-

segunda-feira, 29 de março de 2021

The Beatles Self Songs - Body Class

Capítulo 22

Esta é minha saga 

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os capítulos têm acesso neste LINK 

Neste capítulo, continua a descrição das Self Songs dos Beatles, onde seus autores falam de si mesmos. Identifiquei 4 Classes, Mind, Body, Help, e Dream

Por uma questão de continuidade, como analisamos no capítulo anterior o estado da mente dos Beatles, passamos agora ao estado do corpo! Ele é dedicado às Body Self Songs, elas foram apenas três!  E esta é a primeira classe a ser dominada por um único beatle! Foi John quem comentou sobre seu estado físico, com um intervalo de dois anos entre cada uma delas!



E agora, passamos a alguns detalhes dessas canções...
As canções que estão em vermelho já tenho 
análises mais aprofundadas sobre elas! 
Basta clicar em seus nomes!

1. A Hard Day´s Night (A Hard Day´s Night - 1963)

John reclama: 'Hoje foi um dia difícil, eu tenho trabalhado como um cachorro. Hoje foi um dia difícil Eu deveria estar dormindo como uma pedra mas qu as ando eu chego em casa, eu descubro que você me faz sentir tão bem'   Imagine as filmagens do primeiro filme dos Beatles, 1964, ainda sem nome, dia cansativo, chega a noite, Ringo senta-se numa daquelas cadeiras de Diretor e fala pros outros: “It’s been a hard day ... 's night...”, sendo que o 'night' ele falou quando percebeu que já estava de noite.. John, que estava distraído, ouviu, olhou pra Paul, e disse: “That’s the name!” E foi pra casa e compôs a música, no verso de um cartão que seu filho de 1 ano recebera de um fã, e virou o nome do disco e do filme.  Foi um de vários 'Ringoisms' da história beatle. Sendo muito simples, ele soltava uma dessas de vez em quando, frases ligeiramente incorretas, aparentemente estranhas, mas com um sentido cômico, isso tem até nome, malapropismo! Fato interessante é que John escreveu a letra, quase finalizada,  e a acabou  num táxi a caminho do estúdio, aos olhos de um amigo boquiaberto que o pegara em sua casa, e que depois acompanhou a gravação da canção, em apenas 3 horas de estúdio, onde John passou a ponte (When I'm home, everything seems to be right) para Paul cantar, porque não atingia o agudo da canção que ele mesmo compusera! Apesar de a letra ressaltar a importância da mulher de John que o abraça firme quando ele chega em casa, cansado de um dia duro, preferi focar no estado físico do autor, de pleno cansaço.
Musicalmente, são notáveis a abertura e o fechamento da canção. O acorde poderoso e estridente que abre a canção (e o LP, e o Filme) mereceu análises profundas nos anos seguintes ... houve até um artigo publicado numa revista científica, intitulado "Mathematics, Physics and 'A Hard Day's Night'", em que o cientista analisa o incrível som segundo Transformadas de Fourier!! E ainda foi contestado por outro matemático que atribuiu outro enfoque, mas também utilizando as tais Transformadas. Mas não é pra menos. Dá só uma olhada nas notações possíveis, identificadas pelos especialistas: G7add9sus4 ou G7sus4 ou G11sus4 ou ainda Dm7sus4, mas também poderia ser um 'simples' Fadd9... ufa! Aquele primeiro ali pode ser explicado como 'Sol com Sétima e Nona, com a Quarta em vez da Terça', ou seja, G-B-D-F-A-C, tá fácil procê? Ou seja, quase todas as notas da escala! O Mi (E) deve ter ficado chateado por não participar de mais esse momento genial dos Beatles. O efeito magistral foi obtido por duas guitarras, de John e George, o baixo de Paul, o piano de George Martin e ainda Ringo, na caixa e prato.  O fundamental do acorde é o baixo em Ré (D) do Paul. Uau! E no final, um belíssimo arpejo de George Harrison, em loop, que segue até a próxima música do disco, ou até a próxima cena do filme, foi pra isso que foi criado!!!

 

2. I´m Only Sleeping (Revolver - 1966)

John reclama: 'Por favor, não me acorde, não, não me sacuda, deixe-me onde estou, estou apenas dormindo. Todo mundo acha que eu sou preguiçoso. Eu não me importo, acho eles que são loucos.' E depois ele segue  num verdadeiro hino à preguiça, 'Pra que correr tanto, sem necessidade',  e depois 'Deitado ali e olhando para o teto, esperando por aquela vontade de dormir', e por aí ia! Testemunhas confirmavam que John era assim mesmo. Disposto ao trabalho, à composição, à leitura (e ao sexo, segundo ele confirmou), mas afora essa atividades, era cama direto!! Musicalmente, o grande destaque é a guitarra dupla tocando em reverso, considerado como revolucionário, que tomou 5 horas de trabalho duro dos dois Georges! Além de ser a primeira vez em que tocaram vibrafone numa canção beatle!

 

3. I´m So Tired (Álbum Branco - 1968)

John reclama: 'Estou tão, não preguei os olhos, tão cansado minha mente acesa, acho que vou levantar e tomar um drink' E em outra tentativa, ele acende um cigarro e pragueja com quem trouxe o fumo à Inglaterra, pobre Sir Walter Raleigh, estava lá quieto há séculos. Escrita na Índia, a insônia foi causada pelo intenso treinamento em Meditação Transcendental, e a lembrança de Yoko Ono, então apenas um caso dele, não o deixava dormir. É pra ela que ele diz 'my mind is set on you, I wonder should I call you but I know what you would do! e também  'You know I'd give you everything I've got for a little peace of mind'. Musicalmente, o destaque é para o murmúrio final de John, falado em reverso, que foi considerado mais uma peça da conspiração de que Paul estaria morto.

 

 

Outros capítulos

As 4 Help Self Songs dos Beatles - Em Pensamento

As 3 Mind Self Songs dos Beatles - Neste LINK

 


4 comentários:

  1. Cada vez mais me convenço de que quando eu crescer quero escrever tal como você! Parabéns pela pesquisa e dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Caramba!! Homero cada vez que vejo uma postagem sua sobre os Beatles fico mais convencido ainda sobre seus conhecimrntos vastissimos. Suas analises devem ser cuidadosamente lidas e guardadas para futras geracoes que nao tiveram a sorte que tivemos.

    ResponderExcluir
  3. Pela primeira vez, leio uma matéria sua e o parabenizo pelo primor da pesquisa, lucidez e carisma. Realmente, você escreve com conteúdo técnico, afetivo e histórico incrível! Vou divulgar! Sou da geração que acompanhou de perto a trajetória “desses gênios”, porque sou a caçula de cinco irmãos, todos apaixonados e ouvintes assíduos do grupo que revolucionou a música e a sociedade, com seu protagonismo!
    Parabéns Homero e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. O brilhantismo e a genialidade dos Beatles está presente em cada canção. Realmente impressiona, assim como a forma como vc descreve esses momentos

    ResponderExcluir