-

sábado, 3 de março de 2018

In The Oscar Mood - Part VII

Finalizei a maratona do Oscar 2018, com mais dois filmes!
Aqui, os outros 6 posts!







Ufa, agora sim, 100% dos candidatos a Melhor Filme tiveram meu testemunho!!! 
E também mais um com indicação de Melhor Ator Coadjuvante



Começo por "Dunkirk", que eu deixei escapar na telona e vi na telinha mesmo!!! Grande Filme!!! 
Concorre também a Melhor Diretor e outros 6 Oscars Técnicos. Christopher Nolan foi brilhante! E é a foto dele que lustra o post, afinal, ele é também o Roteirista e o Produtor! É o terceiro filme dele que sobre ao palco da cerimônia, sendo o primeiro o E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R "Memento" ou "Amnésia", que concorreu a Roteiro Original lá na virada do milênio, e o último, o Ó-T-I-M-O "Inception" ou "A Origem", 10 anos depois, que concorreu a Melhor Filme e a Roteiro Original, mas nesse meio tempo, foi o ressuscitador da saga Batman, e também foi muito elogiado pela ficcão científica "Interestelar", que eu ainda estou tentando entender!! Não tem sentido colocar a foto de nenhum dos atores, pois fazem parte de uma coletividade. Talvez, Kenneth Brannagh, por ser o mais conhecido e atua como o comandante da Marinha inglesa na praia francesa, mas não faz sentido!!

Aqui, Nolan leva para a telona a batalha de Dunquerque, na verdade, nem batalha foi, e teria sido um massacre de 300 mil ingleses e franceses que estavam encurralados pelos alemães naquela cidade costeira da França. Aliás, assistimos ao mesmo episódio, em seus bastidores, no filme "O Destino de Uma Nação", aquele que vai dar o Oscar a Gary Churchill Oldman!

Nolan retrata a tensão da espera pelo socorro que não vinha e acabou chegando da forma mais inusitada: Churchill, na impossibilidade de enviar navios de resgate, convocou os britânicos a fornecerem seus barcos civis, de qualquer tamanho e finalidade, para irem buscar 'our boys' do outro lado Canal da Mancha, como chamam os franceses, ou English Channel, como chamam os ingleses. Aquela fantástica romaria náutica é centrada em um dos barcos cujo dono resolveu ir buscar os menino ele mesmo, com seu filho e com um amigo. Mas não espere uma linha do tempo contínua, as coisas vão acontecendo em paralelo, com os acontecimentos da praia durando uma semana, a convocação dos barcos por um dia e as batalhas aéreas durante a última hora antes do resgateç

Filme sensacional, tenso, com incidentes de guerra inusitados (como o tiro ao alvo num navio encalhado) algumas perdas ao longo do percurso, alguns navios e aviões. A emoção veio em muitos momentos, especialmente as que mostram o heroísmo, dos soldados e das pessoas simples!!

Ganha o OSCAR? Se ganhar, não será injustiça, mas meu candidato ainda é "Três Anúncios Para um Crime". Melhor Diretor, tem até mais chance!! Só espero realmente que a escolha não recaia sobre o queridinho "A Forma da Água", que recebeu 13 indicações

___________________________________

E finalmente, fomos ver "Projeto Flórida" e, com isso, o último indicado ao Oscar de Melhor Ator Coajuvante", com o que fecho o veredicto. Quem leva é Sam Rockwell, o sub-delegado de "Três Anúncios...".

Imagem relacionada
Aqui, o veterano Daniel Defoe, em sua terceira indicação como coadjuvante, é Bobby, o gerente de um hotel de beira de estrada em Orlando, que abriga turistas (a cena com os brasileiros é ESPETACULAR), mas também, americanos de baixa renda, que estão longe de ter sua casa própria, como a família principal, de mãe e filha, Haley e Moonee. A mãe, desempregada, faz vendas nas ruas, e outros trambiques, e vive de favores. A espevitada Moonee e sua turminha, toda de 6 anos de idade, são a grande atração do filme, com travessuras e linguajares que às vezes chocam a gente por aqui. O desenrolar dos problemas que se avolumam é sempre surpreendente. Afora Daniel Defoe, todo o elenco é estreante (nem têm perfil na Wikipedia) e mandam muito bem. A ficar atento em futuras aparições, na 'mãe' Bria Vinaite e na pequena Brooklyn Prince, que já veio com nome de artista!!

ENFIM
È FINITO
AMANHÃ TEM OSCAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário