-

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Com ou Sem Oscar ... 4 Candidatos

Gostei muito mais de Idas e Vindas do Amor aquela salada de clichês segundo a crítica, do que, por exemplo, de Amor Sem Escalas , que está concorrendo a Oscar de Melhor Filme. Na minha opinião, uma indicação exagerada. É até divertido, faz pensar um pouco, sim, há cenas legais, mas pra Oscar, não concordo. O pano de fundo é pesado. Nos EUA tem de tudo, realmente, até gente especializada em demitir pessoas, contratadas por tarefa: “Vai lá e demite esses 30!” O sujeito viaja por todo o país, daí o nome original Up In The Air , que é onde George Clooney vive, fazendo esse servicinho sujo, ou dando palestras, com uma mochila, cujo significado minha insensibilidade não permitiu alcançar. E trata-se de uma propaganda descarada da American Airlines, única companhia que é usada pelos personagens. O veredicto é o seguinte: vale ver, por curiosidade!

E o Bonequinho aplaude, de pé!! Fazer o quê! Aliás, isto é sempre muito relativo: notei que o Bonequinho que atende por A.M. dorme, nos dois melhores filmes de 2009, Avatar  e Bastardos Inglórios . Ao menos nos dois, havia outros bonequinhos que aplaudiram de pé e o Globo também mostrou. A partir de agora, tenho que ficar atento aos fimes em que esse tal de A.M. dormir de novo. É correr pra bilheteria!

Com Amor sem Escalas , que assisti bem antes do Carnaval, eu chegara ao índice Oscar de 40%: testemunhara, até então, 4 dos 10 indicados a Melhor Filme. Sim, são 10, ao invés dos cinco, que era a norma desde 1940, acho. Bem, no último domingo, abdiquei até da final da Taça Guanabara para melhorar meu índice. E de que forma magistral o fiz! Assisti a Preciosa , e que filme precioso! Este sim, pesado, violento, cruel. E que personagens: qual o destino se espera de uma adolescente negra, gorda, e pobre, explorada pela mãe, e .... bem, melhor parar por aqui, para não estragar. Engula em seco e vá ver. E não leve ovos ou tomates, senão vai dar vontade de jogar na mãe da Preciosa: contenha sua vontade de esganá-la!!! As duas atrizes são também candidatas, com grande mérito. Ah, e veja se não encontra uma similaridade entre o que acontece no filme e o nosso programa Bolsa-Família!!!

E quando já estava satisfeito com meu índice para a semana, eis que chega em casa o DVD de Distrito 9 , que eu pedira para o Carnaval, em plena segunda à noite. Bem, foi bom pra me poupar de ver aquele chato do Galvão, e, claro, para ver um graaaande filme! Ficara muito chateado por não assisti-lo na telona, no ano passado, pois fora recomendado pelas minhas maiores referências no assunto. Super ficção científica, filmado em tom de documentário, mostrando uma situação surreal: uma nave espacial enoooorme ‘pousa’, flutuando sobre Johannesburgo, escangalhada, como dizem os cariocas, ou seja, parou de funcionar (em tempo, em São Paulo, o termo significa ‘absolutamente esmigalhado, quebrado a golpes de martelo ou similar, sem qualquer chance de conserto’). A trama passa-se 20 anos depois da chegada, contando como tudo aconteceu: o ‘resgate’ dos milhares de alienígenas (horrorosos, uns insetos humanóides asquerosos), um pouco da convivência (não tão pacífica) com os humanos, e o confinamento em uma certa área da cidade, o tal Distrito 9, favelão cuja população já atingira a casa do milhão. O resto você vê, aliás não deixe de ver, quer dizer, talvez não seja muito apropriado para mulheres impressionáveis, sei lá, é meio nojento, bem, pode ser, quem sabe!!! Olha a coerência ... logo eu, que liberei as mulheres para ver Bastardos Inglórios !! E não deixe de notar o excepcional ator principal, absolutamente desconhecido, nome inguardável, porém magistral.

Então, 60% atingido!!! Melhor que em muitos anos em que não via nem dois dos cinco filmes indicados, antes da grande noite!!!

Meu ranking?

    1. Avatar
    2. Bastardos Inglórios
    3. Distrito 9
    4. Preciosa
    5. Up
    6. Amor sem Escalas

Aliás, eu preferia que Avatar  ganhasse Melhor Filme, e Quentim Tarantino, o de Melhor Diretor, seria muito justo, pois Bastardos  é maravilhoso!! Mas, poucas vezes esses dois prêmios ficaram desvinculados no passado.

Ainda vou melhorar meu índice Oscar: vem aí o filme dos irmãos Cohen, Um Homem Sério , que o Bonequinho Viu ... e aplaudiu!!!

Ihhh... olha o perigo!!!

Homero Desconfiado Ventura

4 comentários:

  1. Nem sei se já estreou, mas acho que vc vai gostar de "The Hurt Locker", que aqui no Brasil ganhou o bizarro título de "Guerra ao Terror". Na minha opinião, apesar de ter adorado "Avatar", a estatueta vai para "Guerra ao Terror".

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Homero,

    adooooorrrrrooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo suas crônicas. Quanto ao bonequinho da Globo eu sempre os ignorei, nunca consigo concordar com eles. Dormir no filme AVATAR? Pelo amor de D+us, impossível.

    Estou de acordo com o premio de melhor filme para AVATAR, mas por outro lado, não estou nem aí para o Oscar, é totalmente político e um saco. Não gosto nem de assistir e não priorizo minhas escolhas pela premiação.

    Sou apaixonada por cinema, desde Matrix não sentia a emoção que senti com AVATAR. O povo N'avi é tudo o que eu gostaria de ser, alta, magra, azul da cor do mar e com um rabão....rsrsrsrsrsrsrrs.

    beijos meu querido, já mandei o meu email particular

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Homero! Amei sua crítica e concordo com ela em absoluto. Tive as exatas mesmas impressões dos filmes que vi e em relação as críticas muitas vezes descabidas do bonequinho.

    Não sei mas tenho a impressão simples que na maioria das vezes eles são levados por "patrocínio" ao falar bem o mal de algum filme.

    ResponderExcluir
  4. Não vi esses filmes novos. Sobre Avatar, o que digo é que são atuações sensacionais, efeitos revolucionários dentro de um roteiro absolutamente maniqueísta, americano e previsível. Ainda assim, vale mais de uma ida ao cinema. Sobre "Bastardos", acho que já comentei: nada mais catártico para um judeu como eu do que ver Hitler ser metralhado na cara. O filme é sensacional e vai entrar na minha coleção "Tarantino" quando sair em DVD, fazendo companhia a um dos melhores filmes de todos os tempos, "Pulp Fiction".

    ResponderExcluir