-

sábado, 21 de março de 2020

The Beatles Animals

Quando eu achava que tinha acabado minha imersão nas letras dos Beatles, no modus Cultura Inútil, apareceu mais uma missão.

Explico. Num grupo internacional do Facebook, houve uma incitação a listar nomes de mulheres nas letras, que por minha conta passou aos homens, depois autores e por fim a certas coisas.

É claro que sempre vou a fundo, e quatro posts foram criados, com descobertas interessantes


Terminar esse projeto com um número redondo seria interessante, né!

E apareceu a idéia, de um outro fã, quando, ao comentar minha última publicação com a lista das coisas, o colega de paixão Flávio Medeiros perguntou: "por que não animais?", e sugeriu "Piggies, Blackbird", e eu "Sim, boa idéia!  Cows, Dog!" e ele veio com mais um e eu com mais outro, e a lista foi crescendo quando chegamos a quase 20 ocorrências, vimos que já tinha materialidade para uma lista.... aí fui pesquisar mais .... e cheguei a 30, e sem repetição, tudo animal diferente!!! Só então, propus ao grupo do Facebook, onde apareceram mais duas, que eu nem tinha noção de que eram animais! 

Isso já havia acontecido na minha escarafunchada final. Duvido que as pessoas com conhecimento mediano de inglês, por exemplo, que dove, hog, jay, pilchard são animais! Eu não sabia!! As duas primeiras eu desconfiei, e fui procurar o significado e as duas últimas vieram, como disse, do grupo.


Dove é pombo (além de pigeon)
Hog é porco (além de pig)
Jay é gaio (um pássaro),
Pilchard é sardinha

Percebi também que há os amimais campeões.

Bird aparece em 6 canções exatamente assim, além de um Canary e um Jay

Dog aparece em 4 canções exatamente assim, além de um Cocker Spaniel

Nem sempre eles aparecem exatamente como animais que são. Raccoon, por exemplo, é um apelido do personagem Rocky, e Pony está no significado de 'shot', um copo para aquele drink pequeno que se toma numa talagada só!! Mesmo assim, estão na lista! Blackbird, na verdade, é usada no sentido figurado, era uma mensagem de Paul às garotas (birds, na gíria) negras, incentivando que 'voassem', era 1968, época de Martin Luther King e de valorização da raça, no outro lado do Atlântico.


Bem, chega de papo.

Começo pela lista das ocorrências em ordem cronológica!!
Depois, a tabela das canções, seus atores e ano de lançamento.

A. LISTA












B. TABELA





Um comentário:

  1. Homerix, feliz em ter contribuído. É divertido. Abraços virtuais, Flávio Medeiros

    ResponderExcluir