-

quinta-feira, 15 de março de 2018

Buen Camino Tomorrow

Até chegar à explicação do título, um breve relato, afinal, a forma foi inusitada.

Estava eu fazendo entregas do CD Primavera nos Dentes (banda de meu filho que reviveu Secos&Molhados em novíssimas interpretações) quando passo na baia de um velho amigo, da época em que fui gerente financeiro, no início deste século, o Macena. Papo vai, papo vem, ele abre a estante dele e de lá tira um livro, este da foto, abro e me espanto: na página inicial está uma dedicatória do autor a mim! Que honra!! É que Macena fora ao lançamento do livro desse amigo, e resolveu comprar um exemplar pra mim, que legal!!! Agradeci e coloquei na fila!!

Conheci o Caminho de Santiago através da leitura de ‘Diário de Um Mago’, primeiro livro de Paulo Coelho, que ninguém deu atenção, mas que foi relançado com força somente após o estrondoso sucesso de ‘O Alquimista’, este simplesmente  um dos 10 mais vendidos da história da humanidade. Depois, sempre ouvi alguns relatos de quem se embrenhou na empreitada, mas nunca havia me chegado às mãos um livro de um ser humano comum com essa descrição. E após ler uns dois livros que estavam na fila, embrenhei-me na leitura do relato. E gostei muito.

Começa com a história de Iago, apóstolo irmão de João, que também virou São. De como suas peregrinações ultimaram com sua decapitação por causa da palavras de Cristo, de como seu corpo foi encontrado centenas de anos depois justamente na região de Compostela. De como Tiago é conhecido nos demais países, de Iago a Jacob, do Saint Jacques francês, até parar no Saint James inglês. Vejam que interessante (e isso minha filha alertou): o nome original é Iago, depois que virou santo, Santo Iago, que com o uso virou Santiago, e, na volta San Tiago, ora.

A seguir, conta como começaram as peregrinações e das diversas lendas, algumas muito interessantes, inclusive de uma em que ele teria incorporado um rei guerreiro em uma batalha que expulsou definitivamente os mouros da Península Ibérica, mas 800 anos, eu digo OITOCENTOS ANOS, veja bem, os mouros dominaram Portugal e Espanha por mais tempo que a história do Brasil!!! Outra coisa interessante que minha filha me contou é que Cleópatra está mais próxima da criação do MacDonalds do que da construção de Qéops, Quéfren e Mikerinos!!! O tempo passa!!  Bem, por conta daquela incorporação vitoriosa, ele é conhecido por Santiago Matamoiros!!!  Adorei saber nessa parte do livro da existência de expressões alternativas da crucificação, uma delas com a cruz em formato Y, e outra tradicional, mas com um dos braços de Cristo solto, já com a cravelha na mão, como se houvesse caído.

Depois, os preparativos, afinal deve-se escolher bem o tênis e as meias que se usará ao longo de 800 km de caminhada. E colocar na mochila o equilíbrio ideal entre coisas que se vai precisar, mas não tudo que é preciso, pra não ficar muito pesado.  E são 805 km porque ele escolheu o caminho francês (só porque começa na França) mas é percorrido quase integralmente no norte de Espanha. Há outros caminhos, menores e maiores, o menor deles, pra ser considerado válido, e ganhar o ‘diploma’, é de 100 km. O maior deles fica a critério do peregrino. Seja qual for, o Caminho de Santiago se enquadra entre os três mais importantes rotas de peregrinação do Cristianismo, rivalizando com Jerusalém, onde cristo morreu, e Roma, onde se instalou a sede da religião. Aliás, é daí que surge o termo Romaria, ou peregrinação a Roma, veja só!

