-

quarta-feira, 14 de março de 2018

A Vida de Pi

Hoje, que é o Dia de PI, o número irracional,
lembrei da Vida de PI, o filme
E sobre a explicação elucidadora da Renata!
________________________________________

Este é o nome em inglês do filme a que assisti no último domingo. Não entendo porque os distribuidores decidiram por apresentá-lo como "As Aventuras de PI". 

PI, todos sabemos de nossa infância profunda, é a relação entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro, que é sempre igual a 3,14159265 e outros infinitos algarismo, número irracional que é. Esses 8 algarismos que eu listei foi o máximo que consegui guardar de criança, e ficou até hoje!!

O filme não tem nada a ver com isso, mas, na verdade, até tem. PI é o apelido de um garoto indiano, filho de um proprietário de um zoológico, de quem se conta a vida (e não a aventura, muito menos AS aventuras!). Ocorre que o garoto PI sabia bem mais que aqueles 8 algarismos do número PI, que eu saquei da memória.

E pára por aí a relação entre PI, o garoto, e PI, o número. Tudo sobre seu apelido é explicado de maneira bem divertida logo no começo do filme. Preste bem atenção e tente OUVIR o que eles falam, use seu inglês. Se você apenas LER as legendas, não vai entender a graça da coisa.

O que se segue é uma discussão profunda sobre religiões, e sobre Deus.... O PI adulto diz, logo no começo do filme a seu interlocutor escritor, que sua história o ajudaria a chegar à conclusão sobre a existência de Deus. Só que eu me perdi pelo caminho, envolvido pelas imagens e emoções, e só entendi mesmo a belíssima mensagem do filme quando a Renata me explicou (lá embaixo, forneço uns links) na madrugada do dia seguinte!!! Muito lindo!!!

O filme é muito bem feito, imagens idílicas, computação gráfica no mais alto grau, os animais que se relacionam com PI, principalmente o tigre de Bengala, maravilhoso, são inacreditavelmente perfeitos, as imagens do oceano, do naufrágio, show! Se houvesse Oscar pra Melhor Personagem de CG, Richard Parker (o tigre) levava fácil, fácil!! 

O diretor Ang Lee, que já tem um Oscar por 'Brokeback Mountain', deve concorrer novamente. ((CONFIRMADO!! O filme concorre a 11 Oscars!!!)) Indicado ao Globo de Ouro já está!!! Além de tudo, é sempre legal ver indianos falando com aquele trote musical da linguagem, e com as cabecinhas balançando!!! Interessante é que Tobey Spiderman McGuire estava escalado para o papel do escritor, chegou a começar a filmar, mas foi desligado pelo diretor por ser famoso demais, incompatível com o resto do elenco! Tobey entendeu! O destaque tinha que ser para PI e para o tigre!!!

Se você já viu o filme, pode ler a opinião de Renata aqui, neste link:



Vamos ao cinema!!

Homerix With a Little Help From My Kids Ventura

3 comentários:

  1. Homerix... a descrição de Renata está barbara.... Eta familiazinha da pesada....
    Paulus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reamente, um filme fantástico. Já assisti ao mesmo duas vezes.

      Excluir
  2. Homero, já fiz o comentário no seu primeiro link sobre o filme...é uma estória fantásticamente real...Bjs, Carol

    ResponderExcluir