-

domingo, 28 de abril de 2013

Caraca, esse Maraca!!!



Quando meu amigo João sugeriu o tema numa mensagem sobre futebol e eu concordei imediatamente, aqui vai a transcrição.

E o Maracanã? Que vergonha. Além de estourarem o orçamento, fizeram uma "reinauguração"  que foi chamada de reabertura, só para inglês ver. Hoje, pela manhã, fui dar uma corrida no entorno do Maraca. Não tem nada pronto, parece mais um cenário do tipo Madmax 2. Teste bom seria um Fla-Flu de estádio cheio. Do lado de fora, do jeito que está, não faltaria munição no caso de um sururu entre torcidas. Que vergonha. Definitivamente, nunca estive convencido que o Brasil estivesse preparado para uma Copa, pois deveríamos planejar, construir, infra-estrutura, e, quando tudo isto estivesse pronto, poderíamos nos candidatar ao Mundial de 2022 ou 2026, ma nunca 2014. Qual será o custo para o cidadão das "emergências" para obras, como as do Maraca?  Já tínhamos gastado um dinheirão para o Pan. Quem paga a conta de tantos desmandos?  Sobre o mundial, a turma que defende a Copa usa o argumento de Copa para o povo. Para o povo? Tente comprar um ingresso popular para assistir jogos da Copa. Existirão? Certamente não. Então por que fazer Copa no Brasil, se o cidadão assistirá a Copa pela TV.  Que se leve essa Copa para os EUA, que estaria pronto para abrigá-la já. Ou qualquer país europeu. Se vamos mesmo fazer Copa no Brasil e com seus cidadãos pagando conta tão alta, o MP deveria determinar que não serão vendidos ingressos em quaisquer jogos, mas todos os ingressos de todos os jogos sorteados (todos, inclusive políticos, empresários, elite) entre os cidadãos, qu estejam com suas obrigações em dia (eleitorais, fiscais, ficha limpa).  Afinal o Brasil não é um País de Todos?  Não podemos fazê-lo um País de Tolos. Ah a FIFA não deixa. Que pena, mandem a FIFA cuidar das suas galinhas noutro lugar.  De outra maneira, que levem a Copa para bem longe daqui. Bom tema para o seu blog. Aquele abraço,
João
Isabel, que faz o primeiro comentário, achou uma foto que ilustra a imagem de MdMax, muito bem lembrada por João!

E você, o que acha?

2 comentários:

  1. Presa num engarrafamento por conta do jogo inaugural no Maracanã, ontem eu tive tempo suficiente para ver a grande obra por fora. As ruas são um verdadeiro acúmulo de entulhos. O estádio, por fora, tem registros evidentes de trabalho porco. Tudo está imundo, inacabado. Mas a imprensa encampa o discurso oficial e só dá destaque ao estádio por dentro (que parece ter ficado bonito). Pena que eu não estava com uma câmera, mas pego carona nesse raro registro (Folha SP).

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido muito comentários criticando a realização da Copa do Mundo no Brasil. As críticas mais recorrentes são quanto ao ennorme gasto de dinheiro público para a construção de estádios e outras obras periféricas, sempre com a acusação de superfaturamento e desvio de recursos.
    Argumentam que essa dinheirama deveria ser investida em escolas e hospitais.
    Aqui vão meus contra-argumentos aos anti-copa:
    1) Se não houvesse a motivaçãoi da Copa, não se estaria gastando esse dinheiro em estádios nem em nada e, como nos 20 anos anteriores, permaneceríamos estagnados, paralisados. Embora a construção de estádios não deva ser prioridade de governo algum, essas obras movimentaram a economia, geraram milhares de empregos durante uns 2 ou 3 anos e devem (espero) ou deveriam melhorar a qualidade dos nossos estádios, aeroportos, sistemas de transporte.
    2) Se essa dinheirama fosse investida em escolas e hospitais nada garante que não teríamos o mesmo quadro de denúncias de superfaturamento e desvio de recursos. Pior ainda, nada garante que essas escolas e hospitais iriam funcionar a contento, porque os governos (federal, estaduais e municipais) gostam muito de obras mas não de gestão de recursos humanos. Escolas não ensinam e hospitais não curam. Professores ensinam e médicos, enfermeiros e técnicos para operar os modernos equpamentos de diagnóstico é que curam.
    Há inúmeros casos de hospitais recém construídos e com equipamentos dos mais modernos, fechados por falta de pessoal.
    Espero apenas que as obras sejam bem executadas, uma vez que os projetos que via até agora parecem muito bons. Seria uma (outra) vergonha ver esses novos ou renovados estádios se desmilinguindo daqui a 5 anos como o Engenhão e outras instalações construídas para o PAN 2007.
    É alta mente criticável a construção de estádios em cidades sem tradição de futebol de 1a divisão e/ou sem torcida suficiente para enchê-los. Vê-se que o critério de escolha desas cidades-sede foi puramente político.
    Alguém lembra de pronto o nome de algum time de Manaus, Cuiabá ou Brasília? Natal faz tempo já teve time na 1a divisão.
    Para ter uma sede na região Norte, Belém seria menos desperdício, já que tem 3 times com torcida capaz de encher o Mangueirão.
    Fortaleza tem times com mais tradição, maior torcida e participação mais recente na 1a divisão do que Natal.
    Florianópolis tem times na 1a divisão firmes há bastante tempo e é mais atraente e já tem infraestrutura turistica do que Cuiabá, cujo estádio está fadado a virar arena de rodeios.
    Já com relação às obras visando às Olimpíadas de 2016, acho que o Rio vai se beneficiar bastante. Só a revitalização da zona portuária e as obras viárias (BRTs, túneis, demolição da perimetral, VLTs, etc.) ficarão como um bom legado transformador da cidade.
    Novamete: espero que estes projetos sejam bem executados porque no papel (ou na internet) parecem muuuuito legais.
    Pra quem não conhece, veam no site www.cidadeolimpica.com.br tudo que está sendo feito (ou já foi feito) no Rio. Tem videos interessantíssimos.

    ResponderExcluir