Quando começou a descrição da caminhada, achei que iria me cansar da leitura, estava pronto para dar uma diagonal, mas, que nada! Li tudinho! Foi ótimo acompanhar a rotina dos 30 dias, de 25 a 30 km por dia (ele contou de gente que fez 50 km!!), sempre acordando entre 5 e 6 da manhã, já com a mochila arrumada antes de dormir, caminhar no escuro com o auxílio de lanternas de led, sentir o nascer do Sol (sim, porque se caminha de Leste para o Oeste), parar para olhar pra trás e observar a maravilha, comer um café e um croissant na primeira tienda que abrir, parar a cada 8 ou 10 km para massagear os pés com Cataflan )para evitar bolhas... nem sempre se consegue ... caminhar junto com outros peregrinos, ou também sozinho, chegar ao destino programado para o dia, entre 2 e 3 da tarde, hospedar-se, tomar aquele banho, lavar as roupas, deixar secando, ir conhecer a localidade que pode ser desde uma metrópole de centenas de milhares de habitantes até um vilarejo de 50 pessoas, mas com infraestrutura para receber o peregrino, comer o ‘Menu do Peregrino’ (entrada, principal e sobremesa) ou fazer a própria comida, reunir-se para beber uma cerveja e trocar experiências, às vezes comer de novo de noite, despedir-se dos outros com um “Buen Camino Tomorrow”, e voltar ao albergue antes das 10, quando tudo fecha, arrumar a mochila para o dia seguinte, cair no sono  e ... por aí vai. Só senti falta de ele celebrar um momento especial: aquele em que ele diria “A partir de agora, falta menos do que já foi", lá pelo Km 402 da caminhada. Ou será que não percebi.

Conhecer muita gente, de todos os cantos do mundo, sim, todos, e todas as raças, jovens velhos, mulheres, e em todos os esquemas, os que levam a mochila num daqueles carrinhos, uns que caminham sem nada porque há um carro esperando na próxima parada, havia um que peregrinou com o seu jegue, desde a França (e ia voltar com ele!!) e os que desistiam no meio do caminho e iam de ônibus o restante, cada qual com seus motivos para peregrinar, agradecimento, autoconhecimento, promessas esperando uma graça, de tudo tinha, até mesmo, devoção!


Ao final, ganha seu diploma e volta pra casa uma pessoa renovada, com gostinho de quero mais... Será¿

quarta-feira, 14 de março de 2018

A Vida de Pi

Hoje, que é o Dia de PI, o número irracional,
lembrei da Vida de PI, o filme
E sobre a explicação elucidadora da Renata!
________________________________________

Este é o nome em inglês do filme a que assisti no último domingo. Não entendo por que os distribuidores decidiram por apresentá-lo como "As Aventuras de PI". 

O número PI, todos sabemos de nossa infância profunda, é a relação entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro, que é sempre igual a 3,14159265 e outros infinitos algarismos, número irracional que é. Esses 8 algarismos que eu listei foi o máximo que consegui guardar de criança, e ficou até hoje!!

O filme não tem nada a ver com isso, mas, na verdade, até tem. PI é o apelido de um garoto indiano, filho de um proprietário de um zoológico, de quem se conta a vida (e não a aventura, muito menos AS aventuras!). Ocorre que o garoto PI sabia bem mais que aqueles 8 algarismos do número PI, que eu saquei da memória.

E pára por aí a relação entre PI, o garoto, e PI, o número. Tudo sobre seu apelido é explicado de maneira bem divertida logo no começo do filme. Preste bem atenção e tente OUVIR o que eles falam, use seu inglês. Se você apenas LER as legendas, não vai entender a graça da coisa.

O que se segue é uma discussão profunda sobre religiões, e sobre Deus.... O PI adulto diz, logo no começo do filme a seu interlocutor escritor, que sua história o ajudaria a chegar à conclusão sobre a existência de Deus. Só que eu me perdi pelo caminho, envolvido pelas imagens e emoções, e só entendi mesmo a belíssima mensagem do filme quando a Renata me explicou (lá embaixo, forneço uns links) na madrugada do dia seguinte!!! Muito lindo!!!

O filme é muito bem feito, imagens idílicas, computação gráfica no mais alto grau, os animais que se relacionam com PI, principalmente o tigre de Bengala, maravilhoso, são inacreditavelmente perfeitos, as imagens do oceano, do naufrágio, show! Se houvesse Oscar pra Melhor Personagem de CG, Richard Parker (o tigre) levava fácil, fácil!! 

O diretor Ang Lee, que já tem um Oscar por 'Brokeback Mountain', deve concorrer novamente. (CONFIRMADO! O filme concorreu a 11 Oscars e levou 4, incluindo Melhor Diretor para Ang Lee!!!)  Além de tudo, é sempre legal ver indianos falando com aquele trote musical da linguagem, e com as cabecinhas balançando!!! Interessante é que Tobey Spiderman McGuire estava escalado para o papel do escritor, chegou a começar a filmar, mas foi desligado pelo diretor por ser famoso demais, incompatível com o resto do elenco! Tobey entendeu! O destaque tinha que ser para PI e para o tigre!!!

Se você já viu o filme, pode ler a opinião de Renata aqui, neste link e que transcrevo em seguida:



O filme é sobre a essência de Deus.

