-

quinta-feira, 16 de maio de 2013

SIrgh Scharlet nIvbogh paq chenpu'

Em Jornada nas Estrelas, série criada por Gene Rodenberry na década de 1960, e uma das minhas paixões, Capitão Kirk e seus comandados enfrentavam seres extraterrestres dos mais distantes pontos do universo. Um dos povos eram os Klingons, bípedes humanóides com aquele testão enorme e ondulado.

Foram sem dúvida os inimigos mais populares da série, e tanto que ganharam destaque em um dos filmes que vieram na telona, o 3º, 'À Procura de Spock', e seguiram com sua importância no 4º, 'A Volta Para a Terra', pois ao final daquele, a Enterprise era destruída, e Kirk e sua trupe tomavam emprestada a nave Klingon, a famosa Ave de Rapina, que tinha a capacidade de se tornar invisível.

A língua Klingon foi criada por um lingüista americano, sob encomenda para o citado filme, mas ele não se limitou aos diálogos do roteiro e criou uma língua inteira, para os guerreiros extraterrestres, com  milhares de palavras, e sua gramática própria.

Mais que isso, o Klingon chegou aos tradutores eletrônicos!!! O Bing, que é o Google da Microsoft, oferece a opção para tradução de qualquer idioma para o Klingon, e mais que isso ainda, oferece duas opções de tradução: uma nos caracteres originais do planeta e outra com a grafia na forma terrestre. Isso não acontece com o russo/cirílico, com o japonês ou com o árabe, que são apenas traduzidos em seus caracteres originais

Escolhi uma certa frase em português e a traduzi para o Klingon e a transcrevi no título deste post, na sua forma terrestre.

Entenderam?

Vejam então como ela é em várias línguas, começando pelo Klingon original e partindo para os mais falados idiomas terrestres!!!


OU, EM BOM PORTUGUÊS,

"A ARMA ESCARLATE É O MELHOR LIVRO DO PLANETA"

Desculpem o exagero paItético....

2 comentários:

  1. Homerix,

    Muito bom. Texto com base no idioma pátrio, segundo a norma culta pré-reforma ortográfica, e uma forma interessante de divulgar A Arma Escarlate.

    ResponderExcluir
  2. Tem um trecho aí em cima que eu nunca vou esquecer: "O Bing, que é o Google da Microsoft..." Genial! \o/

    ResponderExcluir