-

sábado, 27 de junho de 2020

Seis Graus

(este texto agora faz parte da Paul Week, 
comemoração de  aniversário de Paul McCartney - 78 anos ) 

Hoje, esta teoria foi por água abaixo
com as mídias sociais te deixando a um grau de qualquer um
mas, se você contar apenas o aperto de mão como contato,
ela ainda vale!
___________________
Conhece a teoria dos 6 Graus de Separação? Ela foi provada por Harvard em 1960! 

O criador da teoria foi um matemático Húngaro Frigyies Karinty, em 1929!

E eu costumo aplicar comigo mesmo: estou, por exemplo, a três 'apertos de mão' de Barack Obama! Importante, não? É que meu primo Carlos Eduardo, que foi diretor de redação da Folha de SP, ficou amigo de Bill Clinton na primeira visita dele ao Brasil, trocaram presentes, enfim ... Daí a Obama, ou qualquer Presidente do mundo é um pulo!! Ou um aperto de mão! 

E, desde que Obama deu um prêmio a Paul McCartney há três meses, agora estou a 4 Graus de Separação do 'compositor mais bem sucedido de todos os tempos', palavras de Obama ao entregar o prêmio Gershwin de Música, pelo conjunto da obra, na Casa Branca, onde ouviu o astro cantar Michelle para a primeira dama.

Mas já estive a dois graus dele, sabia? Em 1990, Paul esteve aqui no Rio para fazer o maior show pago de todos os tempos para um artista solo (184 mil pagantes no Maracanã). O empresário de Paul, Richard Ogden, encantou-se com uma assistente de produção brasileira, casou-se com ela, e levou-a para Londres (ou o inverso). Ocorre que ela é prima de um grande amigo meu, um outro Carlos, que me contou a história. Fui cara-de-pau o suficiente para pedir a ele que me desse o telefone dela, e que falasse com ela que um amigo dele (eu) iria a Londres (em 1992), e poderia fazer contato. Assim ele o fez, assim eu o fiz. E ela foi kind enough para convidar-me para jantar. E lá fui eu, Central Line, Nothing Hill Gate Station. Papo, jantar, Richard simpático, confessou que gostava mais de The Who do que The Beatles, mas não aberto o suficiente para me propiciar um encontro com o ídolo. Aliás, foi até bom: acho que eu não conseguiria falar nada para ele, assim que o visse....

Fui inspirado a escrever sobre os 6 Graus num blog de um amigo meu, cujo link passo a você.
http://network4sales.blogspot.com/

Ele fala, dentre outras coisas, de uma aplicação dessa teoria ao cinema, muito interessante. Visite o blog, leia o texto e, gostando ou não, comente-o, coloque lá um comentário. A maior frustração de um blogueiro é observar um número pequeno de comentários a suas colocações. Sei bem o que é isso, mesmo não sendo blogueiro, mas agindo como tal com minhas mensagens.

Visite-o! 

Homero A Um Grau de Você Ventura


Mais textos da Paul McCartney Week no link abaixo:

24 comentários:

  1. Caro amigo,
    Neste mundão de muita gente, é muito bom estar nesta lista dos que estão a um grau de você. Obrigada por seus e-mail, é sempre um prazer abri-los.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela divulgação, Homero. Como prometido, na próxima semana vou escrever sobre a Teoria dos Seis Graus de Separação e incluir seus exemplos no texto.

    Quando eu estiver no Rio com a Priscylla, marcamos um encontro para nos conhecer pessoalmente.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Sua postura diante da vida e das pessoas que o cercam é muito interessante.
    Você assim, é uma pessoa muito interessante.
    Ao enviar emails para mim, demonstra seu interesse por minha pessoa
    e isso me agrada, pois vejo que seu maior interesse é agradar,
    no melhor sentido que a palavra tem.
    Pessoas assim tornam tudo muito mais interessante...
    Considere meu abraço sem nenhum grau de separação.

    ResponderExcluir
  4. Homero

    Ja tinha ouvido falar nessa teoria e acredito nela.

    Voce sabia que o Francesco Santoro, pai do Rodrigo Santoro trabalhou no CENPES? Trabalhamos juntos na certificacao do projeto de engenharia basic pela ISO 9001. Isso nos coloca a 1 Grau do Rodrigo Santoro e, portanto, a 2 de praticamente todos os artist as da televisao e cinema brasileiros. Ele tambem nos conecta aos artist as de Hollywood. Nao e' sensational?

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante!


    Sabia que o Orkut foi criado pelo turco Orkut Buyukkokten como Proof-Of-Concept dessa teoria? Não sei como é agora, mas no início se podia acessar o perfil de qualquer dos usuários, e verificar qual a sua distância até essa pessoa. Até a última vez funcionou para mim. Nenhum ser famoso do mundo nunca esteve a mais que 5 apertos de mão de mim, mesmo não estando todas as pessoas do mundo cadastradas no Orkut (nem sequer todos meus conhecidos, pra falar a verdade).

    ResponderExcluir
  6. Q q é isso amigo, não se deprecie pela contagem de respostas a
    às suas mensagens gostosas e inteligentes.

    Deixa eu aumentar essa média de resposta senão o amigo pode até pensar em parar de escrever.

    Abs e keep it up

    ResponderExcluir
  7. Homero,

    O aumento do diálogo entre os diferentes setores da sociedade faz parte de um processo de conhecimento social de longo prazo. Da mesma forma, a consolidação das estruturas sociais no sentido de aprovar a participação de cada elemento, cumpre um papel essencial na formulação das direções preferenciais no sentido da aproximação entre os seres. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a estrutura atual das organizações também promove a alavancagem das condições inegavelmente apropriadas para a menor distância entre os povos.

