-

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Oscar 2019 - Os que vi em 2018


Minha temporada Oscar 2019 começou com um post falando sobre o Oscar 2019, a cerimônia que se espera!
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/oscar-2019-abrindo-os-trabalhos.html

Bem, até o momento, vi 5 dos 8 indicados a Melhor Filme, 4 dos 5 a Melhor Ator, 2 dos 5 a Melhor Diretor e apenas 1 das 5 a Melhor Atriz, tô atrasadoooo!!!

Lá atrás, ainda em 2018, já assisti a 'Nasce Uma Estrela' e adorei. Lady Gaga dá um show, concorre a Melhor Atriz, mas não deve levar, pois perdeu o Globo de Ouro na categoria Drama para Glen Close, que deve levar, também por ser sua sétima indicação. Apesar de não conhecer os demais candidatos nas categorias musicais, Lady deve levar como autora da Melhor Canção. O filme é um bom drama e uma sucessão de ótimas músicas, muitas delas compostas por ela e algumas, pelo seu companheiro Bradley Cooper, que também concorre a Melhor Diretor mas deverá se contentar com a indicação. Gaga deve estar feliz também por levar para o cinema um pouco da sua história, de adolescente bullynada que vira a página. Na vida real, ela se disfarçou numa persona toda maquiada, vivendo personagens a cada aparição. No filme, também fazia um pouco disso, mas acabou sendo descoberta como ela era mesmo, pelo astro do rock. O desfecho é exagerado mas propicia o momento mágico da canção final, um verdadeiro hit emocional!!

Vi também, claro, 'Bohemian Rhapsody', não perderia jamais uma homenagem a Freddie Mercury que, aliás, está muito bem retratado por Rami Malek, que também não deve levar o Oscar de Melhor Ator porque Christian Bale está simplesmente perfeito como Dick Chenney (falarei em outro post)! A seu favor está o prêmio que levou dos próprios colegas no Oscar dos Atores, o SAG Awards, mas acho que seria injusto com Bale! O filme do Queen é emocionante para nós, fãs, e revelador para os jovens, fez  sucesso mundial, e os fãs menos xiitas perdoam as pequenas licenças poéticas, incluindo eu, aqui, que percebi, por exemplo que Freddie já usava cabelo curto no Maracanã ao contrário do mostrado no filme (perdoei porque ele cantou 'Love Of My Life', no Morumbi, quatro anos antes, com o visual do filme), e também achei estranha a cronologia da AIDS, que só foi revelada ao grupo em 1987, mas no filme teria sido na 'reunion' para Live Aids, dois anos antes, 'reunion' que aliás acontecera antes do Rock in Rio daquele ano, e não depois, como no filme. Foi ótima a abordagem do tema gay, que foi escolhida pela esposa de Freddie (sim, ele foi casado) Mary Austin, se fosse pela ótica do Sasha Baron Cohen, o primeiro ator escolhido, seria muito mais esporrante e promíscuo. 

O terceiro que vi ano passado, e que apostava que seria candidato foi 'Infiltrado na Klan', mais uma preciosidade de Spike Lee, tantas vezes esquecido pela Academia até receber um Oscar especial pela carreira. Quem diria que voltaria com toda a força!? O filme é surpreendente a todo momento porque, principalmente, conta uma história real e incrível. Impossível acreditar que um negro (filho de Denzell Washington) fosse infiltrado na Ku Klux Klan, mesmo que disfarçado por um brancão judeu (sucessos do Darth Vader). Os personagens são reais e o clima é tenso, como não poderia deixar de ser qualquer menção àquela coisa escrota triplo K, os caras desbaratam um ato terrorista, depois mesclam-se cenas reais terríveis da época, e Lee faz uma ligação genial com os tempos de Donald, not the Duck! Genial, mas não leva o Oscar!

No próximo post, falo sobre 'Green Book' e 'Vice'
https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/oscar-2019-feel-good-movie-e-feel-bad.html


A seguir, minha resenha de 'A Favorita':

https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/02/a-favorita-nao-e-meu-favorito-mas-e.html

Um comentário:

  1. “Infiltrado na Klan” é realmente um filme fantástico. É uma verdadeira lição de inteligência e estratégia aos racistas americanos daquela época. Recomendo

    ResponderExcluir