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segunda-feira, 8 de novembro de 2021

The Beatles' 1963 - O 1º compacto Nº 1

 O que aconteceu desde o Big Bang até 1962, eu escrevi aqui, neste LINK.

Como viram, os Beatles terminaram 1962 na estrada, e o último dia do ano coincidiu com o último dia de show da última de quatro excursões a Hamburgo, lugar que foi fundamental para eles ganharem aquela cancha de palco. As últimas duas, já com Ringo no time, e portanto, já sendo The Beatles, como eu considero, foram no Star Club, e as gravações daqueles shows foram captadas e lançadas em disco de baixa qualidade quase 30 anos depois, e foram objeto de ações judiciais. Mas isso é papo pra outra hora! O que importa, agora, é que abriram 1963 voltando pra casa, e logo no dia 3, já estavam na estrada para quatro shows na Escócia, e no dia 10 iniciaram a excursão de inverno pelo Reino Unido embrenhando-se numa maratona de 51 shows em 58 dias, entremeada por eventos notáveis. 

Por exemplo, no dia seguinte, um inesquecível 11 de janeiro, enquanto tocavam no Cavern Club em Liverpool na hora do almoço, e pegavam a estrada para Old Hill (na Inglaterra central) para um show à noite, era lançado em Londres aquele que seria o 1º compacto com uma canção Nº 1 dos Beatles, Please Please Me, tendo Ask Me Why no Lado B. As duas canções haviam sido gravadas ainda em 1962, no dia 26 de novembro, quando um sorridente George Martin profetizou, ao final da sessão: "Parabéns! Vocês acabaram de gravar seu primeiro Nº1!!"... além de Maestro, Pitoniso!  

Em seguida, vamos aos detalhes de suas composições, sua composição, interpretação da letra, identificação de sua estrutura e fatos importantes sobre sua gravação, e eventualmente, breves fofocas, porque ninguém é de ferro...

Antes de apresentá-las, entretanto, vou apresentar aqui o critério para sua numeração. Verão que Please Please Me ganhou o Nº 3 e Ask Me Why, o Nº 4. Por quê? Porque é a ordem de lançamento de canções no catálogo oficial da EMI no Reino Unido. Então, Love Me Do foi a Nº1 e P.S.I Love You foi a Nº2. E quando vier o primeiro álbum "Please Please Me", a canção I Saw Her Standing There será a Nº 5, e subindo com as canções inéditas do Lado A, e depois passando às inéditas do Lado B e assim por diante, compacto a compacto, LP a LP, até chegar à canção Nº 211, que é a última canção do Lado B de Let It Be, último produto lançado pelos Beatles. Então, quando esta fase da saga terminar, todos teremos associado um número a cada uma das 211 canções lançadas pelos Beatles em sua incrível carreira!! Eu acho isso ótimo!! E não me lembro de ter visto alguma classificação desse tipo por aí!

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E vamos ao 2º Compacto dos Beatles, lançado em 11 de janeiro de 1963

3. Please Please Me  (by John Lennon)

John discute o relacionamento: "Eu faço todo o agrado com você, é tão difícil te persuadir. Oh sim, por que você me deixa triste?"
John adorava o fato de a mesma palavra (Please) ter significados diferentes, e as colocou logo no primeiro grande sucesso dos Beatles "Por favor (Please) me agrade (Please Me) como eu agrado você!" e decerto também pensou na conotação sexual da troca mútua de agrados. John faz questão de dizer que ela é 100% dele, assim como Paul faz questão de confirmar isso. O interessante é que ela foi feita como um desafio, nos dois dias seguintes àquele primeiro encontro na EMI, portanto, 7 e 8 de junho de 1962, pois ficaram martelando na cabeça de John as palavras de Martin: '"Vocês ainda não têm material bom o suficiente para o lançamento!"... Ah, é?! Quando os Beatles a apresentaram a Martin ele logo viu que havia cutucado o Leão João com vara curta! 
 
Mas voltemos ao início. Notaram as datas acima? O 6 de junho foi o primeiro encontro de trabalho dos Beatles na EMI, ainda com Pete Best na bateria... Ringo nem sonhava que sua vida mudaria, alguns dias após aquela data histórica. Como dito, John se internou dois dias (7 e 8) em sua casa em Menlove Avenue, inspirou-se em Roy Orbison para a música, e lembrou-se de Bing Crosby na letra, uma canção em que dizia 'Listen to my pleas', associou com o verbo 'to please'. Ele utilizaria a exata fala de Crosby em Tell Me Why, de 1964.  Bem, no dia seguinte (9) chegou à casa de Paul, com a canção quase pronta e com duas garotas. Lá ficaram a noite toda, não se tem registro se fizeram algo mais além de arranjos da canção... Mas, sim, elas declararam em entrevistas que os dois trabalharam muito nela! John compôs uma canção na estrutura que seria quase padrão nos Beatles, verso-verso-ponte-verso, sem refrão. No Verso 1, John conta a um amigo (provavelmente Paul) que discutiu com a garota dele na noite anterior, e conta o diálogo que teve, terminando já com o histórico "C'mon, C'mon C'mon, C'mon C'mon, C'mon, C'mon C'monPlease please me, whoa yeah, like I please you". O Verso 2 segue a reclamação do tipo "Quer que eu desenhe"... "Preciso falar todas as vezes?", e repete o brado! Então vem a ponte, melodia diferente, com mais esclarecimentos: "Não quero reclamar, mas por que só eu preciso te agradar? Por que você me faz tão triste?". Depois, repete-se o 1º Verso. 
 
