-

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Homerix no Clube dos 500

Foi hoje!
Blog do Homerix tem 500.000 acessos!


O amigo que primeiro me mostrou o número redondo (sim, porque poderiam aparecer outros...) foi Filipe Honda, amigo desde a época da faculdade, mas que é muito quieto, quase não aparece para comentar, então fiquei ainda mais satisfeito de ser ele, porque mostra que as pessoas lêem, mesmo que não comentem. Ele transpareceu muita alegria ao publicar lá no Facebook, a imagem do contador, ao lado e o texto abaixo.
Parabéns Homero Ventura!!! 
Meio milhão!!! 
Não é para qualquer um!!!!

Sim, não é mesmo, mas veja, Filipe e demais amigos, como tem sido a duras penas...



Tivesse sido mantida a média até os 200 mil, lá de agosto de 2013, os 500 mil teriam sido alcançados lé em agosto de 2017.... e hoje, o blog teria quase 700 mil acessos..



Onde foram parar esses 200 mil acessos não acessados?

Decerto no desânimo que se abateu sobre o blogueiro a partir de 2013, muito porque diminuí muito meu ritmo de publicação, que chegou a ser de 4 posts cada 5 dias, e também porque reduzi o número de publicações sobre Política. Não dava, né? Ficar gerando discordâncias, de um e de outro lado, preferi diminuir e mais recentemente, parar de vez com o tema.... Outro motivo para a queda nos acessos também, claro, foi porque publicar no Facebook é bem mais prático, e eu tenho usado a rede diariamente.

Mas enfim é hora de celebrar! Esses 500 mil acessos foram obtidos por click em mais de 1.800 posts, mas nem todos eles foram criados nesses 9 anos de blog que serão completados no próximo dia 22. Cerca de 400 deles foram alimentados retroativamente. Eram textos que mandava aos amigos, e que fui guardando em Word.

A um mês de chegar a esta marca, comecei a me dedicar a montar posts Aglutinadores de Posts, e me deu muito prazer fazê-lo!

Começou com a listagem dos Posts Mais Acessados (link) onde listei aqueles que tiveram mais de 2000 acessos, ai que saudade dessa época. O campeoníssimo os Versos de Uma Carreira, em contei a história de meus 35 anos na Petrobras.

Depois, veio a listagem dos Posts Mais Comentados (link) com o mesmo campeão, mas onde destaco A História de um Sorriso, o post que eu mais gostei de fazer, afinal conta a parte mais importante de minha história, e também, Mais um 4 de Janeiro, em que faço a contagem regressiva ao contrário, de minha vida... e que está para ser atualizado no próximo dia 4 de janeiro, lógico!!!

Em seguida, As Viagens de Homerix (link), aglutinando todos os meus papos sobre as viagens que fiz pela Petrobras, mas claro, contando sobre particularidades dos locais! Lá estão 76 posts, alguns deles na categoria dos mais admirados pelos amigos!!

Eu já tinha posts aglutinadores dos meus carro-chefes ...
Beatles (link), com 51 posts, (na verdade são 140 posts do assunto)James Bond (link), com 10 postsJornada nas Estrelas (link), com 9 postsSantos Futebol CLube, com 27 posts

... e ainda, A Saga de Dona Mira (com 8) e Retrospectivas (com 9), e então me veio na cabeça a vontade de organizar os filmes e livros que resenhei. Então, vieram Os Filmes do Homerix, com 176 resenhas e Os Livros do Homerix, com 58 resenhas.

Ufa!!

Pra finalizar, apresento o Mapa 500 Mil do Homerix, que costumava pintar de verde os países fonte de acessos. Agora só pinta os dois primeiros, uma pena. Neste ao lado, a contagem geral, desde o princípio dos tempos. Os 10 primeiros países somam 93% dos 500 mil acessos. Há um tempo, quando estava na ativa, tinha sempre acessos dos países em que a Petrobras estava, incluindo quase todos da América Latina, e Portugal na Europa, e também Nigéria, Angola, Tanzânia e Líbia na África, além do Japão, afinal o sol nunca se punha no império Petrobras. A lista dos acessos no mês tem praticamente a mesma lista, aparecendo apenas um Região Desconhecida, que notei pela primeira vez (será Atlântida?). Na lista da última semana, apareceram Cabo Verde e Uruguai, mas esta eu sei, porque tenha lá o meu maior fã, já Cabo Verde, não tenho a menor idéia. Na lista de acessos do último dia, apareceu um solitário da Jordânia e na da última hora, um outro da Bélgica. E acreditem, ao longo de minha história blogueira tive acesso de países tão estranhos como Indonésia, Birmânia, Vietnam, Ilhas Maurício, Burkina Faso, Qatar, Iraque, e até dos pobres irmãos da Síria. Eu posso atribuir essa variedade ao fato de brasileiro estar espalhado pelo mundo, mas decerto que uma parte dos meus acessos não se trata de acessos de pessoas, mas de algum algoritmo doido por aí, afinal por que Ucrânia tem tantos leitores meus?! Mas o único meio que eu tenho de acompanhar é aquele meu contador de acessos e este mapa de onde vêm! Todos os blogs estão sujeitos a isso...

Voltando ao número de acessos, inspirador desta celebração, fiz um exercício gráfico de extrapolação para o Milhão...




Será que aos 76 ainda estarei animado 
para essa perseguição ao Milhão?

2 comentários:

  1. Homerix,

    Salve o Blog do Homerix! Congratulações pelos 500 mil. Agora vamos rumo ao milhão.

    ResponderExcluir