-

terça-feira, 14 de maio de 2013

As surpresas de Paul


Gente, Paul McCartney esteve mais uma vez no Brasil!!!

Desde 2010 é todo ano! Ele nos adora!!

Desta vez, não fui a nenhum dos shows... eles foram em BH, Goiânia e Fortaleza.

Mas claro que meu amigo Renato, o meu Guru sobre Beatles, não perdeu! Ele jamais perderia! Ele foi aos dois primeiros.

Paul McCartney brindou o Brasil com um PRESENTE jamais visto! Foi aqui que ele ESTREOU sua nova turnê mundial, chamada 'Out There'! E foi em Belo Horizonte que O MUNDO ficou sabendo quais as surpresas que ele iria apresentar!!

E que surpresas!!! Fizeram meu amigo chorar!!! E muitos outros dos 50 mil que esgotaram os ingressos em poucas horas e estavam lá para ouvir!!! E eu também, apesar de não ter ido, chorei apenas à mençao que elas foram tocadas!!

Na abertura, logo de cara, e logo na introdução, muitos perceberam: nada menos que 'Eight Days a Week', uma canção que NUNCA fora tocada ao vivo pelos Beatles mesmo sendo da época em que eles tocavam ao vivo. A historinha por trás da canção:
Paul McCartney usualmente dirigia o próprio carro para a casa de John, mas de vez em quando usava  um chofer. Numa delas, naquele papo de táxi, perguntou: "How've you been?" e o chofer respondeu  "Oh working hard, working eight days a week". Bingo, estava aí a inspiração!! Ao chegar, disse: "John, 'mbora compor!"
E depois, não sei em que ordem vieram, mas deve ter sido inesquecível ouvir outras 4 pérolas, nunca antes tocadas ao vivo, mas estas já produzidas depois que eles desistiram de tocar ao vivo.

1. Por exemplo, 'Lovely Rita' de 'Sgt PEpper's', onde Paul contando uma cantada em Rita, uma meter maid, aquelas moças uniformizadas que multavam os carros que passam do tempo naquelas vagas nas maravilhosas ruas londrinas. 

2. E veio, super fofa, uma que poucos conhecem, Beatles na veia, 'All Together Now' uma canção para crianças que veio ao mundo no final do filme 'Yellow Submarine', quando os 4 Beatles, felizes pela qualidade do desenho, resolveram fazer uma aparição fazendo micagens com elementos do filme e cantando o refrão todos juntos, lindo momento!! Ai que vontade de estar lá!! 
 
3. E veio, mais que fofa, 'Your Mother Should Know',  com direito a imagens fofìssimas do filme 'Magical Mistery Tour’, com outakes da cena mais lembrada do filme, com os quatro em trajes de gala, casacas brancas, descendo a escadaria ritmadamente com a canção.

4. E veio, surpresa das surpresas, com direito a anúncio de que 'Nunca Antes Neste Planeta' aquela canção seria tocada!!! Numa homenagem a John Lennon, a banda canta 'Being For The Benefit of Mr. Kite' obra-prima de Sgt Peppers, uma das mais complexas gravações dos Beatles: o grande mestre se inspirou em um cartaz de circo de um século antes que ele achou num antiquário (aqui ao lado), praticamente transcrevendo os dizeres para a letra. George Martin, o maestro, rebolou para atender às exigências do narigudo compositor, como por exemplo um órgão que soasse exatamente como os que se ouvia na época do cartaz. E ele entrou no clima de inovação e catarse, e mandou o engenheiro de som Geoff Emmerich (aquele cara que eu desejaria ser se pudesse voltar no tempo) cortar com tesouras um trecho de alguns metros de fita gravada com a própria canção, em pedacinhos. E atendendo às orientações do 5º Beatle, juntou tudo nas mãos em concha, mandou todos se afastarem e jogou tudo pro alto! E quando tudo descansou no chão, Martin disse: "agora junta tudo de novo, na ordem em que ficar e bota no disco!" Entendeu, né? Colar tudo de novo! Pode-se ouvir no disco o resultado do mais aleatório mix possível para a época analógica!! Hoje, na época digital, aperta-se o botão 'Random'...


Decerto que tudo isso, as canções e essas memórias, fizeram-me arrepender profundamente de não ter assistido a nenhum dos 3 shows... Ah, sim, ele brindou o público brasileiro com 'Another Day', pra mim a segunda melhor canção de sua carreira solo, só perdendo para 'Live and Let Die' que, aliás, tocou com ainda mais pirotecnia, segundo Renato.

E ainda  Renato me contou o que aconteceu em Goiânia, uma noite que certamente Paul McCartney jamais esquecerá, mas isto é motivo para outro post, que este já se faz por demais grande!!!

O que é que eu fiquei fazendo aqui....


3 comentários:

  1. Homero. Em primeiro lugar, obrigado por me citar no seu texto. Valeu mesmo.

    Queria apenas deixar registrado, que entra ano e sai ano, e o que a gente vê nos shows do Paul aqui no Brasil, são a emoção e a empolgação do público (estádios sempre lotados) e também o carinho que o Paul tem com o fã brasileiro.

    Eu, que desde 1990 venho assistindo aos shows que o Paul vem fazendo no Brasil, confesso que ainda fico impressionado com a reação do público, que vem desde as longas filas de espera ainda do lado de fora dos estádios (uma espécie de ansiedade e agonia na expectativa que o horário dos shows chegue logo), até o final dos espetáculos (uma espécie de êxtase e de incredulidade com o que um artista de 70 anos, multimilionário, em quase 3 horas, consegue transmitir).

    Só quem já assistiu a um show do Paul tem a noção exata do que este megaartista é capaz de fazer.
    .

    ResponderExcluir
  2. O novo Blog ficou ótimo Homero, parabéns. Até a newsletter ficou mais clara e objetivo, amei! Bijus!

    ResponderExcluir
  3. Homero,

    Antes tarde do que nunca....

    Demorei para comentar, pois não me achava digno de comentar, por não ter ido aos shows.

    Mas posso dizer o seguinte:

    O Paul foi muito, ou melhor, super feliz na escolha do seu repertório, como há muito não fazia!

    Inclusões e/ou permanências foram super bem vistas por mim.

    Seguem apenas alguns exemplos: Another Day, Junior´s Farm, Hi, Hi, Hi, 8 Days a Week, All Together Now, Mr. Kite, Lovely Rita, Your Mother Should Know.

    Em suma, ele foi feliz nas escolha do repertório.

    Agora só falta ele resgatar algumas. Já pensaram em Hey Bulldog? Ou No More Lonely Nights? ou até mesmo Pipes of Peace? Quem sabe?....

    Abraços, Haddad

    ResponderExcluir