-

domingo, 17 de março de 2013

Tenho que aprender italiano....



Ontem, compartihei no Facebook a fota ao lado, que listava o muito que fez o Papa Francisco nas primeiras poucas 24 horas de pontificado. 


Eu acrescentei na minha publicação o que ele fez nas segundas 24 horas, e que também não foi pouco:enquadrou o cardeal americano protetor de pedófilos. Tocou-me, acima de tudo, a história que contou, do enclave, sobre a inspiração que teve para o nome que escolheu como seu, pelo qual será lembrado para sempre. Um cardeal brasileiro, ainda em plena votação mas já com a escolha feita, teria lembrado a ele da dedicação aos pobres. E me emocionei ao vê-lo contar, martelando a cabeça com os dedos, e dizendo: Povere Povere povere....

Hoje, a caminho do supermercado, liguei o rádio, estava na Band News, e ao invés das notícias da manhã dominical, vem a voz dele, o Papa, (em italiano, traduzido simultaneamente por um padre brasileiro)  em sua primeira Missa do Ângelo, seja lá o que ela significa, citando um livro que ele leu, de um cardeal ganês, que o impressionou muito, e que ressaltava a necessidade da misericórdia na condução da vida das pessoas... E contou uma história de seus tempos em Buenos Aires, levando à sua mensagem final, sobre o perdão.

Conclusão: tenho que aprender a falar italiano.

Se ele conseguir passar do discurso à prática, teremos uma revolução no mundo.... Se não o eliminarem antes...

5 comentários:

  1. Na verdade, nós que o ouvimos é que temos que colocar em prática o discurso dele. Se seu discurso for seguido, essa revolução virá! Bjs. Beth

    ResponderExcluir
  2. Só discordo dele ter dispensado a escolta. Qualquer um na posição dele não tem o direito de escolher se quer ou não escolta.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus abençoe o Papa Francisco!

    ResponderExcluir
  5. Desde a renuncia do Papa Bento XVI até a escolha do Papa Francisco, muitas coisas foram ditas e escritas, inclusive muitas piadas e bobagens, algumas das quais reproduzo abaixo.

    Mauricio de Souza, criador da Turma da Monica, conseguiu homenagear com um só personagem os 2 papas de 2013: o que chega (Francisco) e o que sai (Bento XVI).
    Bela coincidencia!

    P.S. Antes que alguém queira me excomungar, quero deixar claro que isto é uma homenagem ao Maurício de Souza, que fez do Chico Bento um personagem doce e de bom coração.

    E, obviamente, tem as coincidências do novo papa com o Zagallo:
    Um é Mario Jorge, o outro, Jorge Mario.
    Um é Lobo, o outro, cordeiro (de Deus).
    Um usa o número 13 como amuleto. O outro, foi eleito num dia 13/03/2013.
    Papa Francisco tem 13 letras. Papa argentino também. Como diria o Zagallo, essa vamos ter que engolir...
    Mas não tem problema. Zagallo, que sempre exaltou a "amarelinha" vai ficar satisfeito com o quase xará vestindo a quase amarelinha. Afinal as cores do Vaticano são o amarelo e o branco.

    Dito isso, só desejo que esse pontificado tenha êxito não só do ponto de vista da Igraja Católica mas, principalmente, em tornar o mundo um lugar melhor de se viver. Não pela religião, que nem todos seguem, mas pelas mensagens que possam tocar o coração de todos, cristãos ou não ou mesmo agnósticos e ateus.

    ResponderExcluir