-

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

The Beatles' 1963 - O 1º LP

 O que aconteceu desde o Big Bang até 1962, eu escrevi aqui, neste LINK.
Sobre o começo de 1963 e o 1º compacto Nº1, eu escrevi aqui, neste LINK.

Viram, então, que os Beatles abandonaram uma excursão pela Inglaterra para estarem em Londres no dia 11 de fevereiro para a gravação do 1º LP. Aquele seria um dia histórico.

Quatro canções já estavam destinadas ao 1º LP, justamente as canções já lançadas em compactos, aliás, uma prática que iriam abandonando com o passar do tempo, essa de lançar em LPs o mesmo que lançaram em compactos. O que mais aconteceu dali em diante era os compactos terem vida própria!! Bem, eram necessárias mais 10 canções, uma praxe da época na Inglaterra, os LPs de pop/rock terem 14 faixas. Nos Estados Unidos, o número mágico era 12. A dupla Lennon/McCartney, então chamada McCartney/Lennon, ofereceu 4 delas, e foram buscar outras 6 nos covers de artistas americanos que cantavam em seus shows! Pois eles gravaram essas 10 canções, e mais uma, Hold Me Tight, que acabou ficando para o LP seguinte, portanto 11 canções, TODAS NO MESMO DIA, feito não repetido nunca mais. Daí por diante, principalmente a partir de 1965, com a complexidade das canções aumentando exponencialmente, não foram poucas as vezes em que dedicavam dois, cinco ou até mais dias para a confecção de uma só canção. Em vez de 11 canções em dia, chegaram a gastar 11 dias em uma canção... O ápice seria com Sgt. Peppers, que levou quase 6 meses para ser gravado. Falando em sessões de gravação, Please Please Me teve 4, e Sgt. Pepper's, 67!!!

As 8 canções originais eram destinadas a garotas, sendo 4 declarações de amor (P.S.I Love You, Ask Me Why, Do You Want To Know A Secret e There's A Place, esta, fiquei em dúvida, mas como ele diz o famoso I Love You, deixei como canção de amor), duas em plena paquera (a inaugural Love Me Do, e I Saw Her Standing There), uma discutindo a relação (Please Please Me, a 1ª Nº1), e a última, de saudade pelo amor perdido, esta última sendo aquela que Helen Shapiro recusou, graças a seu visionário empresário. Ela deve ter ficado in Misery, quando viu a oportunidade que perdeu!

Elas foram compostas em diferentes estágios das vidas de John e Paul, mas muitas foram naquele esquema olho no olho, sentados em suas camas, com seus violões apontando para um mesmo local do quarto de hotel em que estavam, nas extensas excursões pelo interior da Inglaterra. 

Ter os Beatles como banda cover era um luxo só. Era garantia de que ela seria, no mínimo em mesmo nível (quando os autores/cantores são Chuck Berry, Little Richards ou Carl Perkins, que viriam no LP seginte), mas na grande maioria, melhor, bem melhor que a gravação original. Eles já vinham de anos de estrada tocando rock de tudo quanto é jeito, e eram imbatíveis, tinham vigor, tinham harmonia vocal impressionante. As covers de Please Please Me não têm essa gente grande toda, mas destaco dois deles que fariam sucesso a partir de então e em décadas seguintes, os notáveis Burt Bacharah e Carole King, esta última, que era apenas compositora e passou posteriormente ao microfone, virou diva, com grande sucesso nas décadas seguintes.

Nos vocais, começava, logo no 1º LP, uma prática poucas vezes desobedecida na carreira, a de conceder um posto de destaque a George e Ringo, mesmo sem terem composições para agregar, era uma exigência das fãs dos dois. No caso, George ganhou duas faixas, uma delas com uma original Lennon/McCartney, Do You Want To Know A Secret, e a outra com uma cover, Chains, justamente a canção de Carole King, em parceria com Goffin, e Ringo gravou, com maestria, uma canção que já tocava nos shows dos Beatles, Boys, de Dixon/Farrel, você conhecia? Eu, não! Aliás, essa situação se repetiu justamente na cover mais famosa de toda a carreira dos Beatles, Twist And Shout, de Medley/Russel, pois é... conhece? Não? Eu também, até prestar atenção nesse detalhe. A canção foi gravada no final da noite, com John com a garganta quase estourada, e foi em um take só. Pode apostar: sempre que em uma festa você pedir para o DJ colocar Beatles, é essa que ele vai escolher. Já fiz essa experiência um montão de vezes, e não errei uma. E, normalmente, é a única concessão que fazem em meio a uma povoação de axés, funks, batidões e sertanejos presentes nessas celebrações! Interessante que nem ele nem 99% das pessoas que adoram a canção sabem que não é composição dos Beatles. Bem, terminando o parágrafo sobre os vocais, das demais 11 canções do LP, John faz o vocal principal em 7 e Paul nas demais 4, claro que um quase sempre ajudando o outro com vocais de apoio, e quase sempre também de George, em prefeitas harmonias.

E vamos às canções.... e à contagem que propus para elas.... uma linha sequencial, que começou em 1 para Love Me Do, 2 para P.S I Love You do 1º compacto, e passou por 3 para Please Please Me e 4 para Ask Me Why do 2º compacto, e agora seguirá com as canções inéditas do 1º LP, ok? Portanto, não se espante ao ver o número 5 estampando a 1ª canção do LP Please Please Me, ok. Essa contagem irá até 211, que irá para a For You Blue, a última canção do último LP lançado, lá em maio de 1970. Esse é o critério, o lançamento oficial das canções, segundo o catálogo britânico!

Uma coisa que nunca comentei foi o posicionamento das canções já anteriormente lançadas, nos dois lados da bolachona. As duas do 2º compacto fecham o Lado A, enquanto as duas do 1º compacto abrem o Lado B. Portanto, 5 canções inéditas abrem o Lado A, da mesma forma que 5 canções inéditas fecham o Lado B. Portanto, 'as nova fais um sanduíche das véia'.

Cada uma das 10 canções inéditas de Please Please Me (Canções 5 a 14) serão analisadas a seguir. Detalhes sobre a composição, estrutura, e gravação de cada uma delas estão disponíveis a um click sobre seu nome. As mesmas análises de estão disponíveis para as demais 4 canções já lançadas anteriormente a um click sobre seu nome. As canções 3 e 4 fecham o Lado A e as canções 1 e 2 abrem o Lado B.


Lado A

5.  I Saw Her Standing There (by Paul McCartney- vocal de Paul

6. Misery (by John Lennon) - vocal de John
7. Anna (Go to Him) (by Alexander) - vocal de John
8. Chains (by Goffin/King) - vocal de George
9. Boys (by Dixon/Farrel) - vocal de Ringo
4. Ask Me Why (by John Lennon) - vocal de John
3. Please Please Me (by John Lennon) - vocal de John

 

Lado B

1. Love Me Do by Paul McCartney) - vocal de Paul
2. P.S. I Love You (by Paul McCartney) - vocal de Paul
10. Baby It´s You (by David/Williams/Bacharach) - vocal de John
11. Do You Want to Know a Secret (by John Lennon - vocal de George
12. A Taste of Honey (by Scott/Marlow) - vocal de Paul
13. There´s a Place (by John Lennon) - vocal de John

14Twist and Shout (by Medley/Russell)  - vocal de John


_________________________________

O que você faria um dia depois de um dia intenso de 10 horas de  gravações, começando às 10 da manhã,  terminando às 11 da noite, esgotado? Bem, se não sabe, eu digo o que os Beatles fizeram...voltaram à estrada!! E não foi ali do lado não, foi a 200 milhas, para além de Liverpool, na grande Manchester, em Oldham. E assim ficaram dia após dia na estrada, para shows noite após noite, com breves intervalos para atenderem a outros compromissos de sua cada vez mais agitada agenda... mais um Thank Your Lucky Stars, nacional, e uma aparição na ABC TV, e mais na rádio BBC, no programa Parade of The Pops, e vem a segunda perna, em oito shows, da turnê com a famosa Helen Shapiro (destaque na foto), durante a qual John e Paul compõem dentro do ônibus, entre York e Shrewsbury, a sua próxima Nº1, From Me To You, que gravaram em 5 de março, dia também em que fizeram a histórica sessão de fotos para o LP Please Pelease Me.

