-

domingo, 14 de abril de 2013

Dimenor em prisão perpétua


Pior imagem da semana: a do latrocínio do estudante na porta de sua casa, após ter entregue o produto do roubo sem reagir. E na seqüência, a auto-entrega do meliante em sei lá que instituição de menores... já que praticou o crime DOIS dias antes de ser tornar 'dimaior', sabedor que ficará no máximo 3 anos em reclusão.

E vem o debate sobre a idade mínima para ser considerado responsável, e vem o projeto que tramita na câmara sobre o assunto, e vem o Boechat com a opinião de que é contra, o que eu respeito, pelo argumento do péssimo sistema de prisões que temos, e vem o Megale, dizendo como é nos EUA.

Como sempre (mais um capítulo acrescentado neste post AWOL -Os Estados são O Estado), cada Estado americano tem sua legislação de maioridade penal própria, há os com 18 anos, como nós, os de 16, como pensamos em ser, e há os sem limite!!!

Gente, nos EUA, há 2500 criminosos que estão em prisão perpétua por crimes que cometeram antes dos 18 anos, isso porque em muitos dos casos a pena foi 'aliviada', pois o que fizeram era passível de pena de morte, nos Estados que a praticam. Quer mais? O mais incrível, 80 desses tinham menos de 14 anos, quando cometeram a atrocidade!!

Claro que lá, as prisões são um pouco diferentes do que aqui, o. Jcontrole é muito melhor, enfim.

O que acha?

Ih, chegou minha vez no caixa.

Fui

7 comentários:

  1. Caro Homerix,
    Como seguidor fiel, estava achando estranho não receber mais notícias de novos posts seus. Cara, se você que tem mais de 250 seguidores e 170.000 acessos está desanimando, imagine eu... Bola prá frente, amigão. O que interessa é o prazer de escrever... Keep up the good work!

    ResponderExcluir
  2. Plenamente a favor da redução da maioridade penal. A desculpa dada pelo Boechat, "sistema carcerário ruim no Brasil", é como aquela estória do marido traído: a esposa o traía no sofá da sala e ele, num ato de desespero, vendeu o sofá. Se o sistema carcerário é ruim, faça-o ficar bom! A solução, então, já que "o sistema carcerário é ruim" é largar psicopatas-mirins à solta?

    "Jovens têm que ir para a escola, precisam de carinho e afeto" alguns vão dizer. Ora, ora... Champinha e Pernambuco, os dois monstros que sequestraram, estupraram e mataram barbaramente os jovens Felipe Caffé e Liana Fridenbach seriam sujeitos "reeducáveis" pelo TOSCO sistema educacional brasileiro? E os jovens que arrastaram o menino João Hélio por quilômetros nas ruas dos subúrbios do Rio, também seriam passíveis de "reeducação"?

    O tema é controverso porque parte da sociedade acredita na máxima de Rousseau: "o homem é bom, a sociedade o corrompe". Será que é mesmo a sociedade que leva jovens a cometer crimes hediondos? Não rasgam dinheiro, sabem exatamente do que ocorre no seu entorno. Por que não responderem pelo crime que cometeram?

    ResponderExcluir
  3. Homerix,

    Mudança de Lei pode até ajudar, mas enquanto educação no Brasil for assunto no domínio das utopias e do lero-lero político, agravado pela falta de liderança pelo exemplo positivo, o que esperar desta e das novas gerações? O que a turma do 171, dos mensalões e da corrupção "institucionalizada", dos esquemas e similares, não se dá conta é que os seus atos sem punição só estimulam a criminalidade e a proliferação dessas graves enfermidades. Para uma escória covarde, que executa um inocente dessa maneira, deveria receber a mais dura e longa punição possível. Seria até digna de receber tratamento com requintes texanos, mas sou contra, pois isso resolveria o seu lado de uma maneira muito "confortável". Mereceria uns cinqüenta anos de trabalhos forçados e muito sofrimento numa colônia penal, sem direito a "desconto ou perdão". Como uma figura dessas não tem cura, serviria, ao menos, como referência de punição exemplar. O resto é conversa mole e demagogia. De outra maneira, quantos inocentes estarão expostos a terem suas vidas ceifadas e abreviadas brutalmente?

