Clique no Play Verdinho
Para ouvir tudinho
O que está a seguir
_________________________________________
Olá, amigos do Submarino Angolano!!!Aqui é Homero Ventura, directo do Brasil
Estamoa a chegar ao fim da primeira sequência de
gravações para o álbum Help!
É 19 de fevereiro de 1965.
Imagine que você é um Beatle!
Você e seus três amigos mega-híper-ultra-mais que
super estão quase a terminar uma pequena maratona de 6 dias de sessões de
gravação para preencher quase um lado inteiro de um LP e aproveitar as canções
gravadas como trilha sonora de um filme.
Vocês já gravaram 5 canções daquela esplendoroso Lado
A
Início
de Ticket To Ride
Início
de Another Girl
Início
de I Need You
Início
de The Night Before
E também duas que foram para o Lado B.
Início
de You Like Me Too Much
Início
de Tell Me What You See
E ainda outra que que foi para o Lado B do single que
tinha Ticket To Ride no Lado A,
Início
de Yes It Is
Já estamos no penúltimo dia da maratona, 19 de fevereiro de
1965.
E única canção a ser enfrentada hoje é outra obra
magnífica de John Lennon
6. You´re
Going to Lose That Girl (Cupid Girl Song by John Lennon)
John aconselha: 'Se você
não tratá-la direito, meu amigo, você verá que ela se foi, porque eu vou tratá-la direito e você
ficará sozinho. Você vai perder aquela garota!"
John aconselha seu amigo a tratar bem a namorada senão ela vai embora.... só
que mais adiante ele revela que ELE seria a próxima opção dela, muy
amigo, de qualquer forma, ele está a avisa. E a confiança com que ele avisa dá
tudo a entender que vai conseguir.
You´re Going to Lose That Girl pode ser
definida por uma palavra: Harmonia Vocal! Os Beatles eram mestres no assunto e
dão aqui um show, desde o início, na introdução à Capella, de 4 compassos com o
conselho pimordial do muy amigo. Na gravação final, ouvimos um piano, que é de
Paul, mas que veio depois em overdubs. Na base, é o mesmo Paul em seu baixo,
que mantém o ritmo na fase Capella até a caixa de Ringo em 4 batidas rápidas,
que apresenta o 1º verso
A
introdução à Capella até o snare-drum
Os instrumentos usuais estão a cargo dos instrumentistas
regulares, há lugares em que dizem que George Martin toca um piano, mas é Paul
quem toca na gravação final
O piano de Paul
adicionado posteriormente, numa mesma pista da fita, com os bongôs tocados por Ringo
E que foram deixados bem alto na mixagem final, sendo um destaque da percussão.
O bongô de ringo
George volta a fazer um solo, rápido e marcante,
duas vezes, seguido do título quase refrão só que não
O
solo de George
Entretanto, o destaque absoluto da canção são os vocais: primeiro, o solo rouco de John, com falsete perfeito no verbo/ameaça “Lose”, mas também não ficam atrás as estupendas harmonias vocais, primeiro, com Paul e George no padrão pergunta/resposta, repetindo o título que abre a canção, cantado por John! Depois, no contracanto nos versos, com Paul e George no esquema pergunta/resposta ao canto de John, vejamos.
John
If
you don't take her out tonight
She's
gonna change her mind
Paul e George
She's
gonna change her mind
John
And
I will take her out tonight
And
I will treat her kind
Paul e George
I'm
gonna treat her kind
já entregando o jogo, de que o rival é ele mesmo!
O 2º verso é na mesma estrutura, com ameacas de que o
pobre vai ficar só.
If
you don't treat her right, my friend
You're
gonna find her gone
(You're
gonna find her gone)
Cause
I will treat her right, and then
You'll
be the lonely one
(You're
not the only one)
Só que aí vem a ameaça de novo, mas no final, John
estende, em falsete, por dois longos compassos, o verbo da ameaça, pra
introduzir a ponte, ficando o verso 2, ao final, então com 14 compassos!
You're
gonna lose that girl
(Yes,
yes, you're gonna lose that girl)
You're
gonna lose that girl
(Yes,
yes, you're gonna lose that girl)
You're
gonna LO-O-O-O-SE
(Yes,
yes, you're gonna lose that girl)
Aí vem a ponte, uma fantástica ponte, cumprindo um dos
papéis de toda ponte, normalmente a escolher entre dimimuir ou aumentar a
tensão que vem da melodia dos versos, mas aqui optando pela última opção, o
aumento da tensão, e, neste caso de forma sublime, porque, se por um lado, há
uma subida no tom da ponte em relação aos versos, na verdade, tom e
meio, de Mi para Sol, aumentando a dramaticidade do ‘conselho amigo’ , por
outro lado, esse muy amigo conselho vem ampliado por uma harmonia tripla
espetacular, com nada menos que 3 dos maiores … <harmonistas> da
história, John Lennon, Paul McCartney e George Harrison!!! Sinta bem como a
canção vem num clima, no final do verso e a coisa sobre dois degraus, para a
verdadeira ameaça que o AMIGO faz.
I'll
make a point
Of
taking her away from you,
depois só Paul e George em -
Watch
what you do-
(watch
what you do),
e John sozinho confirmando com um
–Yeah-
brilhante, e voltando os três em -
The way you treat her what else can I do?
no final da ponte, para depois descer aqueles mesmos dois graus (de volta ao Mi) para mais um verso, agora repetindo a letra do Verso 1!
Tudo isso tomou vida no 5º e penúltimo dia dedicado às canções do álbum antes de partirem para as filmagens, numa tarde de 19 de fevereiro de 1965. Após extensivos ensaios, ligaram o gravador de fita, todos em seus instrumentos básicos e com os cantores já a todo vapor e precisaram de um único take ao efeito de base. Ele se chamou de Take 3, porque se enganaram e chamaram de Take 2 o inicial, e este foi abortado no início. Então, completo, foi um take só! E depois vieram os overdubs já citados, além da dobra do vocal de John!
Magnífico, e tem que ser visto, Procure!!
Trecho de That Means A Lot com os Beatles
Devo registrar aqui que no dia seguinte, que seria o último antes de partirem para as filmagens de HELP!, os Beatles tentaram uma canção de Paul, chamada That Means A Lot, só que não hou-ve jei-to de acrtarem o arranjo e ela foi a-ban-do-nada!! Sim, mais uma que foi para a prateleira, FOREVER!!! Mais uma decepção para Paul, seu autor em poucos dias.
Ela foi
entregue a P.J.Probe lançar
Trecho de That Means A Lot com P.J.Probe
Houve no Brasil uma versão de You're Goint To Lose That Girl, do nosso valoroso Renato e Seus Blue Caps.
Meu Primeiro Amor, com Renato e Seus Blue Caps
Foi em 1966 e chamou-se Meu Primeiro Amor. Como já se vê pelo nome, não houve a preocupação em manter a fidelidade à letra original. Nas gravações, nota-se que modificam a ponte, o solo da guitarra está mais fraquinho, mas está valendo!!! Renato Barros e seu grupo foram muito importantes para a Jovem Guarda!!
Voltando a You´re Going to Lose That Girl.
Infelizmente aquela performance do filme é a ÚNICA 'ao vivo' da estonteante canção!! Quer dizer, ao vivo mesmo não é pois estão a dublar, a gravação original, mas ao menos os vemos a cantar… estão lá … vivos!!!!
Agora, sim, venha tentar roubar DESCARADAMENTE a garota de seu amigo,
junto com The Beatles
____________________________
Já fiz uma versão!
O OUÇA e LEIA está neste LINK
As letras comparadas estão abaixo
You're Going To Lose That Girl … Tu vais perder teu bem
Lennon/McCartney … Homerix
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … (Sim Sim Tu vais perder, eu sei)
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … (depois não diga que eu não avisei)
If you don't take her out tonight… Se não a levas a sair
She's gonna change her mind… Triste ela vai ficar
(She's gonna change her mind) … (Estás a bobear)
And I will take her out tonight… E eu vou chamá-a pra sair
And I will treat her kind… e a vou paparicar
(I'm gonna treat her kind) … (e ela vai gostar)
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … (Sim Sim Tu vais perder eu sei)
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … … (depois não diga que eu não avisei)
If you don't treat her right, my friend… se a não tratares muito bem
You're gonna find her gone… tu vais é ficar só
(You're gonna find her gone) … (com cara de bocó)
Cause I will treat her right, and then… pois gosto dela eu também
You'll be the lonely one… e eu não vou nem ter dó
(You're not the only one) … (o amor vai virar pó)
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … (Sim Sim Tu vais perder eu sei)
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … … (depois não diga que eu não avisei)
You're gonna LO-O-O-OSE… Tu vais perDE-E-E-ER…
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … (Sim Sim Tu vais perder teu bem)
I'll make a point ... vou te avisar
Of taking her away from you, ... vou tomar ela de você
(watch what you do) ... (você vai ver)
yeah, ... (siiim)
The way you treat her what else can I do?... pois tu mereces... é o que vou fazer!
SOLO
(You're gonna lose that girl) … Tu vais perder teu bem
(You're gonna lose that girl) … Tu vais perder teu bem
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … (Sim Sim Tu vais perder eu sei)
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … … (depois não diga que eu não avisei)
You're gonna LO-O-O-OSE… Tu vais perDE-E-E-ER…
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … (Sim Sim Tu vais perder teu bem)
I'll make a point ... vou te avisar
Of taking her away from you, ... vou tomar ela de você
(watch what you do) ... (você vai ver)
yeah, ... (siiim)
The way you treat her what else can I do?... pois tu mereces... é o que vou fazer!
If you don't take her out tonight… Se não a levas a sair
She's gonna change her mind… Triste ela vai ficar
(She's gonna change her mind) … (Estás a bobear)
And I will take her out tonight… E eu vou chamá-a pra sair
And I will treat her kind… e a vou paparicar
(I'm gonna treat her kind) … (e ela vai gostar)
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … (Sim Sim Tu vais perder eu sei)
You're gonna lose that girl… Tu vais perder teu bem
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … … (depois não diga que eu não avisei)
You're gonna LOOOSE THAAAL GIIRL… Tu vais perDEEEER TEEEU BEEEM…
(Yes, yes, you're gonna lose that girl) … (Sim Sim Tu vais perder teu bem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário