-

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

AWoL - Comendo Fora

Passando à alimentação paga, pude perceber que continua a falta de boa vontade para entender um inglês não-cem-por-cento, ao pedir na lanchonete um simples ‘quarterpounder’ (nosso quarteirão-com-queijo), receber um 'Ahn?!' como resposta, repetir uma, duas vezes, até desistir e falar 'Number 2', e ouvir 'Ah, quarapaunda!'. 

 Depois, pude pedir um refrigerante pequeno, receber um copo e servir-me mais uma vez, depois outra, e, se quisesse, voltaria mais, graças à política dos ‘free-refills’, excelente prática. Aliás, continuo não entendendo porque americano faz questão de pedir um copo grande e pagar mais por ele, se basta ele voltar à ‘fountain’ e servir-se de novo. Um amigo chegou a perguntar a um red-neck (texano durão) o motivo, ao que ouviu como resposta: ‘Cause I’m thirsty!’, deixando-o com cara de bobo. Um outro amigo meu acho que encontrou a resposta: copo maior significa mais refrigerante para levar na última vez, para levar para o carro, daí, mais barriga!
E num restaurante a la carte, não se pode deixar de admirar a saraivada de sugestões do dia, disparadas pelo garçom de sorriso padrão, depois não entender praticamente nenhuma palavra, e escolher ‘This one’, e, em seguida, ouvir o companheiro comensal acabar optando por aquele prato que tem em qualquer restaurante, de qualquer tipo de comida, o famoso ‘The same’ ou sua variante ‘Me Too’.

No que tange à bebida, segue válida a incomprensão a uma resposta 'No, thanks'! à pergunta 'Would you like to order something to drink?'.... eles simplesmente acedem com a cabeça e trazem uma garrafa de 'tap water' com gelo, nada mineral, mas muito simpático. Felizmente, lá, a água de torneira é bebível... Até se faz campanha, contra a água mineral, promove-se um verdadeiro bicote às garrafinhas.

Já aqui...

À medida que se acostuma a comer fora, você já introjeta uma operação mental: sua conta final será o preço do prato mais 50%. Pois é, o prato, mais a bebida (se não for vinho, claro), mais a taxa estadual (que, dado o nome, é estadual, e varia de estado pra estado, mas fica entre 6 e 10%), mais a indefectível gorjeta de 15%, leva ao acréscimo citado. A gorjeta é opcional, se você está sozinho ou com mais três pessoas (party of four). Mais que isso, os 15% vem discriminados na conta.

E a conta pode trazer surpresas, se aconteceram percalços no caminho. Como falarei em capítulo sobre o consumo e o medo, o cliente é o rei. Em minha primeira viagem aos States, claro, Miami, sentei-me com a família em um restaurante e pedi um filet mignon bem passado ('well done' ... os outros são 'medium''rare'). Quando o bife chegou, vi que estava 'more than extremely well done', chamei o garçom, e apenas mostrei a ele a carne preta que estava no pedaço que consegui cortar. Ele apenas pediu desculpas e passado um tempo, veio com um outro no certíssimo ponto que eu queria. Comemos, e ao vir a conta, a surpresa: eles simplesmente não cobraram o prato.

Já aqui ....

5 comentários:

  1. Já aqui...

    Essa sua série "AWoL" está sensacional, Homero. É pra ler e depois colocar nos "Favoritos". Excelente.

    ResponderExcluir
  2. Não cobrar o prato realmente foi sensacional...mas aqui não é ruim não.
    A não ser que você venha para Aracaju...rs...o bife vem sola de sapato e fica difícil pedir outro, é claro que em restaurante bom não é assim.
    Mas água da torneira, bem...eu sempre tomei a do Rio de Janeiro e estou aqui viva e saudável...rs..(no meu prédio limpava-se a caixa d´água regularmente, morei em botafogo 30 anos - nunca, nunca tive problemas com a agua do Rio - aliás, acho uma neura essa estória de água mineral, que pode estar adulterada, inclusive..eles não seguem nem a metade das regras para engarrafamento e venda de água mineral no Brasil).
    Já aqui em Aracaju pode até ser melhor, mas se você deixa a água do cachorro um dia sem troca, (e ele não beber tudo) faz uma laminha no fundo...bebo água do filtro aqui.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Homero, mas ainda bem que não temos o tal "free-refill" por aqui. Esta prática é um incentivo ao consumo de uma bebida (ok, muita gente discorda) pouco saudável. E, no final, você acaba pagando por tudo mesmo (em média). Mas quando inventarem por aqui o "free-refill" para o suco de laranja natural... :-D

    ResponderExcluir
  4. Homerix, ótimo texto.

    Espero que não tenham cobrado propositalmente e não por esquecimento...rs...

    Abs,
    RR.

    ResponderExcluir
  5. Homerix....grande Homerix...
    Estamos realmente curtindo os seus textos, contativos, informativos e ilustrativos... e até surpresos aos nossos costumes. esta luxúria gastronômica é o máximo. E a ética comercial ao consumidor cliente de não cobrar pelo erro/excesso cometido.
    Bárbaro ao espanto de Paulus

    ResponderExcluir