Os Beatles foram chamados ao edifício sede da EMI, em Manchester Square, e dirigidos pelo fotógrafo Angus McBean, considerado legendário no mundo do teatro britânico, chamado por George Martin. A EMI caprichou logo no LP de lançamento dos rapazes!  Angus orientou a subirem as escadas, e disse; "Agora, parem! Olhem para baixo!". Então, com maestria, venceu o desafio da backlight e tirou a famosa foto. Veja que as canções de chamada são as que saíram como Lado A dos dois compactos lançados até então. 

No dia seguinte, seguiriam em Londres para se apresentarem no programa Here We Go, da BBC, e voltaram à estrada para shows apenas eles e

O LP Please Please Me foi lançado na Inglaterra em 22 de março de 1963, direto para o topo das paradas, aonde ficou durante 30 semanas até perder o lugar para uma banda chamada .... The Beatles. Sim, era o 2º LP da banda, With The Beatles! No Brasil, o lançamento foi esquartejado entre dois LPs (Beatlemania e The Beatles Again) e um compacto duplo, basicamente com covers. Nos Estados Unidos, também apenas em julho de 1963, o LP Introducing The Beatles por um selo pequeno, chamado Vee Jay, com as mesmas canções, mas que não fez coceira nas paradas americanas, incrível, que diferença não faz uma bela campanha. A Capitol, americana, ainda não despertara para o fenômeno, que somente ocorreria em fevereiro de 1964 quando lançou o compacto com I Wanna Hold Your Hand no lado A e I Saw Her Standing (deste LP) no Lado B.


O 3º Compacto, neste LINK

Trata-se De From Me To You, tendo Thank You Girl no Lado B, faço as análises das canções (15ª e 16ª da carreira) e acompanho mais uma perna da excursão de inverno, agora comandada por dois astros americanos, Chris Montez e Tommy Rue, em que num dos trajetos da viagem, na traseira do ônibus que os levava, a nova Nº 1 foi composta com John e Paul, para espanto de seus companheiros de trupe. E registro o nascimento de Julian, o primeiro filho de um Beatle!


O 4º Compacto, neste LINK.

Foi a incrível She Loves You, acompanhada de I'll Get You no Lado B, responsável por um recorde de vendas apenas batido 14 anos depois, e por um Beatle. Analiso as canções (17 e 18) e acompanho a excursão de primavera, registrando o primeiro show no Albert Hall, e destacando a parte final, com os Beatles já dividindo o 'Top of the Bill' com o astro americano Roy Orbison (sim, aquele de Pretty Woman), no mundo do broadcasting, teve os primeiros episódios de Pop Go The Beatles, e teve as controversas férias de John Lennon, que deram o que falar...


O 2º LP, neste LINK 

O sucesso chamou os Beatles de volta ao estúdio para gravarem With The Beatles. Analiso suas 14 canções, sendo mais uma vez 8 originais e 6 covers, numeradas de 19 a 32 na carreira. Dos meandros da excursão de outono, destaco o estopim da Beatlemania, no London Palladium, e o show para a Realeza, com arrebatadora fala de John.


O 5º Compacto, neste LINK

O ano ainda teria uma chave de ouro, a canção I Wanna Hod Your Hand, que seria a ferramenta de conquista da América. Já quando lançada, juntamente com This Boy no Lado B (canções 33 e 34 da carreira), levou os Beatles a ocuparem o 1º e 2º lugares nas paradas tanto de Compactos como LPs, inédito!  Em paralelo, seguiam na estrada e terminariam o ano trabalhando, encantando 100.000 pessoas em 30 shows que invadiriam 1964.

13 comentários:

  1. Vejo que ainda não tinham optado por não incluirem as músicas dos singles nos lps. Sabe quando fizeram essa opção?

    ... uma prática poucas vezes desobedecida na carreira, a de conceder um posto de destaque a George e Ringo, mesmo sem terem composições para agregar, era uma exigência das fãs dos dois.