A essência das duas versões da história de Pi é que o navio afundou, Pi passou 227 dias no oceano e sobreviveu. O resto (o tigre, etc) é firula para enfeitar a história e deixá-la mais fantástica e mais agradável.

“And so it goes with God” (“e assim é também com Deus”): a essência é que Deus existe. O resto (toda a mitologia em torno de cada religião) é firula para enfeitar a história e torná-la mais fantástica e mais agradável.

Por isso, aquele começo em que Pi conhece todas as religiões e participa delas todas:  porque ele, desde o começo, entendia e se interessava pela essência (Deus). A essência é a mesma em todas as religiões. Todos, para Pi, eram o mesmo Deus. O resto era a mitologia, o fantástico, envolvendo cada uma das religiões.

O que assusta o ateu são as histórias fantásticas que cada religião usa para apresentar, de uma forma mais fácil de entender, a essência (que é o que realmente importa). Os ateus tentam interpretar racionalmente todas as histórias mitológicas das religiões, todas as firulas. Por isso, tomam tudo como uma fantasia imbecil, sem conseguirem chegar à essência idêntica de todas elas, ou sem conseguirem entender que o que importa mesmo é a essência delas. Ficam presos às firulas: “Nossa, que história inverossímil sobre um garoto preso em um barco com um tigre!”, e não vêem a essência da história: a história de um garoto que sobreviveu a um naufrágio.

O pai de Pi, em sua racionalidade, achava que o garoto tinha que escolher apenas uma das religiões, porque ele não podia acreditar em todas elas. O pai só via as firulas e, racionalmente, achava que as firulas católicas eram incompatíveis com as firulas hindus, etc. Enquanto que o garoto estava, desde aquela época, percebendo que a essência de todas elas era a mesma: Deus. E que, portanto, não importava se ele seguisse todas elas. Porque todas eram essencialmente iguais, em seu aspecto fundamental.

A essência das duas versões da história do naufrágio é a mesma: ele sobreviveu por 227 dias no mar.

O próprio pai dele tentou usar esse truque da firula para convencer o filho de que a viagem para a América ia ser legal: ele usou a figura de Colombo para tornar a viagem uma aventura na cabeça do filho. É o mesmo funcionamento das mitologias religiosas. A essência seria: a viagem vai ser boa. A firula é: como Colombo descobrindo as Américas.

O pai de Pi usou o mesmo truque (que Deus usou), para tentar fazer com que o filho (a humanidade) se interessasse pelo assunto.

Da mesma forma: qual é a versão mais interessante do naufrágio? A do tigre. Claro. 

A maior parte da humanidade precisa dessas firulas para entender Deus (e etc) algo que, para elas, seria difícil, complicado e pesado de entender sem toda a fantasia. É mais fácil, para as massas, por exemplo, entenderem as histórias fantásticas da Bíblia do que entenderem toda a racionalidade do espiritismo. É mais digerível e mais agradável a história do Tigre do que a história do cozinheiro assassino.

Vamos ao cinema!!

Homerix With a Little Help From My Kids Ventura

terça-feira, 13 de março de 2018

Show de Rádio Cabeça!! Em Ipanema!!!

Ontem, duas pessoas leram este post, de 2013!
Bom motivo para republicar
É sobre Los Bife, a primeira banda de meu filho!
Muita saudade!
________________________
Ontem, inaugurei o som de meu carro. Não tem CD, mas tem USB. 

Adivinha o que eu ouvi??
Los Bife!!!  Super Supérfluo!!
Que disco maravilhoso!! Podem dizer que é porque sou pai!! 
Mas é quase perfeito!!!
Humor, Som, Letras, Rock, Country, Irreverência, 
Introdução, Intervalo e até Bonus Track tem...

E eu me arrepio com esta música "Rádio Cabeça", especialmente esses dois momentos de clímax que antecedem ao refrão:
"Nunca serei popula-a-ar .. se eu não me vender!
"Não dá pra alimenta-a-ar .. sem ter o que comer!"

Pode?

Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=g0eR7WV4gso



E HOJE tem show!

Lançamento do CD!!

Em Ipanema!!!

Los Bife 

e

Facção Caipira

Local

Studio RjAv. Vieira Souto, 110Rio de Janeiro, Brazil

Apareça lá!!

Conheça os meninos

E se gostar, compre o disco deles!!!