    A nível pessoal, a contínua expansão das atividades garante a contribuição de um grupo importante na disseminação do conhecimento inter-pessoal na sociedade da qual fazemos parte. Percebe-se, cada vez mais, que o entendimento das ligações afetivas aponta para a melhoria das formas de união. Finalmente, a crescente influência da mídia afeta positivamente a imediata reciclagem das interações, oferecendo uma interessante oportunidade para verificação a inter-conexão entre indivíduos aparentemente distantes.

    ResponderExcluir
  8. Já conhecia essa teoria dos 6 graus. Muito interessante!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Caro Aprendiz 1

    Muito bom, mas desconfio ser gerador de abobrinha ...

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Denise, justamente o blog que eu recomendei fala do Número Bacon!!

    Você no Pacaembu, como eu no Maracanã, esteve próximo a Paul, mas não se pode considerar que estivemos a UM grau, já que para chegar a ele, seriam necessário passar por 10 guarda-costas (HeHeHe), ou ter um contato!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. A teoria é muito interessante e eu fico cá pensando porque vc não tem
    o seu blog???!!

    ResponderExcluir
  12. Homero
    Quando o Paul esteve no Brasil cantando no Maracanã eu fazia assessoria p/plano de saúde (golden cross). Tive a oportunidade de estar com ele no camarin e tirei uma foto deste dia. Vou procurar a foto, pois nao era tempo de digital. Nao apertei a mao dele. Dei beijos e recebi, gostei muito.

    ResponderExcluir
  13. Curiosidade, e a quantos aperto de maos de Lula, Dilma, Neymar e Dorival Jr? Messi ou Ronaldinho?

    sds

    ResponderExcluir
  14. RAPAZ!! ESSE CARLOS ERA EU E JÁ TINHA ME ESQUECIDO DESSA HISTÓRIA....
    ABS.

    ResponderExcluir
  15. Vamos lá

    Lula ou Dilma
    Eu - Gabrielli - Lula ou Dilma
    2 Graus


    Neymar
    Eu - Filho de meu primo que estudou com Neymar - Neymar
    2 Graus

    Robinho
    Eu - Filho de meu primo - Neymar - Robinho
    3 Graus

    Messi
    Eu - Filho de meu primo - Neymar - Robinho - Ronaldinho - Messi
    5 Graus
    E
    por aí vai.....

    ResponderExcluir
  16. Olá Homero,

    Como prometido, publiquei hoje o texto sobre a Teoria dos Seis Graus de Separação e você é o personagem principal. Quando tiver um tempo, acesse o link abaixo para conferir:

    http://network4sales.blogspot.com/2010/09/sera-mesmo-que-todas-as-pessoas-no.html

    Claro que você ajudará muito se também divulgar aos seus amigos.

    Espero que você goste!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  17. Já postei.....

    Posso até recomendar, mas você viu o feedback que este seu amigo conseguiu até agora? Nenhum comentário foi postado a seu primeiro comentário no seu blog... Minha influência anda muito baixa....

    Abraço

    Homero Desanimado Ventura

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pela força.

    O pessoal é tímido ou preguiçoso na hora de postar um comentário. Mas se engana se pensa que sua influência é baixa. Em 24/09, dia seguinte que você enviou seu email abaixo, tive pelo menos meia dúzia de visitas no meu blog. Elas só podem ser associadas a sua indicação já que eu havia postado vários dias antes.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  19. Homerix

    Voce me ajudou. Pois isso significa que estou a 3 graus de Lula ou Dilma e a 6 de Messi

    Sds

    ResponderExcluir
  20. Repassando p/ casa p/ visitar o blog...Realmente muito interessante esta teoria... Aproveitando a onda das eleições, tenho 2 graus com Lula e talvez 3 com Dilma e/ou Serra...

    ResponderExcluir
  21. Interessante! Não conhecia.

    Pensando que estou a 1 grau do meu amigo escritor e em suas histórias reveladas, percebo que estou a poucos graus de pessoas que eu iamginava estar a 20 graus! Assim até posso acreditar que no máximo estou há 6 de todos...

    ResponderExcluir
  22. Pediu o telefone da mulher dos outros kkkkkkkk
    Mas foi por um bom motivo 👏🤝

    ResponderExcluir
  23. Achei interessante sua teoria dos graus. Estive em 3 shows de Paul, mais a posição eu estava não tinha nem como contar nenhum grau. Mais foi mágico mesmo assim de longe. Se tiveres oportunidade de trocar algumas palavras com Paul, comente do show que ele fez em Floripa em 2012,e que no meio da multidão tinha uma super, super... fã dos Beatles louca para tocar nele. Um abraço

    ResponderExcluir
  24. O Richard, pelo visto, ainda não conhece os Beatles. rs rs rs. Ainda pensa que é uma banda de rock. Nesse caso é compreensível que ele goste mais do The Who. Não que eu gostei mais do The Who. Mas também é uma banda, então se torna possível comparar. Mas os Beatles sempre foram muito mais que música. Não há como comparar com nenhuma outra banda.
    A propósito, gosto do The Who. E diversas outras bandas. Interessante ver que, com o passar do tempo, tiveram na bateria o filho de um Beatle.
    Gosto da teoria da separação. Os seis graus. Brinquei disso muito. Atualmente, depois das redes sociais, nem tem mais muita graça o brinquedo. Estou a um grau de separação de todos que também estão nas redes. Podemos mandar recados para Paul todos os dias...Não que ele leia, mas podemos mandar. Mas era muito interessante ver se descobríamos nossos graus de separação do Papa, da Marilyn Monroe, dos Beatles... O mais curioso é que eu sempre encontrava os graus. Charles Chaplin...Porque conheço alguém que conheceu outro alguém.... e pronto. Tem um filme muito legal com esse nome.

    ResponderExcluir