    ResponderExcluir
  4. Ao meu ver a questão central da discussão não deveria ser qual seria a maioridade penal ideal. Como mostram os dados, jovens de apenas 14 anos já estão cometendo dtrocidades.Não adianta abaixar a maioridade. A consequência desta medida seria produzirmos assassinos mais jovens, e creio que não chagaríamos a lugar algum.

    Na minha opinião, em termos imediatos, já que o processo de educação, que é de longo prazo e que na verdade nunca se inicia prá valer e olha que eu escuto falar nisto desde criança, a solução seria acabar com a maioridade e com muita maturidade, prover uma legislação específica na qual é efetuada uma análise dos eventos caso a caso, com a devida apuração da formação do jovem, o meio em que vive ou viveu, e diversas outras variáveis que levaram o jovem a cometer atrocidades.

    Acho que o que queremos acima de tudo é justiça, e que o verdadeiro criminoso, seja lá que idade venha a ter, seja punido pelo crime que cometeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato,

      É isso aí. Monstro é monstro, independente da idade. A sociopatia, independente do debate se tem uma possibilidade de cura (que eu acho difícil) ou não, já é dificílima de ser diagnosticada. Imagina deixando livremente certos indivíduos que manifestam claramente problemas. Não me sai da cabeça dois "garotos" de 10 anos ingleses que enforcaram um bebê em um shopping. Sei que ficaram presos até os 18 anos, mas não sei o que aconteceu depois. Esprero eu tenham continuado. E olha que eu sou e estou sendo bonzinho.... É que minha educação não permite me expressar em outros termos!
      Abraços, Ricardo Haddad

      Excluir
  5. Caros, tenho duas filhas uma de 27 e outra de 22 anos, que não residem comigo. Durmo com o celular do lado do meu travesseiro, quando toca, pulo da cama apavorada, sempre achando que aconteceu alguma coisa de ruim. Infelizmente essa é a vida stressante que a gente vive. Rezo todos os dias pedindo proteção divina.
    Além dessa tensão, tenho que suportar um sentimento de revolta, aliás de muita revolta, que é conviver com a impunidade, com leis que parecem mais favorecer os crimes.
    O que aconteceu com esse rapaz, pode acontecer com qualque um, todos nos sabemos disso.
    Hoje é o Vitor Hugo, ontem foi o João Pedro amarrado no cinto de segurança e arrastado por vários ruas, lembram!! Turistas estupradas e espancadas dentro de vans, QUE PAÍS É ESTE, país que faz campanha pelo desarmamento, mas os miliantes estão bem armandos. E nos do bem, o que fazemos para melhorar isso, pagamos nossos impostos, mas não fazemos nada, a gente não cobra das autoridades,é essa é a verdade, o ano passa, curtimos o Carnaval, a Semana Santa, o futebol, o Choppinho nos fins de semana, chega o fim do ano Festa, fogos e Vida que segue.
    Ninguém cobra NADA.

    ResponderExcluir
  6. O Dimenor assassino é mais forte que eu.
    Reeducar como? Esse programa do governo que dá uma grana mensal para os pais botarem seus filhos na escola, não leva a nada, pois os mesmos botam os filhos, menores de 18 anos, para somente irem a escola almoçar, tomar lanche e jantar, sem o compromisso de estudar e/ou educar.
    Ditos pelos próprios alunos para uma professora que conheço e queria por os Dimenores marmanjos para estudar: “ Não estou aqui para estudar e sim para meu pai receber R$ 200,00 por mês” e a maioria com celulares da melhor qualidade.
    Se a professora insiste, corre o risco de ser enquadrada no ECA, pois esses DIMENORES conhecem todos os detalhes do ECA.

    Itamar

    ResponderExcluir