Eu estarei lá... como sempe!!!!

sábado, 3 de março de 2018

In The Oscar Mood - Part VII

Finalizei a maratona do Oscar 2018, com mais dois filmes!
Aqui, os outros 6 posts!







Ufa, agora sim, 100% dos candidatos a Melhor Filme tiveram meu testemunho!!! 
E também mais um com indicação de Melhor Ator Coadjuvante



Começo por "Dunkirk", que eu deixei escapar na telona e vi na telinha mesmo!!! Grande Filme!!! 
Concorre também a Melhor Diretor e outros 6 Oscars Técnicos. Christopher Nolan foi brilhante! E é a foto dele que lustra o post, afinal, ele é também o Roteirista e o Produtor! É o terceiro filme dele que sobre ao palco da cerimônia, sendo o primeiro o E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R "Memento" ou "Amnésia", que concorreu a Roteiro Original lá na virada do milênio, e o último, o Ó-T-I-M-O "Inception" ou "A Origem", 10 anos depois, que concorreu a Melhor Filme e a Roteiro Original, mas nesse meio tempo, foi o ressuscitador da saga Batman, e também foi muito elogiado pela ficcão científica "Interestelar", que eu ainda estou tentando entender!! Não tem sentido colocar a foto de nenhum dos atores, pois fazem parte de uma coletividade. Talvez, Kenneth Brannagh, por ser o mais conhecido e atua como o comandante da Marinha inglesa na praia francesa, mas não faz sentido!!

Aqui, Nolan leva para a telona a batalha de Dunquerque, na verdade, nem batalha foi, e teria sido um massacre de 300 mil ingleses e franceses que estavam encurralados pelos alemães naquela cidade costeira da França. Aliás, assistimos ao mesmo episódio, em seus bastidores, no filme "O Destino de Uma Nação", aquele que vai dar o Oscar a Gary Churchill Oldman!

Nolan retrata a tensão da espera pelo socorro que não vinha e acabou chegando da forma mais inusitada: Churchill, na impossibilidade de enviar navios de resgate, convocou os britânicos a fornecerem seus barcos civis, de qualquer tamanho e finalidade, para irem buscar 'our boys' do outro lado Canal da Mancha, como chamam os franceses, ou English Channel, como chamam os ingleses. Aquela fantástica romaria náutica é centrada em um dos barcos cujo dono resolveu ir buscar os menino ele mesmo, com seu filho e com um amigo. Mas não espere uma linha do tempo contínua, as coisas vão acontecendo em paralelo, com os acontecimentos da praia durando uma semana, a convocação dos barcos por um dia e as batalhas aéreas durante a última hora antes do resgateç

Filme sensacional, tenso, com incidentes de guerra inusitados (como o tiro ao alvo num navio encalhado) algumas perdas ao longo do percurso, alguns navios e aviões. A emoção veio em muitos momentos, especialmente as que mostram o heroísmo, dos soldados e das pessoas simples!!

Ganha o OSCAR? Se ganhar, não será injustiça, mas meu candidato ainda é "Três Anúncios Para um Crime". Melhor Diretor, tem até mais chance!! Só espero realmente que a escolha não recaia sobre o queridinho "A Forma da Água", que recebeu 13 indicações

___________________________________

E finalmente, fomos ver "Projeto Flórida" e, com isso, o último indicado ao Oscar de Melhor Ator Coajuvante", com o que fecho o veredicto. Quem leva é Sam Rockwell, o sub-delegado de "Três Anúncios...".

Imagem relacionada
Aqui, o veterano Daniel Defoe, em sua terceira indicação como coadjuvante, é Bobby, o gerente de um hotel de beira de estrada em Orlando, que abriga turistas (a cena com os brasileiros é ESPETACULAR), mas também, americanos de baixa renda, que estão longe de ter sua casa própria, como a família principal, de mãe e filha, Haley e Moonee. A mãe, desempregada, faz vendas nas ruas, e outros trambiques, e vive de favores. A espevitada Moonee e sua turminha, toda de 6 anos de idade, são a grande atração do filme, com travessuras e linguajares que às vezes chocam a gente por aqui. O desenrolar dos problemas que se avolumam é sempre surpreendente. Afora Daniel Defoe, todo o elenco é estreante (nem têm perfil na Wikipedia) e mandam muito bem. A ficar atento em futuras aparições, na 'mãe' Bria Vinaite e na pequena Brooklyn Prince, que já veio com nome de artista!!

