-

sábado, 28 de novembro de 2015

U53 é a pedida para Senado

Se gostar de tudo o que ler neste post
considere tornar-se seguidor do blog
botando seu email aqui ao lado >>>
A gente pode sempre se ver por aqui!!!
___________________________________

Calma, não estou recomendando que joguem bomba no Senado! Acho que a partir de agora, as instituições vão funcionar e fazer com que tenham o que merecem!!
 
U53 foi realmente um submarino alemão da 2ª Guerra que afundou muitos navios aliados, mas ele também não teria esse alcance todo.... afinal, Brasília foi criada no centro do continente, justamente para ficar bem longe do alcance desse tipo de ataque...
 
U53 agora me remete a uma lembrança bem saborosa.
E o Senado a que aqui me refiro não é aquele de Brasília!
O U53 que falo é o nome de um restaurante na Rua Ubaldino do Amaral, nº 53, aqui no Centro, região da Rua do Senado.
Fui lá há 10 dias com um grupo de convivas, tudo aprovadíssimo por todos.
Fui lá de novo lá na segunda-feira passada. Com outras pessoas. Aprovadíssimo por  todos.
Pra começar, uma entradinha cortesia, uma sopinha no copo, noutro dia foi uma torradinha com pasta, todo dia diferente da anterior, acompanhados por um copinho com águas aromáticas, hoje melancia, laranja e gengibre.
By Homerix
No cardápio, tem sempre saladas a 25 reais (se acompanhadas de omelete ou quiche saem a 29), um Prato do Dia (na segunda era um prato vegetariano, contra os abusos do fim de semana, noutro dia, foi uma costela de tambaqui, todo dia decidem o prato do dia seguinte), e tem pratos fixos, risotos a 37 reais (pupunha e carneiro) e gnocchi ao funghi a 29 reais (com tiras de filé), e bife ancho a 42 reais (com espaguete de pupunha) se quiser, ou uma grade de grelhados, com dois cortes de carne, dois de frango, um suíno e salmão, com dois acompanhamentos e um molho (de 27 a 38 reais). Sou meio conservador e repeti, Chorizo/Arroz de Cereais/Fritas/Chimichurri.... ah! As carnes são Red Angus. Pra acompanhar tem chopp da Antuérpia, pra quem se amarra nessa moda artesanal  (eu não faço questão!), além dos drinks tradicionais. Eu fui sempre na Tônica, com limão, que vem espremido generosamente num copinho!
Ao final,  conversamos com a proprietária, para elogiar, e ela nos contou alguns detalhes, como por exemplo, o uso de forno combinado (são duas unidades), onde o cozimento é feito só com ar seco (ou vapor, dependendo da comida) passando a 200ºC em alta velocidade, deixando ao final uma crostinha. Não usam gordura hidrogenada, molhos são feitos na casa (molho barbecue é feito com fumaça líquida importada, molho madeira  é feito com vinho madeira mesmo), o azeite da cozinha é o mesmo do salão, margarina não entra ali, e a pupunha é fresca e certificada, vem padronizada de Petrópolis e de uma região do Espírito Santo (longe do Rio Doce....).
By Homerix
Afora tudo isso, que implica qualidade no paladar, tem a envoltória sustentável, como me detalhou o sócio: placas solares aquecem 2.000 litros de água, água de chuva é recolhida para as descargas e lavagens, embalagens de madeira (e suas potenciais baratinhas...) não entram na casa, a desinsetização é feita de 15 em 15 dias (bem mais amiúde que a regulamentação semestral), a COMLURB não entra, pois tem uma empresa de lixo orgânico particular que vem todo dia recolher.
Ao final, praticamente marquei uma volta lá na 5ª feira, quando estrearia no cardápio o Filé de Pirarucu com pupunha, assados na manteiga e ervas, no vapor do forno!!! Desde que a Renata voltou da Região Norte, dizendo que havia comido o melhor peixe da vida dela, andava com vontade de conhecer o tal pirarucu...
E finalmente fui lá na quinta-feira, com um terceiro grupo. Aprovadíssimo por todos!

A expectativa se confirmou! A entrada, como disse, sempre uma novidade, hoje foi um pouco de tahine com pão árabe. A aguinha repetiu o aroma...
 
By Fernando Ramos
E o prato!!! Minha filha tinha razão!!! O pirarucu é um espécime ímpar de peixe, a carne mais consistente e muuuito saborosa. O molho era de alcaparras e a pupunha, maciíssima, pena que acabou logo!!! Quero mais!!!

Ah, sim, e fomos até de sobremesa, todos nós, todos adoramos todas...
By Homerix
 
Contou-me a Chef Executiva que agora a casa vai abrir de quarta a sábado à noite, com música ao vivo, petiscos tradicionais e também exclusivos, como por exemplo, iscas de pirarucu e costela de tambaqui com geléia de cupuaçu... acho que esse pessoal tem parceria com a Amazônia...

Essa parte eu não vou aproveitar muito, mas no almoço, com certeza volto ... muitas vezes!!

Recomendo!!
 
Homero Gourmet De Vez em Quando Ventura
 

3 comentários:

  1. Show! Adorei! Vou tentar descobrir o dia da Costela de Tambaqui, que eu adoro!
    Juliana (Petrobras)

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer o preço. :)

    ResponderExcluir
  3. Deu água na boca!
    Marisa.

    ResponderExcluir