-

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

You Won't See Me - Yes, We Did!

 Esta é a 3ª canção do Lado A do álbum Rubber Soul, 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções inspiradas em Sexo, dos Beatles, 

as demais 3 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK


3. You Won't See Me  Return Miss Song by Paul McCartney)

Paul reclama: 'Apesar de serem poucos os dias, eles são cheios de tristeza. E desde que eu perdi você, eles parecem anos. Sim, eles parecem tão longos, garota, desde que você se foi, e eu não poderei seguir em frente, se você não me vir mais!'
Paul passa seus dias com os olhos marejados, diz que não pode continuar sem ela!!  Neste ponto da análise, tenho que ressaltar uma descoberta que fiz no capítulo das 'I Miss Her' Songs dos Beatles, veja neste LINK Foi neste ano que John passou o bastão para Paul nesse tema, veja o gráfico ao lado. Aqui, é uma crise que ele tinha com sua namorada Jane Asher, que seguia sua carreira de atriz, e estava muito ativa justamente na época do lamento do namorado! E Paul está muito dramático: “I will lose my mind” e “I just can’t go on” se ela não for lá vê-lo. 
A estrutura da canção é um quase padrão Beatle verso-verso-ponte-verso-ponte-verso, com letras diferentes nos 3 primeiros, sendo o último deles repetido no quarto. Todos versos longos, com 8 ações cada um (8 verbos)! E naquele verso final  que se repete, e que ressaltei, que está no trecho traduzido aqui em cima, encontra-se uma preciosidade: a letra conta com uma sequência de rimas intrigante, com Paul rimando 'FEW', com 'FILLED' e com 'FEELS' em rimas internas. Melhor desenhar para deixar bem clara a genialidade! 
 
Esta é mais uma canção em que não foi necessária a guitarra rítmica de John,  que mais uma vez ficou na pandeirola. O ritmo é feito pelo piano de Paul, cada vez se destacando mais como o pianista do grupo! Então, mais uma vez, o principal instrumento de Paul o baixo, é adicionado depois, em overdubs. George fica puxando as cordas de sua guitarra, ao ritmo necessário. E Ringo bem presente, com destacadas viradas de sua bateria! O ponto alto da canção é a harmonização vocal, de John e George com uma deliciosa série de Uh-La-La-La's em falseto,  e também no apoio das pontes, após os quais eles acrescem especiais respostas “No, I woudn’t, no I wouldn’t” encaminhando o verso que vem a seguir. E destaco também um som que me intrigou desde menino, uma nota que aparece constante, ao longo do quarto verso até quase o finalzinho, e só quando li Mark Lewisohn, já casado e com filhos, é que descobri tratar-se de um LA, que é o tom da gravação, tocado num órgão Hammond,  e é interessante que ele não é tocado por nenhum Beatle, mas sim, por Mal Evans, o gigante gentil roadie / assistente / guarda-costas, pau pra toda obra! Num charme adicional, a nota LA é tocada simultaneamente aos Uh-LA-LA-LA's finais. Charmoso! 
Pra finalizar, You Won't See Me é mais uma canção que Won't See the limelight, nunca foi tocada ao vivo pelos Beatles. Felizmente, Paul, seu autor, se lembrou dela e a tocou em recentes excursões, 50 anos depois de sua composição e lançamento!

4 comentários:

  1. Quando comecei a gostar de beatles adorava essa música...tem algo nela q sempre me intrigou..

    ResponderExcluir
  2. Para mim esta música está entre as Top 20 dos Beatles.

    ResponderExcluir
  3. A começar pelo baixo que "passeia" pela harmonia em vez de apenas marcar o compasso. Como sempre, bom arranjador, Paul bate as notas do tempo no "Time after time..."
    O destaque das três rimas internas é ótimo. O ouvido musical de Paul se manifesta nas letras.
    O piano também faz um embelezamento muito bonito e que se ouve bem no fade out.
    A contribuição vocal nos backing marcou minhas primeiras audições da música. Seria usado novamente no Nowhere man, do John, sempre para encher, com elegância, os vazios da canção. No início usavam as palmas para isso (I wanna hold your hand, p.ex).
    Deve ser uma "corn music" - não no sentido inglês de brega - mas de dor de forno pelo fato de que a namorada ousava não atender às chamadas do lindo e famoso Paul. Jane Asher, de fato, foi embora e bye bye...
    Destaque: you wont't see me com duplo sentido: você não quer me ver 😢 ou você não vai me ver 😤

    ResponderExcluir