-

domingo, 21 de março de 2021

I´m So Tired, John reclamou para Yoko

Esta canção é a  canção do Lado B do 1° LP  do Álbum Branco

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 3 canções com sobre o estado físico de seus corpos

                                        as demais 2 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

10. I´m So Tired    (Body Self Song by John Lennon)

John reclama "Estou tão cansado, não preguei os olhos, tão cansado, minha mente está acesa, acho que vou levantar e tomar um drink' 

E em outra tentativa, ele acende um cigarro e pragueja com quem trouxe o fumo à Inglaterra, pobre Sir Walter Raleigh, estava lá quieto há séculos. Escrita na Índia, a insônia foi causada pelo intenso treinamento em Meditação Transcendental, e a lembrança de Yoko Ono, então apenas um caso dele, não o deixava dormir. É pra ela que ele diz "my mind is set on you, I wonder should I call you but I know what you would do!"  e também  "You know I'd give you everything I've got for a little peace of mind". Musicalmente, o destaque é para o vocal de John e seu murmúrio final, falado em reverso, que foi considerado mais uma peça da conspiração de que Paul estaria morto. Um perfeito relato da insônia, mesmo assim, num envólucro agradável, como só John poderia fazer! 
 
Estruturalmente, são três versos, todos com letras e estados mentais diferentes, entremeados e finalizados por dois refrões com letras iguais. Muito interessante é que o título da canção não aparece no refrão, mas sim nos versos, sempre começando suas duas primeiras linhas, cada um acrescendo um nível de tensão. No primeiro atesta-se a insônia do autor, sem pregar os olhos, com a mente desperta, e pensando na bebida como solução, daí as rimas, wink-blink-drink, seguidinhas, estrutura que se repetiria nos outros dois versos. No segundo, vem o desespero, ele não sabe o que fazer, e pensa em ligar pra ela, mas ele sabe o que ela faria, com as rimas do-you-do. Vem o refrão, com 7 frases, onde bate o desespero, pois são três semanas sem "stop my brain" e ele acha que "I'm going insane" (a única rima) e declara que daria tudo o que tem por "a little peace of mind". Pobre John! No Verso 3, a seguir, ele se sente "upset", procura a solução num "cigarrette", e pragueja contra o cara que trouxe aquela praga, chamando-o de "stupid git", um ofensa ("estúpido idiota") que, no sotaque de Liverpool, rima com as duas primeiras linhas. No refrão final, repete-se o clamor por um pouco paz na mente duas vezes. Um verso que foi abandonado dizia "When I hold you in my arms..." e completava a regra da rima tripla com frases terminando em "charmse "farm"  foi  abandonado, e era bem esquisito mesmo, sem graça, forçado, mas a primeira linha em questão foi usada em outra canção do álbum, Happiness is a Warm Gun.

 
I'm So Tired era uma das canções apresentadas aos demais Beatles no final de maio, e que tiveram uma demo gravada. Ela tinha mais versos, que não chegaram à versão final. Ali, foi John ao violão, seu vocal, e depois dobrado, e chocalho e pandeiro tocado por algum ou alguns deles. Ela ficou hibernando por quatro meses e veio à tona no sprint final, faltando uma semana para o fim das gravações e, até por isso, foi tudo resolvido em apenas uma sessão de gravação, naquele mesmo 8/9 de outubro em que gravaram TCS Bungallow Bill. Já com o recurso do gravador de 8 faixas, usaram as 4 primeiras para a base rítmica, que foi Beatles-Raiz, ou seja, John-Paul-George-Ringo tocando guitarra-baixo-guitarra-bateria, sendo o vocal de John já quase o definitivo, numa faixa, e as duas guitarras agrupadas em outra. John começa de leve, com aquela voz cansada, durante o Verso 1 e segue assim nas duas primeiras frases do Verso 2, para depois explodir uma oitava acima em  "I wonder should I cAAAll you, but I KNOW what you'd DOOO" com o final em falsete. Depois dos clamores do refrão, com o pedido forte de paz mental, ele volta a relaxar no terceiro verso, sem exaltações, para depois gritar novamente, e repetidas vezes! Depois vieram os overdubs, John dobrando seu vocal principal, Paul no backing vocal agudo nos refrões, George com mais guitarra ritmo e algumas umas partes de lead, Ringo com mais bateria, Paul num piano elétrico (que se ouve bem no final do derradeiro refrão). George e Paul chegaram a fazer um ooooh no primeiro verso, mas não foi aproveitado, bem como as parte de guitarra que preenchiam 'buracos' nos vocais. Destaque para os diversos Beatles Breaks, entre Verso 2 e Refrão1 e também, entre as repetições ao final do Refrão 2. A sessão terminou às 4 da manhã, bem apropriado para uma canção sobre insônia, mas paradoxalmente, com um vocal perfeito de John, no dia de seu aniversário de 28 anos, que certamente mereceu os parabéns, duplos, de todos! 
 
Ao vivo, claro, apenas The Analogues para nos salvar!  Aqui, neste LINK.

4 comentários:

  1. Muitas vezes cantei esta música porque me sentia exatamente assim. Não com insônia mas muito cansada. Não é uma musica que nos anima, muito pelo contrário. É negativa. Mas tem grande valor por falar exatamente o que ele sentia de forma primorosa.
    Quanto a ser para Yoko...sei não. Foi confirmado isso? Bem sei que ela já escrevia para ele dizendo coisas como " sinto-me leve como uma nuvem. Veja-me no céu." Yoko sempre foi interessante na poesia.

    Mas tem aquela história de quando estavam em Nova York lançando a Apple e Paul saiu uma noite com Linda. John teria ficado aborrecido com isso, teria pedido ajuda não sei de quam para conseguir uma moça com que sair porque Paul tinha saído. E esse alguém, não sei quem, teria sugerido Yoko que estava em Nova York. Isso indica que ele nem estava pensando nela. Saiu com ela porque outra pessoa deu a sugestão. Mas pode ser talvez porque não sabia que ela estava em Nova York. E essa historia pode ser inventada. Muitas histórias da vida íntima deles são inventadas.
    O que fiquei sabendo que, naquele tempo, ele apenas a achava divertida e gostava de conversar com ela por ser inteligente. Soube que ele teria dito que não sabia que mulheres poderiam ser tão inteligentes quanto os homens. Nossa, que machismo! Mas é verdade que escreveu uma música sobre uma "menina" que teria ficado em Londres. Pode ser Yoko sim.

    Mas existe essa conversa de que ele só teria se sentido apaixonado depois da India após tomar heroína. Provavelmente coisa inventada.

    Está fazendo mais sentido a história que você narrou aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que cada biógrafo dos Beatles da sua própria versão dos acontecimentos... E tem pessoas q levam como uma verdade

      Excluir
  2. Essa postagem fala de muita coisa nova para mim. Deu vontade estudar essas passagens, talvez pela forma tão envolvente como você coloca os fatos. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. John Lennon é um dos maiores vocalistas do rock-pop. Canta MUITO, inigualável. Essa canção, melodia, letra, arranjo oscila entre blues e pegada pesada... Maravilha.
    Análise completa e atraente.

    ResponderExcluir