Quando a canção chegou a Abbey Road  em 4 de setembro (já com Ringo Starr a tiracolo), ela chegou lenta, mas George Martin, em mais uma intervenção notável como produtor, sugeriu, quase mandando, que se dobrasse a velocidade da canção. Paul olhou pra John que olhou pra Paul, como que pensando: "Esse cara sabe das coisas! Como não pensamos nisso!?". Martin também sugeriu a introdução e a conclusão da canção. Tem potencial esse menino!! Uma semana depois, quando ainda se discutia qual seria a canção para o Lado B do 1º compacto, os meninos mostraram a George Martin o que eles haviam evoluído durante a semana. Ele gostou mas disse que faltava algo. Sugeriu, por exemplo a harmonia vocal de Paul nas frases dos versos. Bom, esse menino! Ao final do dia, John disse que a canção era boa demais para ser um Lado B, e voltariam a ela posteriormente! Há rumores de que a versão daquele dia tinha Andy White, um baterista contratado, no comando das baquetas. Ela apareceu no Anthology 1, ouça aqui, neste LINK. Ringo não confirma nem desconfirma... ele nunca se conformou com a presença de Andy White para fazer o trabalho dele. Note ali que a gaitinha famosa ainda não está, nem as harmonias vocais na ponte, os uuu's e a resposta ("in my heart"). Elas vieram penas em novembro, quando os Beatles recomeçaram Please Please Me do zero, dedicando a ela três horas de gravação ao longo de 18 takesintroduzindo a gaita de John pra cá, modificando a guitarra de George pra ali, Ringo aperfeiçoando a bateria acolá, dando um jeitinho nas harmonias vocais perfeitas de George e Paul, e assim que terminou a sessão, Martin falou pelo microfone, lá do 'aquário' do segundo piso: “You’ve just made your first Number One!  
 
                                  Profético! 
 

 Muito ajudou ao efeito uma ligação que um certo Dick James deu a um produtor de TV, tocando Please Please Me para ele ali mesmo pelo telefone, encantando o interlocutor e garantindo a participação dos Beatles no programa da TV Thank Your Lucky Stars, numa gelada noite de 12 de janeiro de 1963, um dia após seu lançamento oficial em compacto, tendo Ask Me Why no Lado B. The Beatles ganharam visão nacional e encantaram, não apenas pelas canções, mas pela aparência (os terninhos e os cabelos e os sorrisos) e carisma. Daí, a canção pegou firme o rumo do topo das paradas e o resto é história! O autor do telefonema virou o editor das canções dos Beatles, até o final da carreira. Deixo aqui este LINK de um show nos EUA, pena que o microfone de Paul estava mais baixo, mas dá pra perceber a harmonia dele e depois com George e é muito legal a bateria de Ringo!

 

4. Ask Me Why  (by John Lennon)

John se declara: "Eu te amo porque você me diz coisas que eu quero saber. E é verdade Isso realmente só serve para mostrar que eu sei que eu, eu, eu, eu
Nunca, nunca, nunca deveria ficar triste"
 
Antes de ser canção do Please Please Me, o álbum, Ask Me Why foi lançada em compacto como Lado B de Please Please Me, a canção. Era o 2º compacto dos Beatles, e o 1º a chegar em 1º lugar nas paradas da Inglaterra. Portanto, mais respeito, por favor, com Ask Me Why! Ela faz parte dos prolegômenos dos Beatles.  Pra se ter uma ideia, ela foi ainda executada na EMI com Pete Best na bateria! Era o histórico 6 de junho de 1962, infelizmente sem registro sonoro das quatro canções ensaiadas naquele dia, em que George Martin deu a entender que na sessão seguinte traria um baterista de estúdio para a gravação. John e Paul entenderam o recado e na segunda vez que adentraram aos estúdios da EMI, em 5 de setembro, quem apareceu foi Ringo Starr para pilotar a bateria em novos ensaios, e ela chegou a ser considerada para o Lado B do 1º compacto, mas acabou sendo preterida. Finalmente, em 26 de novembro, Ask Me Why foi gravada seriamente, e após 6 Takes, estava pronta, sem necessidade de nenhum acréscimo, com os Beatles em seus instrumentos tradicionais, e John Paul e George cantando e harmonizando ao vivo. 
 
Ask Me Why era complexa, tanto estrutural como musicalmente. Já era um espanto praqueles dois compositores que não não haviam chegado aos 22 anos à época de sua composição. Vejam que os acordes estavam cheios de sustenidos, menores e sétimas. 
 
