-

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Os Vingadores - The Avengers

Pra turma cinquentona, como eu, o filme que vi hoje tem um apelo irresistível. Nem todos, mas boa parte de minha geração se amarrava nos 'gibis' de cinco super-heróis que foram lançados simultaneamente: Thor, O Incrível Hulk, Namor - O Príncipe Submarino, Capitão América e Homem de Ferro. E na onda que se seguiu, tiveram na TV uns desenhos super mal-animados, mas super cult. Minha ordem de preferência era exatamente a acima exposta. O martelo de Thor era irresistível, um sonho de consumo;  o incompreendido monstro verde me tocava o coração; o mundo submarino do príncipe de asinhas nos tornozelos me encantava; já o Capitão America era americano demais e eu achava o Tony Stark, a identidade secreta do Homem de Ferro, meio pernóstico.

Passou o tempo, me esqueci de todos eles e finalmente vieram os filmes. Fiquei triste com os péssimos dois primeiros retratos que fizeram de Hulk. Depois, o trabalho que fizeram com o Homem de Ferro me fez passar Tony Stark para o topíssimo da tabela. Muito da responsabilidade pelo sucesso foi a escolha de Robert Downey Jr. para o papel de Tony Stark, dando um ar irresistível ao bilionário filantropo e falastrão. Thor teve um bom filme de estréia, com  um correto e enorme Chris Hemsworth no papel título. O filme foi muito valorizado pela escolha do intérprete de seu inimigo e meio-irmão Loki, o até então igualmente desconhecido Tom Hiddleston. E não vi o filme de Capitão America. Namor, o pobre príncipe nadador, não foi incluído nos planos de passar os heróis para a telona.

Bem, todos eles (menos Namor) foram convocados por um certo Nick Fury, diretor de uma certa agência S.H.I.E.L.D., que já tinha a colaboração da Viúva Negra , hábil lutadora, e do Gavião Arqueiro, hábil arqueiro. Em tempo, estas 3 últimas figuras, eu nunca havia ouvido falar na época dos gibis. No papel deles, o sempre ótimo Samuel L.Jackson, a sempre estonteante Scarlet Yohanson, e o crescente Bruce Renner. Em todos os filmes individuais dos heróis, o tal Nick Fury aparecia, após os créditos finais, dando uma dica sobre o projeto que viria. Sempre foi um plano de Nick a junção desses seres incríveis para formar o grupo dos Vingadores, para que defendessem a Terra numa hora em que fosse preciso. E essa hora chegou quando um certo artefato cheio de energia foi roubado da agência por ninguém menos que Loki, o semi-deus de Asgaard.

Mantiveram para esta produção todos os atores heróis e bandidos, com execção de Hulk, e acertaram em cheio na escolha de Mark Rufallo para fazer o novo Bruce Banner. 

Efeitos mais que especiais, com direito a um porta-aviões que voa e desaparece, criaturas surpreendentes, grandes batalhas, mas nada é melhor do que os diálogos do filme. Tony Stark continua com a língua ferina de sempre, pegando no pé de todos os outros, mas todos eles têm o seu direito de resposta em algum momento, mesmo o inexpressivo Chris Evans no papel do Capitão America, o, como direi, menos poderoso dos super-poderosos, que fica até meio patético, no meio de todos eles, mas cumpre bem o seu papel de super-soldado. A disputa dos egos de cada um dos sheróis é expressa em tiradas fenomenais, que provocaram risos em muitos e gargallhadas em alguns, como este que vos escreve. Além disso, a destacar também, as delicadíssimas e espetaculares intervenções de Hulk, o meu querido gigante verde, que voltou a ter um destaque no meu rol de favoritos.

Houve aqui um raro momento de acordo entre o Bonequinho (d'O Globo) e o Homerinho: ambos aplaudem de pé!!!

Em tempo, este é o centésimo post do meu blog em que falo de cinema!! E coincide com a época de meu centésimo milésimo acesso!!! Uma coincidência muito bem-vinda e querida!!! 


Homerix Em Duplo Centenário Ventura


5 comentários:

  1. Gostei tb do meu filme, Joss Whedon conseguiu dar destaque a todos os herois. Assista ao filme do Capitão, apesar de americanizado, não é exagerado nesse aspecto, a história ficou bem séria e o Chris não lembra em nada o seu Tocha Humana canastrão dos filmes do Quarteto :)

    ResponderExcluir
  2. Homero, também adorei o filme. Foi muito divertido e o elenco está sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o filme no sabado foi uma perigrinação para encontrar cinema sem estar esgotado mas valeu a procura..... eu recomendo.

      Excluir
  3. Eu também assisti e achei as duas intervenções do Hulk contra os asgardianos excelentes. De um fino senso de humor, até inesperado no gigante verde. Como sempre, nesses filmes, os heróis apanham quase durante 1,5h só para virar o jogo na última 0,5h. Mas confesso que achei que o único morto entre os "mocinhos" do filme fosse "voltar", i.e., descobrir-se ele também meio super. Enfim, um filmão ...

    ResponderExcluir
  4. A imaginação realmente andou solta, mas os efeitos especiais são muito bem feitos. Agora, o que eu quero mesmo saber é: quem viu a cena do lider chitauri conversando com o seu mestre no meio dos créditos do filme, e quem viu a cena dos seis heróis lanchando exaustos e em silêncio em uma cafeteria, no final dos créditos do filme?

    ResponderExcluir