ENFIM
È FINITO
AMANHÃ TEM OSCAR



sexta-feira, 2 de março de 2018

Oscar 2018, by Homerix

Resultado de imagem para oscar 2018


Fui testemunha de 83 indicações, certamente um recorde da minha vida de cinéfilo, sendo 11 em filmes que vi ao longo de 2017. São eles: "Victoria e Abdul" - Figurino; "Extraordinário" - Maquiagem; "Star Wars - O Último Jedi"" - Trilha Sonora, Mixagem de Som, Edição de Som, Efeitos Visuais; "A Bela e a Fera" - Figurino, Design de Produção; "Logan - Roteiro Adaptado; "Guardiões da Galáxia II" - Efeitos Visuais; "Planeta dos Macacos - A Guerra!" - Efeitos Visuais 

UAU!!! Acho que já podia concorrer à Academia!!!

Aqui, todos os meus posts sobre o Oscar 2018 de minha maratona recente!!! 
Curiosidades e Opiniões com um mínimo de spoilers!
Basta clicar no nome do filme!!!
_________________________

"Dunkirk"
Indicações: Melhor FIlme, Diretor, Edição, Fotografia, Trilha Sonora, Edição de Som, Mixagem de Som, Design de Produção

"Projeto Flórida"
Indicações: Melhor Ator Coadjuvante

"Eu, Tonya
Indicações: Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante, Edição


"Trama Fantasma
Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz Coadjuvante, Trilha Sonora
"Lady Bird
Indicações: Melhor Filme, Diretor, Atriz, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original
"Três Anúncios para um Crime
Indicações: Melhor Filme, Diretor, Atriz, Ator Coadjuvante (2), Roteiro, Edição, Trilha Sonora, Mixagem de Som
"Me Chame pelo Seu Nome
Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator, Roteiro Adaptado, Canção Original

"Todo o Dinheiro de Mundo"
Indicações: Melhor Ator Coadjuvante
"Corra
Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator, Roteiro Original, 

"The Post
Indicações: Melhor Filme, Atriz
"A Forma da Água"
Indicações: Melhor Filme, Diretor, Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Roteiro Original, Edição, Trilha Sonora, Fotografia, Figurino, Design de Produção, Edição de Som e Mixagem de Som

"O Destino de Uma Nação
Indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator, Maquiagem, Fotografia, Design de Produção
"Blade Runner 2049
Indicações: Melhor Filme, Efeitos Visuais, Fotografia, Design de Produção, Edição e Mixagem de Som
"Baby Driver
Indicações: Melhor Edição, Edição de Som e Mixagem de Som



quinta-feira, 1 de março de 2018

In the Oscar Mood - Part VI

Continuando a maratona pré-Oscar 2018, mais dois filmes!

Aqui, os outros 5 posts!


Resultado de imagem para i, tonya indicaçõesOntem, vimos "Eu, Tonya", história verídica contando uma das mais surreais histórias do mundo dos esportes em todos os tempos, sobre uma patinadora americana dos anos 90, Tonya Harding, que fazia uma bela carreira, contra todos os prognósticos, até acontecer...

THE INCIDENT


Caso vocês não se lembrem, não vou contar aqui, qual é o INCIDENT, para não me acusarem de spoilermaker, mas eu me lembro perfeitamente do escândalo, só não sabia dos antecedentes e me esqueci do desfecho e das consequências do
INCIDENT

Imagem relacionadaO filme é todo cheio de quebras da quarta parede (personagens conversando com a gente no meio das cenas), e depoimentos (dos personagens), muito realista e impressionante. Eu certamente tiraria "Me Chame Pelo Seu Nome" dos candidatos a Melhor FIlme, em favor de Tonya. Bem atuado e montado, tanto que concorre também ao Oscar de Montagem. As outras duas indicações são de Melhor Atriz, para Margot Tonya Robbie, e Melhor Atriz Coadjuvante, Alyson Mãe de Tonya Janney, esta aqui deve ganhar.... já vi 4 das 5 indicadas, e la faz uma mãe durona fenomenal, Deus me livre uma mãe dessas. Só faltaria checar a concorrete de Lágrimas no Mississippi, qua acho que vou pular. Já o Oscar de Melhor Atriz já tem dono ... se bem que Neusa ficou em dúvida, e renata ainda Meryl Streep

Bem eu ia esperar ver outro filme para manter a média de dois filmes por post, mas vou parar por aqui mesmo!!

Com ele, completo 73 indicações ao Oscar 2018!!!!