-

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ponte Éspranada

Mesmo quem não esteve em São Paulo nos últimos anos deve conhecer a ponte que estou 'segurando' nesta foto.


Trata-se da Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira, magnífico cartão Postal da cidade. Ela aparece na Globo, praticamente todos os dias, em novelas que se passam na cidade, atualmente Ti-Ti-Ti e Passione. Ou então, sempre que alguma notícia é transmitida direto dos estúdios do jornalismo da Globo paulista, estrategicamente locados em um magnífico edifício com vista para a ponte.
Na verdade, trata-se de uma evolução da técnica utilizada, por exemplo, na bucólica e quase centenária Ponte Pênsil, que liga São Vicente a Praia Grande, também no mesmo estado. A Ponte Estaiada é uma magnífica e arrojada obra de engenharia e arquitetura, feita com o que há de mais moderno em pontes: um gigantesco mastro de concreto em 'X', da altura de um prédio de 45 andares, onde se prendem 145 estais, em outras palavras, grossos conjuntos de 10 a 25 cabos de aço entrelaçados, com comprimentos que chegam a ter comprimento de 300 metros, que sustentam três faixas de rolamento em curva, que cruzam o Rio Pinheiros, uma delas a quase 30 metros do rio, entre as pontes Morumbi e uma outra que não sei o nome. Ufa!

Até hoje, eu a admirava pela beleza e pela engenharia. Quando soube que iria ficar num hotel perto dela, por ocasião de um evento do qual participei na cidade, achei que iria passar algumas vezes por ela, nos ires e vires entre aeroporto, hotel e evento. Não aconteceu nenhuma vez! Intrigado, perguntei ao motorista de táxi que me levava de volta ao aeroporto o porquê, e ele me disse tratar-se de uma 'história engraçada', que tento reproduzir aqui.

Marta Suplicy era uma prefeita incomodada com a falta de obras de impacto em sua administração, o que a deixava em desvantagem com as administrações de maluf@masfaz.com.sp, quando caiu em seu colo esse projeto, que ela abraçou. Ocorre que a ponte, apesar de ser no bairro Morumbi, não atende aos seus moradores, pois leva um grande corredor de um lado do Rio Pinheiros, a Avenida Água Espraiada, à marginal do outro lado do rio, e não a um local residencial ou comercial do bairro. Então, os carros que a cruzam, para ir às destinações desejadas, têm que ir, pela marginal, até as saídas da outra ponte já existente. Ou seja, não serviu pra quase nada. Eu notei nas vezes em que passei perto dela, que pouquíssimos veículos a usam.


Marta não foi reeleita e Serra, quando assumiu, pensou em não terminar uma obra que levava nada a lugar nenhum, mas acabou terminando, ao custo total de 260 milhões de reais para os cofres públicos. Disse-me o motorista que Marta também fez outras duas obras inúteis: dois túneis sob as Avenidas Rebouças e Cidade Jardim, que igualmente não ajudaram em nada o fluxo de tráfego, somente gastaram dinheiro.
É certo que a ponte virou ponto de referência, cartão postal, marco da cidade, maravilha da engenharia, e tudo o mais, mas para o fim precípuo de qualquer ponte, mais do que ser estaiada, ela éspranada!


Convoco os paulistas/paulistanos que me 'ouvem' a se pronunciarem, concordando com o status de 'elefante branco' que acabei de apor ao 'monumento', ou apresentem sua egrégia defesa.
 

Homero Decepcionado com a Maravilha Ventura

16 comentários:

  1. Que foto maiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis legal, Homero!!!

    ResponderExcluir
  2. O pior eh nao ver aqui na Cidade Maravilhosa nem sequer uma pontezinha de campanha. La, SP, parece prevalecer a politica masfaz, enquanto aqui, RJ, ficamos no @void...
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca vou para aqueles lados.
    Para ser honesto, eu a vi pela primeira vez há 2 meses,quando precisei visitar um cliente por ali.

    ResponderExcluir
  4. Homero,

    Calhou do meu genro paulistano (namorado da minha filha mais nova) estar aqui em casa, hoje. A opinião dele é a seguinte:

    "- Realmente, a ponte não ajudou muito o trânsito, não. Mas São Paulo precisa de coisas bonitas, pra melhorar o visual da cidade. O visual de São Paulo é muito caído. Por isso, não sou contra a ponte, não.”

    O cara tem 21 anos. Outras perspectivas. Também certas...

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Homero, concordo 100%. Tenho ido regularmente a sp e percebi isto tb. E mais um monumento do que uma ponte e a explicacao do motorista e a pura verdade.

    De qq forma e uma belissima obra de engenharia.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. É brabo mesmo. Que bom que em Porto Alegre só fazem obras que servem pra alguma coisa. =)


    Gert.

    ResponderExcluir
  7. Incrível. Eta país-zinho com os políticos que o povo merece......

    ResponderExcluir
  8. Homero:

    Não sou Paulista, mas realmente a ponte ficou muito bonita. Me decepciona saber que não é efetiva com relação a aliviar o trânsito da área.

    Quem sabe agora eles possam tentar despoluir o rio Pinheiros para o cenário ficar completo...