E a estrutura era completa, com  Verso 1 - Verso 2 - Ponte - Refrão, repetindo os dois últimos no final.  A ideia original era de John, com Paul ajudando na letra. O Verso 1 está traduzido ali no caput, mas é importante mostrar o efeito marcante da penúltima frase do verso: "That I - I - I - I should never ever ever be blue", além de ser a segunda vez em que usavam a gíria "blue", para denotar tristeza, o que fariam em outra meia-dúzia de canções, até porque era rima fácil para "true" e "you", enquanto "sad" fazia rimas negativas, com "bad" ou "mad", hehe, apenas conjeturando. Nós simplesmente a-ma-mos aqueles quatro I's repetidos,"ai...ai ai ai ai" em português! No 2º Verso, John atesta sua felicidade, a ponto de até chorar, não porque está triste (aqui usando "sad"), mas porque ela era a primeira garota dele. Na Ponte, ele diz que ainda não acredita que aquilo aconteceu com ele e ele não concebe (esse verbo, "to conceive" é raríssimo em canções, mesmo em inglês) que volta a ficar na miséria. Aliás "misery" seria utilizada em outra canção daquele começo. Finalmente no refrão, vem o nome da canção: "Ask me why, I'll say I love you, and I'm always thinking of you", sempre pensando nela ... ah, o amor!!! 
 
Ask Me Why era parte dos shows do Cavern Club, viajou a Hamburgo, em 1962, e até foi tocada a BBC, ainda com Pete Best, sendo a primeira Lennon/McCartney ouvida pelos ingleses, depois do lançamento do compacto, ela seguiu aparecendo aqui e ali, inclusive na BBC (deixo aqui o LINK), agora com Ringo, até setembro de 1963, quando foi sua última apresentação. Note como eram capazes de fazer harmonias vocais triplas perfeitas, em diversos pontos da canção. Perceberão claramente!

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No dia 23 de fevereiro, cumprir-se-ia a profecia de George Martin: o compacto atingiu o topo das paradas britânicas!! 
O 1º Nº 1 a gente nunca esquece! 



7 comentários:

  1. Uma verdadeira aula do mundo Beatles.
    Quero ver esse livro lançado.
    O meu vou querer com dedicatória

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  2. Sensacional...
    Eu tenho esse segundo compacto...

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  3. E a gente se sente um _penetra_ ou um repórter das excursões dos Beatles, quando lê esses detalhes da hospedagem em três quartos com camas duplas, o terceiro para o segurança, Mal Evans, e o motorista, Neil Aspinati.
    Gostoso imaginar John e Paul sentados na cama, compondo, e, pelo fato de Paul ser canhoto, os violões apontarem para o mesmo lugar no quarto; como um espelho, olho no olho, ou _eye-ball to eye-ball_, “como gostavam de dizer”.
    Batalharam muito pelo sucesso atingido, e as dezenas de apresentações em Hamburgo, em 1962, serviram para lhes dar cancha de palco, as duas últimas já com Ringo.
    A maratona de 51 shows em 58 dias, pelo Reino Unido, em 1963, não é pra qualquer um!
    E é bom enfatizar o lançamento, em 11 de janeiro, do segundo compacto da Banda, o primeiro a atingir o 1° lugar nas paradas, com _Please Please Me_ e _Ask Me Why_, no lado B.
    Depois, aumentarei o Resumo…

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  4. E a gente se sente um _penetra_ ou um repórter das excursões dos Beatles, quando lê esses detalhes da hospedagem em três quartos com camas duplas, o terceiro para o segurança, Mal Evans, e o motorista, Neil Aspinati.
    Gostoso imaginar John e Paul sentados na cama, compondo, e, pelo fato de Paul ser canhoto, os violões apontarem para o mesmo lugar no quarto; como um espelho, olho no olho, ou _eye-ball to eye-ball_, “como gostavam de dizer”.
    Batalharam muito pelo sucesso atingido, e as dezenas de apresentações em Hamburgo, em 1962, serviram para lhes dar cancha de palco, as duas últimas já com Ringo.
    A maratona de 51 shows em 58 dias, pelo Reino Unido, em 1963, não é pra qualquer um!
    E é bom enfatizar o lançamento, em 11 de janeiro, do segundo compacto da Banda, o primeiro a alcançar o 1° lugar nas paradas, com _Please Please Me_ e _Ask Me Why_, no lado B.
    Depois, aumentarei o Resumo…

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  5. Você não vai acreditar...Mas juro que pensava que tinham lançado mais músicas. Só 211? Uma vez li não sei onde que seriam em torno de 300. Eu sou totalmente por fora...Não faço ideia do tanto normal de músicas por ano para cantores de sucesso. Me pareceu pouco. Mas vai ver que foi até muito.
    Gostei do passeio com eles naquele ano começando a grande aventura. Obrigada pelos detalhes.

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  6. Cada vez que leio um Blog do Homero, fico mais perplexo com o seu conhecimento e com a maneira leve de escrever . Quanto ao livro, aguardo ansiosamente

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