Há duas semanas, contei da queda de Dona Mira, agradeci ao alto que ela não teve que operar nada, nem engessar nada, requeria um tempinho no hospital e voltaria para o repouso em casa, para o qual pedia que torcessem para uma rápida recuperação.´
Nesse meio tempo, entretanto, souberam, ela teve complicações, com o coração fraco e pulmão encharcado (congestão e edema), e teve que ir para o CTI. Lá, teve problemas de coagulação (discrasia sangüínea) e ganhou hematomas enormes no braço, sendo que no esquerdo evoluiu para uma ferida assustadora. Estabilizadas as condições que a levaram ao CTI, graças ao acompanhamento constante de um excelente médico assistente, Dr. Michael Julio, que contratamos ainda no tratamento intensivo, e que foi fundamental para salvar Dona Mira, retornou ao quarto na terça-feira, ainda sob sua intensa e constante supervisão e aconselhamento. Começou também o tratamento da ferida do braço, graças à nossa amiga e dermatologista, Dra. Denise Sarmento, que esteve conosco todos os dias. Na sexta-feira, o médico considerou que ela estava pronta para voltar à nossa casa, aonde aliás, haveria menor risco de infecção da chaga do braço.
Que bom!! Começou então o motivo para a segunda oração: a recuperação para que ela retorne a seu estado anterior à queda! Ela sofre com as dores no quadril, não encontra posição na cama, tem ânsias, aflições, enjôos, requerendo monitoramento e companhia constante. Felizmente contratamos, ainda no hospital, uma técnica em enfermagem, com 20 anos de experiência em CTIs e em casas particulares, aonde, por exemplo tratou dos sogros do meu amigo Amaury, que a indicou. Aliás, agradeço a todos os que indicaram nomes para o efeito.
Serão turnos de 24 horas (às vezes dobrados, como hoje) em que ela se revezará com duas colegas, que esperamos, sejam tão boas e pacientes como ela, que além trocar fraldas, dar banho (sempre com a ajuda e supervisão de Neusa, que mesmo com a ajuda, não pára um minuto, está esgotada), vira ela de lado faz massagens, e do outro, e faz exercício com as pernas e braços, e entende inclusive de tratamento de feridas, ajudando Neusa quando a Dra. Denise não puder vir fazer o curativo. E tem que ter muita paciência. Dona Mira está muito impaciente, solicitante: quando não está dormindo (o que acontece muito pouco) está sempre perguntando ('e o que eu faço?','E agora, como eu fico?'), e pedindo que a mudem de posição, subam cama, desçam cama ... se me perdoem a brincadeira, lembrou-me a música de Cláudia Leitte (pra baixo, pra baixo ... pra cima, pra cima ...). E é muito engraçado quando Dona Mira pede: "dá uma pedalada ali", numa menção à manivela que aciona os movimentos da cama. Ela mescla momentos de lucidez com desorientação.
Ontem, tentamos colocá-la, no muque, eu no tórax e a enfermeira nas pernas, na cadeira de rodas, mas ela não agüenta mais que 10 minutos, acho que ainda é cedo para o quadril. Foram só duas vezes mas minha coluna já se lembrou da época do Carlinhos, meu querido cunhado, ainda que ela seja um pouco mais leve que ele. Pensamos em usar o nosso antigo companheiro 'patient lifter' do qual falei a vocês quando contei a história deles, mas Neusa acha que aquela cesta (que se coloca debaixo do paciente para que o pneumático a levante) pode machucar a pele fina de Dona Mira. Quem sabe, ainda pensemos uma solução!
Uma boa notícia? No braço, após 6 dias de tratamento de Denise, a ferida já está beeeem melhor!!!
Com tudo isso, resolvi tirar uma semana de férias até que as coisas se estabilizem por aqui.
Peço então que ativem, os que acreditam, a 2ª Oração, aos que não acreditam, aquele 2º momento de pensamentos positivos, para que Dona Mira se recupere o mais rápido possível, e possa retornar à rotina o quanto antes!!!
Peço então que ativem, os que acreditam, a 2ª Oração, aos que não acreditam, aquele 2º momento de pensamentos positivos, para que Dona Mira se recupere o mais rápido possível, e possa retornar à rotina o quanto antes!!!
Obrigado a todos!!
Oração = "orar" mais "ação", palavra composta que mostra que cada um deve fazer a sua parte (orando e participando ativamente)e vocês da família, amigos e conhecidos, são partícipes deste momento de dedicação e amor.
ResponderExcluirAntonio Alvarez
Continuamos na torcida...
ResponderExcluirHomerix,
ResponderExcluirSeguimos com as orações o pensamento muito positivo.
Homero:
ResponderExcluirEstamos na oração e, também, na torcida para que a Tia Zulmira se recupere logo. Quero vê-la contente, saudável e alegre no aniversário de 90 anos, em abril, se Deus quiser.
Beijos em todos, especialmente, na Neusa.
Ana Clark
Homero
ResponderExcluirVai dar tudo certo. A família toda merece pela dedicação que estão tendo. Família nota 10.
Homero, somente o tempo para recuperação total da dona Mira. A paciência ter que ser dela e dos que cuidam dela. Paciência, tempo, cuidado e oração. Meu pai andou muito mal, teve um princípio de avc, foi socorrido imediatamente e isso evitou que perdesse os movimentos, graças a Deus.
ResponderExcluirForça para toda a família.
Abraços,
Terezinha
Muito bem!!!!
ResponderExcluirDona Mira provou sua fortaleza!!
Claro que tds unidos na oração,
ajuda em muito a recuperação..
afinal a união faz a força!!
e força é o que não falta nessa vovó fofa!!
Que deus ilumine e proteja,
todos os dias...um abraço
da
Lady Dell
Ótimas noticias Homero. Fico feliz.
ResponderExcluirForça,
RR.
Bom vê-la se recuperando, Homero. Que Deus a abençoe e dê muita força a todos vocês que estão com ela nesse momento.
ResponderExcluirAbraço.
Homero
ResponderExcluirFui ao Convento Santo Antonio e pedi muito pela Vovó! Tenho certeza que ela vai ficar boa, força para todos vocês!