-

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Oscar 2019 - Roma é chato mas genial?

Abri os trabalhos para o Oscar aqui:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/oscar-2019-abrindo-os-trabalhos.html

Falei sobre Bohemian Rhapsody, Nasce Uma Estrela e Infiltrado na Klan:

https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/oscar-2019-os-que-vi-em-2018.html

E resenhei Green Book e Vice, aqui:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/oscar-2019-feel-good-movie-e-feel-bad.html


Este é específico para 'Roma', que vi anteontem, na Netflix, sim, não passou nas telas de cinema. Poderia usar o veredito de Xexéu (Chato mas genial), mas não é tão chato assim. Genial? Sim, tá quase lá. Filmes de Alfredo Cuarón têm sempre aquela expectativa de momentos geniais.


O lado chato, pra mim, é o Preto e Branco, a pouca música, o ritmo lento.

Genial pra mim é a câmera nos detalhes, a profusão de Planos Sequência.

Pausa para esclarecimento
Plano-seqüência é um estilo de filmagem de uma longa cena com uma única câmera, sem cortes, de longos minutos, ou seja, tudo tem que estar muito treinado, milimetricamente ativado na hora certa, sob pena de se ter que começar tudo de novo. O criador da técnica foi o grande Hitchcock que fez UM FILME TODO EM PLANO-SEQÜÊNCIA, só que a cada 10 minutos a câmera fechava nas costas de algum personagem para trocar o filme, hehehe. Era "Festim Diabólico", que se passava em apenas uma sala, praticamente uma peça de teatro filmado. Outra coisa muuuito diferente é como os diretores modernos têm aplicado essa técnica. Já falei sobre isso em 'O Segredo de Seus Olhos' e em 'Children of Men'.
Aliás, 'Children of Men' mencionado acima é de Alfredo Cuarón e tem o MAIS ESPETACULAR PLANO SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA, aliás tem DUAS. 

Aqui, são vários pequenos planos sequência de situações banais, e um grandioso. Eu até olhei pra Renata e falei: 'Lá vem CENÃO!!!'. E veio!!! Prestem atenção quando a babá vai procurar um berço e note que a câmera não muda e sai do ambiente e mostra uma rebelião gigantesca lá fora, e depois volta à loja de móveis e continua até a conclusão chocante... GENIAAAAAL!!!

'Roma' é o bairro de classe média alta da Cidade do México aonde Cuarón morou na infância e ele seria um dos quatro filhos do casal principal, que mora em uma casa bem grande e tem como serviçais duas índias. Uma delas é a babá, adorada pelas crianças, atriz principal que concorre a Melhor Atriz, achei digna a indicação, mas não terá chance. Já Melhor Filme, Melhor Diretor tem grandes chances. Das outras 7 indicações, Cuarón tem mais uma, Melhor Fotografia! E concorre a Melhor Filme Estrangeiro, claro!!!

Vale o tempo!!!

A seguir, minha resenha de 'A Favorita':
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/a-favorita-nao-e-meu-favorito-mas-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário