuosismo do chefe, e apiadando-se de sua solidão. Cenas ótimas (as cartas, o KFC, as abordagens policiais, e várias outras). 

Ambos concorrem ao Oscar, Viggo a Melhor Ator (mas não levará, por causa do 'Feel Bad Movie' do qual falarei adiante), e Ali a Melhor Ator Coadjuvante, com chance de repetir o Oscar de 2017, porém a concorrência de Sam Rockwel (do 'Feel Bad Movie', do qual falarei adiante) pode atrapalhar. O Diretor Peter Farrely também concorre, após fazer fama com comédias rasas como 'Quem Vai Ficar com Mary' e 'Debby e Loyde'. Concorre a também a Melhor Roteiro Original e a Melhor Filme, que pode ganhar: já levou o Globo de Ouro em Musical/Comédia (Comédia?! Tudo bem...) e também a preferência dos Produtores, levando o PGA Awards. É pra quem eu torço, até agora!!!

O 'Feel Bad Movie' a que me refiro é 'Vice', também baseado em fatos reais, conta a trajetória de Dick Chenney, o Vice-Presidente de George W. Bush. A gente se sente mal por ver retratado ali um longo período em que a maior Nação do planeta foi administrada por belicosos comandados por um pateta, que fazia o que seus assessores insinuavam, culminando com a invasão do Iraque, que não tinha nada a ver com os atentados do 11 de setembro, mas inventaram-se  as tais armas químicas para justificar. O filme tem explicação dos eventos, com uma ressalva logo no começo: 'é um filme baseado em fatos reais, na medida do possível' já que muito era objeto de segredo oficial e foi interpretado pelo roteirista. Tem uma narrativa irônica, criando situações didáticas para explicar os fatos, incluindo um genial jantar com o maitre Andy Garcia apresentando as opções estratégicas aos que comandavam o tabuleiro (claro que Bush não era um conviva), e também com direito a um final falso com direito a créditos, lá pelo meio do filme. 

Sem sombra de dúvida, os pontos altíssimos do filme são as atuações de Christian Bale, Sam Rockwell e Steve Carrell, respectivamente, Dick Chenney, George Bush e Donald Rumsfeld, nesta ordem de assombramento.... Bale se transforma fisicamente ao longo do filme, já que tudo é contado desde a época em que era um jovem bêbado sem rumo, com as orelhas puxadas pela futura esposa Lynne (ótima Amy Adams, também concorrendo a Atriz Coadjuvante) até chegar àquele senhor careca e barrigudo que conhecemos, 20 quilos mais pesado que o ator. Perfeito! Melhor Ator, sem sombra de dúvida, até agora, dos 5, só não vi Willem Dafoe, que parece estar estupendo como Van Gogh. O Bush de Rockwell (que já levou Oscar no ano passado) é simplesmente h-i-l-á-r-i-o! Ele faz aquele ar apatetado do presidente. Lembrou-me novamente de Ronald Golias, sempre achei que Bush era a cara do genial comediante brasileiro. Carrell aparece menos, mas está muito parecido com o verdadeiro Rumsfeld. 

'Vice' concorre a Melhor Filme e Diretor e Montagem, mas não tem chance de levar nenhum deles. Já de Melhor Cabelo e Maquiagem, não tenho dúvida que se ganhar, ninguém vai reclamar.

Já vi 'Roma'! Eis aqui minha crítica:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/oscar-2019-roma-e-chato-mas-genial.html

A seguir, minha resenha de 'A Favorita':

https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/a-favorita-nao-e-meu-favorito-mas-e.html

Um comentário: