-

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Nem Precisava!

O Santos chegou, ontem, à liderança do Paulistão, empatado com o Botafogo (de Ribeirão Preto), após bater o último invicto Santo André. É, Campeonato Paulista não é moleza não. Todos os grandes já perderam, e não ficam distribuindo goleadas por aí (o Santos já deu duas), como no Carioca. De qualquer maneira, mais certo aqui, do que lá, devem acabar sobrando sempre os quatro grandes. Lá, a coisa é em um turno, com pontos corridos e quadrangular final.

Quero crer que este seja o ano do Peixe. E não é por causa disso que estão pensando!

Depois de dois anos amargando as últimas posições do Brasileiro, próximo à zona do rebaixamento, começamos muito bem. Por várias razões, a principal, o ataque. Tínhamos, desde o fim de 2008, dois projetos de craque, duas promessas de alegria, que estão se confirmando agora.
    1. Paulo Henrique, o Ganso, excelente meia-esquerda, habilidoso, objetivo, já teve seu batismo no Maracanã lotado, perdendo dois pênalties contra o Flamengo. Foi a cota. Agora, está centrado no jogo, fazendo gols e dando assistência a todos, especialmente Neymar;
    2. Neymar, que hoje completa 18 anos, amadureceu de maneira incrível, está partindo pra cima dos pobres zagueiros, que deixa no chão, é artilheiro do campeonato, com seis gols. NÃO DEIXEM DE VER O GOL QUE ELE FEZ ONTEM!

O ataque está bem ajudado por uma defesa que agora parece mais firme: um goleiro jovem, o Felipe (gosto desse nome!), que acabará dando lugar ao Fábio Costa, quando ele se recuperar, mas já dá conta do recado. Na zaga, ontem vi o velho Edu Dracena, vigoroso veterano, que trazia a tarja de capitão, mas ainda é reserva, que, se aposentar a carteirinha de carniceiro, dará uma segurança grande por ali, na zona do agrião. Tem o Léo, que aos poucos volta a ser o grande Léo de 2002; no meio campo, voluntariosos Wesley, Rodrigo Mancha (descobri ontem a razão do apelido) e Arouca, enquanto não volta o capitão Roberto Brum, que vinha jogando muito bem, além de aguardarmos a volta à forma de Geovani, em sua 3ª passagem pelo Santos. Na primeira, nos idos de 1995, estava no time vice-campeão brasileiro (afanado pela arbitragem contra o Botafogo); na segunda, em 2005, esteve muito bem, deu show contra o futuro campeão Corinthians, mas se perdeu, junto com o time, quando houve o escândalo dos 11 jogos repetidos; e agora volta de novo, aos 38 aninhos, completados ontem, olhaí o choque de gerações. Depois do que o Petkovic fez em 2009, não tenho como não me animar!


Robinho, sinceramente, nem precisava. Vai ser bom pra ele mostrar que pode ir mesmo para a seleção, desde que abandone a fase triatlo (corre, pedala, ... e nada!) que vem experimentando há tempos. Claro que espero que seja bom para o Santos, e vai ser mesmo, pois vai chegar a hora em que um zagueirão desses, depois de um humilhante drible de Neymar, acabe mandando o jovem para o estaleiro.

Acho que vou poder cantar o hino do meu time, com propriedade: Agora, quem dá bola, é o Santos!

Homero Esnobando Ventura

2 comentários:

  1. Parabens por chegar a liderança e pelo futebol apresentado.
    Porém, será que segunda feira o Santos continuará lider?
    Se bater o SP aí sim é uma liderança consolidada e forte candidato ao título.

    ResponderExcluir
  2. Blá, blá, blá ...
    O fato é que voces de SP estão sendo liderados pelo Botafogo de RP!
    Aqui, nós usamos o Botafogo como saco de pancadas.
    Lá, a filial é o lider.
    Imagina então se fosse a matriz ...
    Campeonatozinho vagabundo esse de voces

    ResponderExcluir