sábado, 29 de novembro de 2025

O dia em que a Madrinha conheceu o 1º LP dos Beatles


Este é o  4º programa mensal especial do Submarino Angolano, em que Virgínia Abreu de Paula nos conta sobre suas experiências com os Beatles. 

Ela tem hoje 77 anos e viveu Beatles na veia, 
e tem muita história pra contar!

Clique no play verdinho acima e se quiser leia o que acontece aqui abaixo 

Para ver o 1º episódio, clique aqui

Para ver o 2º episódio, clique aqui

Para ver o 3º episódio, clique aqui

______________________________


Caríssimos ouvintes, aqui é Virgínia de Montes Claros, norte de Minas, Brasil, trazendo o 4º episódio dos Beatles na minha vida The Beatles in My Life. 

CHUVA TORRENCIAL

Estou ainda em 1964, pouco depois de ter descoberto os Beatles, voltando da escola com a colega Leila. Cai chuva inesperada e com vento. Nós duas ficamos ali, segurando nossas saias que nem Marilyn Monroe, sem o sex appeal. Corremos para um abrigo embaixo de uma marquise, bem em frente a uma loja de eletrodomésticos e discos. A CEARENSE 

É quando Leila, olhos na vitrine da loja, pergunta:

L: O que etá escrito ali, Belarmina? 

Impossível não rir. 

V: Que Belarmina que nada, moça. É Beatlemania, é disco dos Beatles. Não conhece eles não??!! 

L: Não! E pelo ouvido agora você conhece? Nem me apresentou. Que absurdo! 

V: É mesmo falta grave, reconheço. Eles são adoráveis. 

A chuva fina. Corremos para a frente da vitrine e faço apresentação 

V: Ringo Starr, George Harrison, Paul McCartney, John Lennon.

Leila de boca aberta, olhando:

L: Você querendo todos só para você, hein? Esse aqui é o meu. Como é seu nome? 

V: George Harrison. 

L: É meu. Qual é o seu? 

V: Eu não tenho nenhum preferido. Gosto de todos. 

L: Sem essa! Escolhe logo o seu! George é meu. 

V: Nesse caso, escolho o Paul. 

É o que respondo. E assim fica sendo. Leila até batizou seu travesseiro com nome de George, só para poder dormir com George todas as noites. 

Entra programa de rádio inglês da época.... fãs reagem aos nomes

Está aí mais uma prova do que sempre falo. E duvidam... A música dos Beatles é, sim, maravilhosa, mas a origem da Beatlemania não vem da música. A gente se apaixonava antes de ouvi-la e as fãs iam ver seus shows, não para ouvi-la. Nada ouviam, tal era o volume da gritaria. Nem aqueles que dizem ser pela ostensiva divulgação, um marketing. Mas Leila não sabia do sucesso impressionante deles, nem ainda tinha ouvido falar sobre eles. Olhou suas fotos na capa e... apaixonou-se. 

Então, o que causou a Beatlemania? Quem definiu isso melhor foi exatamente um comentarista de música que deles não gostava. Silvio Teles Cardoso, do jornal O Globo, disse que...

... não durariam mais que 6 meses, que seriam logo esquecidos, como o bambolê. 
Mas também disse o seguinte: 
Os quatro rapazes possuem, é verdade... um não sei o quê. 
Uma alegria pura e juvenil, diferente de tudo que já ouvimos em matéria de música. 

Errou quanto à sua música, mas BINGO ... acertou em tudo o mais. 

O que causou a Beatlemania?

Um certo não sei o quê!!! 

Entra quele programa de rádio inglês da época.... fãs reagem aos nomes

 

Entra I Want To Hold Your Hand

Bom, o disco Beatlemania só chegou às minhas mãos no início de julho. Eu estava de namoro com vizinho e fiz algo fora da regra do namoro. 

Entrei na casa dele! 

Não sabia que não podia. Entrei! 

E lá achei o LP. Ora viva! Veio comigo, entro em casa balançando ele no ar, mostrando para todos. Logo vou para a sala, coloco o disco na radiola, sinto confortavelmente numa poltrona macia para ouvir relaxada a capa na mão. Ai, que lindo! Vozes totalmente naturais. Nem mesmo pareciam cantores profissionais, porque soavam diferente de todos os profissionais que tinha ouvido antes. E quando cantam juntos e 

Entra It Won't Be Long

Nossa! As vozes se misturando num arranjo delicioso demais. Mas podia jurar que nunca fizeram aula de canto, tal a naturalidade. Eram únicos. 

Segue It Won't Be Long

Entra Don't Bother Me

Começa outra música que me faz rebolar na poltrona pelo ritmo. Peraí, que que é isso? 

Because I know she allways be 

... levanto os braços para o ar, o rosto para cima. Acho que vou voar. Maravilha das maravilhas. Volto a me relaxar até a última que me tira da poltrona logo de estalo ao ouvir o 

one... two... three... four

Entra I Saw Her Standing There

E eu em pé, toda alegre. 

QUE MÚSICA ALEGRE, SANTO DEUS!

Sim, hora de checar o que vem escrito. 

Entra Please Mr. Postman

Vejo que nem todas são deles, sendo a do carteiro, Mr. Postman, e da moça com a capeta no coração as que mais gostei, das de outros compositores, 

Entra Devil In Her Heart

Verifico que quase todas são de autoria de John e Paul. E aquela mágica que quase me levitou é de George. 

Entra Don't Bother Me

Hoje ouço muitos dizendo que George não era tão bom assim no início, mas que foi se aprimorando com o tempo até chegar no mesmo nível que Lennon / McCartney. Para mim, era iluminado desde sempre. 

O disco ficou comigo todo mês de julho. Ouço quase todos os dias e até acho forma nova de apreciar ainda mais todas as faixas. Mas isso é matéria pro próximo episódio. Até a próxima.

Entra All I've Got To Do

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Aglutinador (5) Aniversário (44) Arte (13) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (884) Blog News (101) By Homerix (9) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (59) Ciência (9) Cinema (314) Comida (3) Comportamento (267) comu (1) Comunicação (193) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (18) Educação (27) Energia (46) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (32) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (15) homenagem (96) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (55) Justiça (35) Livro (274) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (2) Mensagem (18) Música (208) Obama (20) Ouça e Leia (32) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (96) Política (105) Propaganda (6) Rádio (43) Reflexão (1) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (99) Star Trek (18) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (117)

O dia em que a Madrinha conheceu o 1º LP dos Beatles

Este é o  4º programa mensal especial do Submarino  Angolano, em que Virgínia Abreu de Paula nos conta sobre suas experiências com os Beatle...