-

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

The Beatles' 1963 - o 3º compacto

  O que aconteceu desde o Big Bang até 1962, eu escrevi aqui, neste LINK.

Sobre o começo de 1963 e o 1º compacto Nº1, eu escrevi aqui, neste LINK.

A envoltória do 1º LP, eu escrevi aqui, neste LINK.

O objeto primordial deste capítulo  já foi notado em dois momentos do último, afinal essas coisas se entrelaçam, a composição, a gravação o lançamento de uma canção vão acontecendo concomitantemente com distintos estágios de outras canções já consideradas ou daquelas que ainda estão por vir. Então, já vimos que a canção do Lado A do novo compacto foi composta em plena viagem entre dois pontos da excursão em que os Beatles levavam pela Inglaterra e que promovia o 1º LP. 
Ela era From Me To You. 
Em 28 de fevereiro,  o ônibus da excursão de Helen Shapiro saíra de York rumo a Schrewsbury, e John e Paul aproveitaram o tempo livre, pegaram seus violões e foram para o fundo do ônibus. e compuseram aquela que seria sua nova Nº1, simples assim. 
From York To Schrewsbury virou From Me To You! 
E mostraram ali também uma outra canção que haviam feito dias antes, Thank You Girl. Os companheiros de excursão não acreditavam no que viam... e ouviam... talvez alguns deles desconfiassem de que estavam presenciando o nascimento de um fenômeno... dentre eles, o líder da excursão, Roy Orbison, que também compôs naquelas viagens, simplesmente Pretty Woman!

O outro momento em que soubemos dela foi a sua gravação, em 5 de março, no mesmo dia em que tiraram a foto da capa do LP Please Please Me, em outro ponto de Londres, dias sempre agitados. Mais sobre esses dois momentos virão na análise da canção, bem como da canção eleita para compor o Lado B, chamada Thank You Girl, que ganharão agora respectivamente os números 15 e 16 do cancioneiro Beatle, de acordo com o critério adotado nesta publicação. As duas canções são também notáveis por serem as últimas McCartney/Lennon, notação que haviam adotado até ali. A partir de então, entraria em cena a mais famosa parceria da música pop.... Lennon/McCartney!

Bem, voltemos à estrada... para contar um pouco mais sobre o período em que ainda se juntavam a caravanas de outros astros... em breve, eles se tornariam uma entidade superior, um Astro Rei, com luz própria para  iluminar todo o planeta, e mais ninguém...

Quando os Beatles pararam em Londres pra tirar fotos e gravar, já havia terminado a excursão com Helen Shapiro, e eles já estavam em meio a um curtíssimo período viajando sozinhos. E ali terminaram as excursões de inverno! E viria a sagração da primavera!!
Não... isso é Stravinski... Aqui, foi ... 

A Consagração da Primavera! 

Logo no dia 9 de março, embarcariam em mais uma trupe, comandada por dois jovens americanos, Chris Montez e Tommy Roe, embarcando em um ônibus pelas estradas inglesas... Note no cartaz que os Beatles são os únicos que tinha suas carinhas mostradas além dos dois astros americanos, que teoricamente, eram os que 'puxavam' a excursão. A ocasião é celebrada como sendo a primeira em que apareciam imagens deles, as anteriores, mesmo as que estavam solo, só continha o nome das atrações.

No começo da excursão, ainda levavam apenas Love Me Do e Please Please Me, esta última já com o status de Nº1 nas paradas. Chris e Tommy logo viram que, apesar de serem eles os astros principais, logo que os Beatles terminavam sua apresentação, a plateia quase esvaziava, porque os fãs seguiam os rapazes para caitituá-los... era o começo da febre, ainda incipiente, mas já dando sinais.... No começo, os dois astros já se impressionavam, primeiro com as duas originais que levavam, mas também com os vocais sensacionais de Paul em Long Tall Sally e John em Twist and Shout... mas, à medida que ia se aproximando o 22 de março, os rapazes mostravam com orgulho o LP que ia sair em breve, colocavam pros outros ouvirem, e todos se espantavam com tanta qualidade. No final daquela excursão, o repertório era de 6 canções de Please Please Me, a canção título e mais Love Me Do, Misery, A Taste Of Honey, Do You Want To Know A Secret, e I Saw Her Standing There. Recentemente, vi uma entrevista de Montez, que aparenta ser muito mais jovem do que é, que contou sobre esse espanto, e também que Paul era o mais gentil, George e Ringo eram quem deixavam as meninas mais loucas, e John.... bem ele saiu na porrada com John, hehehe, depois de levar um banho de cerveja vinda do quarto de hotel, enquanto ele conversava com amigos no térreo.... ah, esse John... já casado e ainda moleque!!