    Percebo também ser uma prática inexistente nas outras bandas. Basta pensarmos aqui...Charlie Watts tinha espaço para cantar? Não. Brian Jones? Keith Richards só de vez em quando e muito de vez em quando. Estou lembrando apenas da música You got the Silver que não é solada por Mick Jagger.
    O guitarrista oficial dos Herman's Hermits tinha duas faixas reservadas para ele? E o baterista? Nem sei seus nomes.
    O mesmom vale para the Hollies e The Who. Keith Moon aparecia miuto...como baterista. E o guitarrista meio dondo da banda, talvez totalmente dono, não cantava solo. O vocalista era sempre Roger Daltrey.
    Mesmo assim não cansam de considerar John e Paul como vilões, ditadores e até cruéis por que George tinha apenas duas músicas em casa album. Em qualquer outra banda ele não teria espaço algum!

    E não estou falando sobre quando passou a compor adoidado. Ele tinha espaço desde quando começou e ainda praticamente nada compunha, tanto que gravava covers. Praticamente tudo de outros compositores exceto Don't Bother Me ( que amo).
    Curiosamente esses fãs que consideram George como vítima não se queixam que Ringo tinha apenas uma musica para ele em cada álbum. Quando é Ringo conseguem racionar. Afinal ele praticamente não compunha. E entrou como baterista, não como vocalista. E mesmo assim tinha o seu momento de glória inclusive em todos os shows. O unico outro baterista que tinha espaço e muito espaço era o Dave Clark. Mas ele era o criador da banda! Os demais nada recebiam. O menino do Byrds nem era mostrado nos videos. Era ...apenas o baterista.
    George também entrou como guitarrista. Foi por este motivo que Paul o chamou. Não como compositor. Só que se tornou compositor de primeira ao longo do tempo. Tenho certeza que se os Beatles não tivessem se separado ele teria mais faixas nos albums num próximo disco. Brilhou intensamente em Abbey Road como compositor. Importante lembrar que sempre brilhou intensamente como guitarrista, como Beatle! A única banda que todos tinham o mesmo brilho...E se não tinham o mesmo espaço nos album, tinham o mesmo espaço nas entrevistas, nas fotografias, nos filmes...e nos nossos corações.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu clico nos titulos vou para o Diário dos Beatles. E não para seus comentários sobre a música.

    ResponderExcluir
  3. Excelente, Homero, como sempre também excelente comentários da DPaula.
    Não tinha percebido muitos detalhes que você tão bem colocou aqui

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais uma bela resenha, Homerix! By the way, coisa linda o Albert Hall... maravilha arquitetônica! A2

    ResponderExcluir
  5. HOMERO, "Please Please Me" é a música favorita de Keith Richards...E sem sombra de dúvidas é uma obra prima a la Bing Crosby e Roy Orbison...Linda de morrer...Obrigado por nos transportar de forma brilhante para esse período mágico no qual os Beatles fisgaram milhões de corações ao redor do mundo...Valeu!!! Dylmar Gomes

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Homero pelo trabalho detalhado em comemoração a essa data! Não consegui comentar na página inicial,só curtir e compartilhar,foi o que fiz! Abraço

    ResponderExcluir
  7. Obrigado,aqui conhecemos muito mais os detalhes das músicas e que nos faz muito mais admiradores dessa banda que ultrapassa todos os tempos desde os anos 60 ! Tinha 12 anos qdo do lançamento desses discos,nem imaginava a sua magnitude até que a partir do Renato e seus BLUE caps principalmente,cujo mentor da banda Renato Barros( falecido em 2019),conheci então a versão dos BEATLES! Renato era fã dos BEATLES e fez várias versões,nas entrevistas sempre nominava o Paul cómo seu Beatle preferido!!A jovem guarda toda se benificou com versões dos Beatles,era sinónimo de sucesso! abraço!

    ResponderExcluir
  8. Data mais que comemorativa, talvez a mais importante da história do nosso fab4. Parabéns pelo artigo, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha apenas 3 anos quando este 1o LP saiu. Meus pais não eram muito ligados em música ; então , esta data na época passou batida. Passei a me interessar, de fato , por eles , a partir de Help. E de algum tempo pra cá , passei a conhecer com detalhes os caminhos, os detalhes, as histórias, desde grupo imbatível, por conta da generosidade do amigo Homero.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  10. Sempre enriquecedor. Parabéns Homero!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom👏👏👏Danemberg

    ResponderExcluir