-

sábado, 6 de abril de 2013

SMS na veia!



Um certo dia, despeço-me do Felipe, que ia ao Centro, de Metrô, e vou pra varanda. Em seguida, acompanho seu caminho. Ao invés de simplesmente, a partir do ponto A, atravessar a rua e seguir seu caminho rumo ao ponto do ônibus de integração, ponto B, Traçado 1 da figura, ele segue à esquerda na minha rua, aguarda o sinal de trânsito abrir, atravessa a rua, volta por ela e só então chega à rua citada, perfazendo o Traçado 2, para chegar ao mesmo Ponto B.



Diferença entre os dois? Ele perdeu um minuto de sua vida, ali naquele traçado, e possivelmente deixou de pegar um ônibus que o deixaria no metrô 10 minutos mais cedo e assim por diante?

Só isso?

Não!

Na verdade, ele reduziu a praticamente Zero a chance de ser atropelado!

Meu amigo Milas é especialista em SMS! 

Pausa para esclarecimento!!!

Vejam bem, crianças, não entendam SMS no sentido 'muderno', ou seja, que é a mensagem instantânea que todos nos acostumamos a mandar pelos celulares, para economizar a necessidade de falar com as outras pessoas, ouvindo-lhes a voz e trocando ideias imediatamente. Não, eu digo SMS no sentido CORPORATiVO, que vem a ser uma sigla que significa Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, hoje valorizados e tidos como valores das corporações modernas. 
Pois bem, o Milas sempre me disse: SEMPRE atravesse em sinais! E APENAS quando os carros já estiverem PARADOS!

Cuidado excessivo??

Não!! Veja bem: se você atravessa uma rua e tem um mal súbito e cai, ou se você tropeça e cai, e associa ao supremo azar de o motorista que vem lá longe se distrair com alguma coisa, estiver trocando uma estação de rádio, ou estiver ao celular, quem sabe mesmo escrevendo um SMS (?!!) .... sim, tem gente que escreve dirigindo... e não percebe o corpo estendido no chão, tentando se levantar, ou não, pronto, já era!!

E você, faz isso?

E você, como motorista? Não fica prestes, de vez em quando, a fazer um strike, nas pessoas que atravessam as grandes avenidas fora da faixa, do sinal? Pedestre é muito abusado!!!

Exagero ou Consciência?





5 comentários:

  1. Homerix,

    A consciência de segurança sempre em primeiro lugar é um dos valores importantes que as pessoas têm que incorporar cada vez mais, estejam onde estiverem. Como motorista, como pedestre, no trabalho, em casa, no estádio, no estúdio, etc. Na qualidade de pedestre, uma volta a mais; atravessar na faixa de pedestres; atravessar na passarela; aguardar o sinal verde do pedestre, são pontos básicos em prol da segurança e que, de fato, mitigam o risco de acidentes. E custam apenas alguns poucos minutos, que podem nos separar da vida ou de uma cadeira de rodas ou, pior, do túmulo de forma muito antecipada. Vamos economizar noutras coisas, menos com a nossa segurança e das outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pro Felipe! Ele é uma exceção.
    Fico impressionado com a indisciplina e o descuido de pedestres, ciclistas e demais condutores de "veículos de tração humana".
    Todo dia vejo.dezenas de (maus) exemplos, principalmente no trajeto do Centro para casa.
    São pedestres não só atravessando fora da faixa, mas atravessando por entre ônibus parados, caminhando pela pista mesmo com calçadas desimpedidas, triciclos de entrega e carrocinha tipo "burro-sem-rabo" trafegando na contra-mão, só pra citar as mais comuns.
    Quando chego de carro em casa, tenho que esperar o portão abrir com o carro na calçada para não ficar parado na faixa exclusiva dos ônibus. O parachoque traseiro fica sobre o meio -fio e o dianteiro a 5cm do portão. Pois os pedestres não agüentam esperar nem 1 minuto.
    Geralmente passam por trás do carro se arriscando ao caminhar na pista dos ônibus, mas também há os que preferem se espremer entre o carro e o portão. NINGUÉM espera!
    Na Av. Passos, onde passo para buscar minha mulher para voltarmos juntos para casa, as pessoas passam de um lado pro outro como se estivessem num shopping, não importando se o sinal está aberto ou fechado, nem se há carros e ônibus passando em velocidade.
    Ciclistas reclamam dos motoristas mas também não respeitam os pedestres nem andam nas ciclovias quando elas existem, se arriscando entre os carros e criando situações perigosas para eles e para os motoristas que têm que fazer às vezes manobras bruscas para desviar deles.
    Acho que esse comportamento é porque não existe um mecanismo eficaz.de punição pelas suas infrações. Então, na cabeça deles, pode tudo.
    Como multar o pedestre, o ciclista ou o triciclista? Nem sei se essas condutas perigosas são previstas como infração no código de trânsito.
    Mas poderiam ser indiciados criminalmente por atentar contra a segurança pública.

    ResponderExcluir
  3. Realmente um excelente exemplo, de discernimento, disciplina e consciência. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Homero

    É a educação partindo da família.
    Se todos os pais procurassem educar seus filhos desde pequenos, provavelmente teríamos menos acidentes, "vans", etc., etc., além de Direitos Humanos valendo para todos.

    Itamar

    ResponderExcluir
  5. Oi Homerix, fiquei uns dias sem visitar seu blog... Muito bom esse exemplo do Felipe, os seus comentarios e a atitude dele demonstram o que eh pensar preventivamente. Abs, Milas.

    ResponderExcluir