-

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Algemas em Espanhol

Notícias da 1ª página do Globo
  1.  Mais um ministro fora, é o quarto! Este caiu para proteger seu colega TEMERário... ouvi Boechat contar que, ao anunciar o fato em um congresso em SP, foi ovacionado;
  2. Dois brasileiros dentre os presos na Inglaterra pelos distúrbios, uma mostra do problema dos imigrantes por lá;
  3. Zara faz trabalho escravo;
  4. Caruso faz charge que eu não entendi;
  5. Futebol, não quero saber...;
  6. Nova operação da PF prende 30 por fraudes e desvios, inclusive o dono de uma ilha paradisíaca.


Esse caso da PF relembrou-me a polêmica das algemas, e o escââândalo que foi algemarem os pobres acusados de desvio do dinheiro público. E lembrou-me da declaração que os próprios PFs fizeram recentemente, de repúdio àquele repúdio.
Nota de Esclarecimento: atuação da Polícia Federal no Brasil
12/08/2011 - 18:31 
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal vem a público esclarecer que, após ser preso, qualquer criminoso tem como primeira providência tentar desqualificar o trabalho policial. Quando ele não pode fazê-lo pessoalmente, seus amigos ou padrinhos assumem a tarefa em seu lugar.
A entidade lamenta que no Brasil, a corrupção tenha atingido níveis inimagináveis; altos executivos do governo, quando não são presos por ordem judicial, são demitidos por envolvimento em falcatruas.
Milhões de reais – dinheiro pertencente ao povo- são desviados diariamente por aproveitadores travestidos de autoridades. E quando esses indivíduos são presos, por ordem judicial, os padrinhos vêm a publico e se dizem “ estarrecidos com a violência da operação da Polícia Federal”. Isto é apenas o início de uma estratégia usada por essas pessoas com o objetivo de desqualificar a correta atuação da polícia. Quando se prende um político ou alguém por ele protegido, é como mexer num vespeiro.
A providência logo adotada visa desviar o foco das investigações e investir contra o trabalho policial. Em tempos recentes, esse método deu tão certo que todo um trabalho investigatório foi anulado. Agora, a tática volta ao cenário.
Há de chegar o dia em que a história será contada em seus precisos tempos.
De repente, o uso de algemas em criminosos passa a ser um delito muito maior que o desvio de milhões de reais dos cofres públicos.
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal colocará todo o seu empenho para esclarecer o povo brasileiro o que realmente se pretende com tais acusações ao trabalho policial e o que está por trás de toda essa tentativa de desqualificação da atuação da Polícia Federal.
A decisão sobre se um preso deve ser conduzido algemado ou não é tomada pelo policial que o prende e não por quem desfruta do conforto e das mordomias dos gabinetes climatizados de Brasília.
É uma pena que aqueles que se dizem “estarrecidos” com a “violência pelo uso de algemas” não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no país, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação, deixando milhares de pessoas na miséria, inclusive condenando-as a morte.
No Ministério dos Transportes, toda a cúpula foi afastada. Logo em seguida, estourou o escândalo na Conab e no próprio Ministério da Agricultura. Em decorrência das investigações no Ministério do Turismo, a Justiça Federal determinou a prisão de 38 pessoas de uma só tacada.
Mas a preocupação oficial é com o uso de algemas. Em todos os países do mundo, a doutrina policial ensina que todo preso deve ser conduzido algemado, porque a algema é um instrumento de proteção ao preso e ao policial que o prende.
Quanto às provas da culpabilidade dos envolvidos, cabe esclarecer que serão apresentadas no momento oportuno  ao Juiz encarregado do feito, e somente a ele e a mais ninguém. Não cabe à Polícia exibir provas pela imprensa.
A ADPF aproveita para reproduzir o que disse o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos: “a Polícia Federal é republicana e não pertence ao governo nem a partidos políticos”.
Brasília, 12 de agosto de 2011
Bolivar Steinmetz
Vice-presidente, no exercício da presidência


Ah, sim, as algemas, em espanhol....

Você sabe como os falantes hispânicos traduzem, em sua sabedoria, 'algemas' para o idioma deles (HeHe)?




             ESPOSAS!!!


E opine, sobre as duas situações algêmicas!!

Antecipo que concordo absolutamente com uma 
e discordo absolutamente da outra ...

8 comentários:

  1. Homero,

    É preocupante observar a atuação de certos políticos tentando desviar o foco do trabalho policial com artifícios e discussões menores.

    Felizmente, a carta acima alerta a sociedade para que não se desvie da causa raiz das investigações.

    O momento é oportuno para que toda a sociedade se mobilize e pressione para que esta faxina se transforme em uma verdadeira operação Cinco "S" (lembra das práticas da Qualidade), espalhando seus benefícioa por todos os cantos do país.

    Reproduzo abaixo meu comentário postado no site da revista Exame na semana passada endereçado a nossa Presidenta Dilma:

    "Presidenta, não desaponte os milhões de eleitores que lhe outorgaram o direito de comandar o Brasil. Pense neles e escolha o caminho da verdade, do bem, da ética e da transparência. Não desanime quando sentir a solidão do poder e o peso das decisões difíceis. A decisão conveniente pode ser a mais fácil e tentadora nos momentos de pressão, mas lembre-se dos milhões de votos que a levaram ate a presidência e tome a decisão correta, que todos os Brasileiros de bem esperam da Senhora."

    A.Quadrado

    ResponderExcluir
  2. Em que meios de comunicação foi postado essa declaração de 12 de agosto? Como posso achar a fonte original?

    ResponderExcluir
  3. De fato uma bela tradução de algemas para o espanhol, e não me parece coincidência. Tem outra palavra que gosto muito, apesar de não saber ao certo se é oficial ou não do idioma castelhano: “desubicado”. As vezes me sinto assim...
    Sds

    ResponderExcluir
  4. Essa é a diferença de outros paises. Lá eles tem VERGONHA!!!!! Aqui eles são SEM VERGONHA!!!!

    ResponderExcluir
  5. A nota de esclarecimento da Polícia Federal está espetacular, logica e conclusiva....
    Claro.... abuso da autoridade como os políticos estão falando.... é uma falácia das maiores. Falar em abuso de autoridade, deles, que se tornam autoridades por nossos votos abusados, porque damos empregos a estes indivíduos, na presunção.... é uma das mais presunçosa autoridade que nos é delegada pelo sistema político, para autorizar a eles de abusarem de uma autoridade adquirida, pessimamente utilizada, vultosamente onerosa aos cofres públicos, descaradamente direcionadas para eles,e que vem arrogantemente dizerem, só dizerem, se bastasse isso para provar, e usarem repetidas e repetidas vezes de "presunção de culpa".... ora Senhores políticos, como são ousados em apontar abusos, simplesmente formais, da nossa polícia, que naquele momento e por razões judiciais, são muito mais autoridades que vocês, e que banais falsos abusos, estão praticando, comparados aos senhores ...
    Paulus

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade chamar as algemas de esposas começou como uma brincadeira na espanha medieval:

    http://www.elcastellano.org/palabra.php?q=esposa

    ResponderExcluir