-

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Segunda Época de Impressões - Errata interessante

Na minha Segunda Época de Impressões, de 10 dias atrás, havia uma falha.
Quando comentei sobre a opinião de Luis Fernando Veríssimo sobre AVATAR, coloquei o nome de seu finado e famoso pai Érico, como autor do comentário.
Ilações e constatações sobre o que pode ter ocorrido:
      1. Imaginei o artigo como uma mensagem psicografada, do grande escritor a seu filho, apesar de este último nunca ter declarado habilidades mediúnicas;
      2. Por tratar-se o filme de um grande épico do presente, aliás, do futuro, acabei considerando o ato falho muito apropriado por sua associação ao grande autor do épico do passado ‘O Tempo E O Vento’, com seu corajoso Capitão Rodrigo;

Sobre as reações dos meus 17 leitores ao erro / ato falho:
      1. Imaginei que ao lerem o nome Veríssimo, associariam-no imediatamente ao grande escritor e colunista do presente, Luis Fernando, nem percebendo que lá estava o nome do pai dele, grande escritor do passado;
      2. Bem, sabia que a maioria iria dar mesmo aquela famosa diagonal, das pessoas sem muito tempo, que normalmente deixa para trás coisas interessantes ou importantes;
      3. Muitos nem iriam ler a mensagem mesmo.

O que foi muito interessante é que TODOS os POUCOS que perceberam o ato falho, não costumam responder nenhuma de minhas mensagens.
Ao menos agora sei que as lêem, ao menos de vez em quando. De qualquer modo, acho que isto é um fenômeno para ser analisado pelo Analista de Bagé.

Bem, atualizando um pouco mais os números, AVATAR já ultrapassou Titanic, em bilheteria bruta mundial, US$ 2,0 Bilhões!

Como eu já antecipara em minha mensagem “Segundas Impressões”, agora já se fala na inflação, e no advento do 3D, como fatores contribuintes:
      • O preço médio do ingresso médio no cinema (fui pesquisar) era de US$ 4,35 em 1995, enquanto hoje, é de US$ 7,50;
      • O preço das salas com 3D é superior em cerca de 25% ao normal

Ou seja, em número de pessoas, ainda falta muito chão para AVATAR, mas acho que chega lá, dada a velocidade, pois tudo isso foi conseguido em menos de dois meses de exibição.

Se você está entre os 80%  que não teceram qualquer comentário sobre minha recomendação, e/ou ainda não se animou a ser testemunha do fenômeno, há tempo: a coisa deve continuar na telona por meses. Afinal, o filme foi indicado a 9 (nove) Oscars, incluindo, é claro, Melhor Filme e Melhor Diretor.

Como era de se esperar.




Homero Ainda Avatarando Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário