quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Com ou Sem Oscar ... 4 Candidatos

Gostei muito mais de Idas e Vindas do Amor aquela salada de clichês segundo a crítica, do que, por exemplo, de Amor Sem Escalas , que está concorrendo a Oscar de Melhor Filme. Na minha opinião, uma indicação exagerada. É até divertido, faz pensar um pouco, sim, há cenas legais, mas pra Oscar, não concordo. O pano de fundo é pesado. Nos EUA tem de tudo, realmente, até gente especializada em demitir pessoas, contratadas por tarefa: “Vai lá e demite esses 30!” O sujeito viaja por todo o país, daí o nome original Up In The Air , que é onde George Clooney vive, fazendo esse servicinho sujo, ou dando palestras, com uma mochila, cujo significado minha insensibilidade não permitiu alcançar. E trata-se de uma propaganda descarada da American Airlines, única companhia que é usada pelos personagens. O veredicto é o seguinte: vale ver, por curiosidade!

E o Bonequinho aplaude, de pé!! Fazer o quê! Aliás, isto é sempre muito relativo: notei que o Bonequinho que atende por A.M. dorme, nos dois melhores filmes de 2009, Avatar  e Bastardos Inglórios . Ao menos nos dois, havia outros bonequinhos que aplaudiram de pé e o Globo também mostrou. A partir de agora, tenho que ficar atento aos fimes em que esse tal de A.M. dormir de novo. É correr pra bilheteria!

Com Amor sem Escalas , que assisti bem antes do Carnaval, eu chegara ao índice Oscar de 40%: testemunhara, até então, 4 dos 10 indicados a Melhor Filme. Sim, são 10, ao invés dos cinco, que era a norma desde 1940, acho. Bem, no último domingo, abdiquei até da final da Taça Guanabara para melhorar meu índice. E de que forma magistral o fiz! Assisti a Preciosa , e que filme precioso! Este sim, pesado, violento, cruel. E que personagens: qual o destino se espera de uma adolescente negra, gorda, e pobre, explorada pela mãe, e .... bem, melhor parar por aqui, para não estragar. Engula em seco e vá ver. E não leve ovos ou tomates, senão vai dar vontade de jogar na mãe da Preciosa: contenha sua vontade de esganá-la!!! As duas atrizes são também candidatas, com grande mérito. Ah, e veja se não encontra uma similaridade entre o que acontece no filme e o nosso programa Bolsa-Família!!!

E quando já estava satisfeito com meu índice para a semana, eis que chega em casa o DVD de Distrito 9 , que eu pedira para o Carnaval, em plena segunda à noite. Bem, foi bom pra me poupar de ver aquele chato do Galvão, e, claro, para ver um graaaande filme! Ficara muito chateado por não assisti-lo na telona, no ano passado, pois fora recomendado pelas minhas maiores referências no assunto. Super ficção científica, filmado em tom de documentário, mostrando uma situação surreal: uma nave espacial enoooorme ‘pousa’, flutuando sobre Johannesburgo, escangalhada, como dizem os cariocas, ou seja, parou de funcionar (em tempo, em São Paulo, o termo significa ‘absolutamente esmigalhado, quebrado a golpes de martelo ou similar, sem qualquer chance de conserto’). A trama passa-se 20 anos depois da chegada, contando como tudo aconteceu: o ‘resgate’ dos milhares de alienígenas (horrorosos, uns insetos humanóides asquerosos), um pouco da convivência (não tão pacífica) com os humanos, e o confinamento em uma certa área da cidade, o tal Distrito 9, favelão cuja população já atingira a casa do milhão. O resto você vê, aliás não deixe de ver, quer dizer, talvez não seja muito apropriado para mulheres impressionáveis, sei lá, é meio nojento, bem, pode ser, quem sabe!!! Olha a coerência ... logo eu, que liberei as mulheres para ver Bastardos Inglórios !! E não deixe de notar o excepcional ator principal, absolutamente desconhecido, nome inguardável, porém magistral.

Então, 60% atingido!!! Melhor que em muitos anos em que não via nem dois dos cinco filmes indicados, antes da grande noite!!!

Meu ranking?

    1. Avatar
    2. Bastardos Inglórios
    3. Distrito 9
    4. Preciosa
    5. Up
    6. Amor sem Escalas

Aliás, eu preferia que Avatar  ganhasse Melhor Filme, e Quentim Tarantino, o de Melhor Diretor, seria muito justo, pois Bastardos  é maravilhoso!! Mas, poucas vezes esses dois prêmios ficaram desvinculados no passado.

Ainda vou melhorar meu índice Oscar: vem aí o filme dos irmãos Cohen, Um Homem Sério , que o Bonequinho Viu ... e aplaudiu!!!

Ihhh... olha o perigo!!!

Homero Desconfiado Ventura

4 comentários:

  1. Nem sei se já estreou, mas acho que vc vai gostar de "The Hurt Locker", que aqui no Brasil ganhou o bizarro título de "Guerra ao Terror". Na minha opinião, apesar de ter adorado "Avatar", a estatueta vai para "Guerra ao Terror".

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Homero,

    adooooorrrrrooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo suas crônicas. Quanto ao bonequinho da Globo eu sempre os ignorei, nunca consigo concordar com eles. Dormir no filme AVATAR? Pelo amor de D+us, impossível.

    Estou de acordo com o premio de melhor filme para AVATAR, mas por outro lado, não estou nem aí para o Oscar, é totalmente político e um saco. Não gosto nem de assistir e não priorizo minhas escolhas pela premiação.

    Sou apaixonada por cinema, desde Matrix não sentia a emoção que senti com AVATAR. O povo N'avi é tudo o que eu gostaria de ser, alta, magra, azul da cor do mar e com um rabão....rsrsrsrsrsrsrrs.

    beijos meu querido, já mandei o meu email particular

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Homero! Amei sua crítica e concordo com ela em absoluto. Tive as exatas mesmas impressões dos filmes que vi e em relação as críticas muitas vezes descabidas do bonequinho.

    Não sei mas tenho a impressão simples que na maioria das vezes eles são levados por "patrocínio" ao falar bem o mal de algum filme.

    ResponderExcluir
  4. Não vi esses filmes novos. Sobre Avatar, o que digo é que são atuações sensacionais, efeitos revolucionários dentro de um roteiro absolutamente maniqueísta, americano e previsível. Ainda assim, vale mais de uma ida ao cinema. Sobre "Bastardos", acho que já comentei: nada mais catártico para um judeu como eu do que ver Hitler ser metralhado na cara. O filme é sensacional e vai entrar na minha coleção "Tarantino" quando sair em DVD, fazendo companhia a um dos melhores filmes de todos os tempos, "Pulp Fiction".

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...