    JB

    ResponderExcluir
  9. ...sem comentários!
    Este seu lado paulista é imperdoável.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Homero. E nós reclamáva-mos do "Elefante Branco", aquele viaduto na entrada de Santos dos anos 60 e 70. deve ter sido mais barato não é mesmo? Os anos passam e só a incompetência e/ou voracidade dos nossos "administradores" permanece e evolui. Ciência e Tecnologia permanecem na mesma. Veja, ontem a noite ouvi que tres pesquisadores brasileiros radicados nos USA mapearam um dos genes relativos a dor. Mas ELES ESTÃO LÁ, AS EMPRESAS FARMACÊUTICAS AMERICANAS É QUE SE BENEFICIARÃO DA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS E OS GOVERNOS AMERICANOS A\RRECADARÃO IMPOSTOS DA SUA PRODUÇÃO. Quanto a EDUCAÇÃO ... bem basta ver o que aconteceu no ENEM ... DE NOVO ... DOIS ANOS SEGUIDOS. POBRE JUVENTUDE BRASILEIRA. Mas o TIRIRICA foi ELEITO e ontem PASSOU NA PROVA. Estou envelhecendo e ficando desesperançado. Sinceramente, só me resta FÉ EM DEUS. Desculpe se fui amargo mas hoje estou muito decepcionado com tudo e a "sua" ponte me fêz desabafar. UM ABRAÇO MEU AMIGO. QUE DEUS TE PROTEJA E AOS TEUS. UM BEIJO PARA A NEUSA.

    ResponderExcluir
  11. Homero , " Ponte do Conhecimento " Ventura , bom dia.

    A foto mais parece vc segurando um daqueles bonecos " transformers " , mas da família " Homem Aranha ", considerando a visão que tive a partir dos cabos espraiados .
    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Homero,

    Não sou paulista ou paulistano, mas mantenho a maior admiração por São Paulo. Acho que a ponte estaiada já se pagou. Mas só por causa daquela travessia que o Emerson Fittipaldi fez, na última semana, a mais de 250 km/h. Ato poético e rebelde que sacramentou e justificou a construção daquela ponte dependurada.

    Foi bárbaro! Como dizem os paulistanos. Um cara de 70 anos num carro hoje totalmente politicamente incorreto, com pintura de maço de cigarro JP Special e segurança mínima, voando baixo pelas ruas de SP.

    Só aí já valeu a obra da Marta! É meio como aquele cara do filme americano, que sonhava em fazer uma jogada mágica de astro do beisebol e um dia destruiu sua plantação de milho, abandonou a vida de fazendeiro pacato e realizou o sonho.

    A unica diferença é que no filme a grana não era pública. Sorry periferia. Niguém é perfeito, ou melhor, prefeito.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Chefe Homero

    Coisas de políticos que quer se manter no poder.

    Sou Contador e não aceito fazer "ficção contábil" (plagiando a Miriam Leitão)


    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Por partes, caro amigo!!!!
    Lembro das fotos sim.
    Seus textos mudaram, sabia? E para melhor. São mais argumentativos e seletivos.
    Rio. Me emociono. E aguardo Paul, com toda emoção.
    Eu é que ando com a cabecinha meio cheia!!!!
    meu abraço carinhoso e excepcional show!!!

    ResponderExcluir
  15. Hola Homero,

    Como você sabe, sou nascido e criado em Santos, além de torcedor do melhor time do mundo. Mas como moro em São Paulo há alguns anos, acompanhei de perto a construção dessa ponte e também das outras realizações da Dona Martaxa, nome com o qual ficou conhecida a ex-prefeita, depois de criar várias taxas para bancar suas obras faraônicas.

    De fato os túneis da Avenida Rebouças e Cidade Jardim foram muito mal projetados e pouco colaboraram com a fluidez nessas regiões. Há quem diga que eles até pioraram o tráfego nessas avenidas. Se comparados com os túneis feitos pelo maluf@masfaz, a Martaxa toma um grande baile. Vide o Túnel Ayrton Senna, que passa por baixo do Parque do Ibirapuera, o túnel que interliga o anel viário ao sul e o túnel que passa por baixo do Rio Pinheiros. Essas sim são obras de engenharia de primeiro mundo e colaboraram muito com a cidade.

    Já no caso da Ponte Estaiada, a obra tem sim sua serventia.

    A ponte do Morumbi é uma das mais antigas da cidade. Ela é tão velha que precisou ganhar uma segunda perna mais adiante para suportar o tráfego de veículos que vão em sentido ao Morumbi. Além de velha e engargalada há anos, essa ponte é a única que permite cruzar o Rio Pinheiros nos dois sentidos naquela região. As pontes mais próximas são a João Dias ao Sul e a da Cidade Jardim ao Norte. Elas estão tão distantes que nem aparecem no mapa acima. A Ponte Eng. Ari Torres que aparece acima liga a Marginal Pinheiros à Avenida dos Bandeirantes, mas não tem uma ligação contrária. A Av. dos Bandeirantes, por sua vez, leva ao Aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do País e também às Rodovias dos Imigrantes e Anchieta, que levam ao maior Porto da América Latina.

    Por todos esses destinos, você já pode imaginar como a Av. dos Bandeirantes se tornou um gargalo dentro da cidade. Por isso, a Ponte Estaiada era necessária e está sendo muito útil. Ela liga a Av. Água Espraiada aos dois lados, e o melhor, diretamente às vias expressas da Marginal Pinheiros, desafogando o trânsito da Av. dos Bandeirantes. Claro que objetivo de desafogar a Bandeirantes só vai ser totalmente cumprido quando for concluido o prolongamento Av. Água Espraiada até o início da Rod. dos Imigrantes.

    O que posso concluir da história que o taxista te contou é que ele não usou a Ponte Estaiada para poder dar mais voltas contigo, pegar mais trânsito e assim ganhar uma feria extra. Mas vai saber quais foram realmente suas intenções, não é verdade?

    Da próxima vez que vier à São Paulo, eu faço questão de passar pela ponte contigo. Você vai adorar!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  16. A foto ficou muito legal!!!

    Estou em sampa, mas desta vez não passei por lá...passei de uma outra vez, este ano, mas por baixo somente...

    Abçs

    ResponderExcluir