Claro que os Beatles não ficavam 100% do tempo dedicados à excursão. As chamadas para aparições em rádio e TV pululavam. Logo no dia 11 de março, a Rádio Luxemburgo os chamou para o programa Friday Spectacular. No dia seguinte, John caiu de cama com um baita resfriado, e desfalcou a banda durante 3 dias, com os três atuando como Power Trio. Esse estado fez cancelar mais uma participação no Saturday Club da BBC.... mas lá já estavam todos presentes no dia 21, no programa On The Scene. Na estrada, celebraram o lançamento oficial de seu 1º LP, no dia 22. A excursão com Chris Montez e Tommy Rue seguiu até o último de março e no 1º de abril, já estavam todos a gravar na BBC, dois programas da série Side By Side, e mais dias na estrada, agora, sós, com uma parada em Londres no dia 5 para receberem seu primeiro Disco de Prata, por causa das vendas de 250 mil cópias do compacto Please Please Me / Ask Me Why..... o primeiro de muitos .... e de metais mais valiosos.... 

No dia 8 de abril, nasceu a primeira pessoa que poderia dizer: "Sou filho de um Beatle!" Era Julian, filho de John e Cynthia, que o teve sozinha na maternidade em Liverpool, pois John estava na estrada e sua mãe no Canada! Era incomum pais testemunharem o nascimento dos filhos, ainda mais seria para John, em meio a um efervescente período de compromissos naquele início de carreira. Naquele mesmo dia, os Beatles estavam em Londres para um show, e dia seguinte, para gravações de rádio (BBC - Pop In) e TV (BBC - Tuesday Rendevouz) e mais um show à noite... ufa!! John só foi conhecer seu filho no dia 11!

E nesse mesmo dia, veio ao mundo o 3º compacto dos Beatles. O Reino Unido conheceu então mais dois clássicos Lennon/McCartney, ou melhor, como sabem, as duas últimas McCartney/Lennon

E vamos a elas. Como sempre, basta clicar em seus nomes para acessar a análise da letra, da música, de sua estrutura, de sua gravação e lançamento!

15. From Me To You (by McCartney/Lennon- vocal de John e Paul

16. Thank You Girl ((by McCartney/Lennon) - vocal de John 

Como dito aqui em cima, o compacto ficou inéditas 7 (sete) semanas no topo das paradas inglesas, feito só desbancado 4 anos depois pelos próprios Beatles!!  E o ano estava no começo!! Ainda viriam mais dois compactos bombásticos, e outro LP, em meio ao que seria conhecido como Beatlemania!!

 


4 comentários:

  1. Comento sobre Chris Montez. Por alguma razão sua voz tem poder sobre mim. E o som de duas das suas músicas de sucesso aqui no Brasil. The More I see you e Day by Day. Eu como que retorno no tempo ao ouvir essas músicas. Infelizmente não retorno não...Mas sinto como se estivesse lá...recordo tudo, vem uma sensação dentro de mim que é linda. Ambas eram tocadas sempre no programa Musicas na Passarela da Tamoio onde eu sempre ouvia Mr. Moonlight...E devo parar por aqui porque pode ser que removam minha postagem...Da primeira vez que falei sobre esse programa e Mr. Moolight e volta ao passado minha postagem foi removida. Um mistério até hoje. rs rs rs. Será que essa falando sobre o mesmo assunto será aprovada? E por quem? Quem entra aqui sem pedir a permissão de Homero e remove nossas publicações?

    ResponderExcluir
  2. Sobre a postagem. Muito informativa. Eu quase nada sabia dessas viagens. Isto é, não sabia dos detalhes, nem dos comentários do chris Montez sobre eles e nem que era uma coisa seguida da outra quase sem pausa. Trabalhavam muito os garotos.
    Fiquei sabendo por você em outra poostagem que John so conheceu o filho muitos dias depois. Tenho aprendido muito aqui no seu blog. Só tenho a agradecer.

    ResponderExcluir
  3. Homero,estava escrito há 6 mil anos que a histórica viagem de ônibus entre York e Shrewsbury ia deixar pra gente uma relíquia de menos de 2 minutos!!! Bravíssimo...O seu trabalho sobre os Beatles deveria ir para o livro dos recordes.Quem foi o estrangeiro que mais escreveu sobre os Beatles em um BLOG? "FROM ME TO YOU"...God bless you!!!Dylmar Figueiredo Gomes Filho

    ResponderExcluir