-

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O comentário que virou post

Meu amigo João, quase sempre aproveita meus posts para comentar levando para uma linha que pouco tem nada a ver com o teor do post em si, mas é sempre ligada à situação atual.

No presente caso, pegou o título e lembrou-se de outro 'Futuro que não chegou' e produziu este breve tratado, que achei melhor botar para o andar de cima, por ser um libelo de cidadania, tão raro hoje em dia!
__________________

Homerix,
Você certamente lembra-se daquele lema: “Brasil, um país do futuro”, pois bem, em 28/01/2011, quando o Brasil completou 70 anos de país do futuro, afirmou Patrick Cruz: “...a terra que fomos e a terra que seríamos na visão do austríaco Stefan Zweig, que cunhou a expressão há exatas sete décadas...”. (veja o site
http://economia.ig.com.br/brasil-completa-70-anos-de-pais-do-futuro/n1237971251598.html).
Se bem é certo que, durante o governo FHC, foi criado o planejamento com visão de longo prazo, organização, disciplina, Lei da Responsabilidade Fiscal, o Programa Avança Brasil, etc., quando havia a percepção não de país do futuro, mas pais de futuro. Houve até mesmo um momento histórico, que foi a transição governamental, através de reuniões de trabalho de passagem do bastão, numa forma nunca dantes praticada no Brasil. Naturalmente que a casa arrumada deixada pelo governo FHC ao governo Lula, reverteu-se em fator crítico de êxito do primeiros 4 anos do governo do PT. O duro disso tudo, e que é triste e lamentável, depois daquele momento de esperança, chegamos à deplorável situação em que nos encontramos, como síntese do (des) governo do PT e estamos deixando de ser, inclusive, o país do presente, as agências de risco que o digam.
Na verdade, o país de futuro, construiremos nós cidadãos, apesar de políticos, que insistem com seu cinismo contumaz, em manter no poder por interesses pessoais, em detrimento dos interesses do país. Por essa razão, temos que seguir trabalhando com perseverança, inteligência, dedicação e seriedade. E com a grande contribuição da Lava Jato procederemos com o saneamento moral e cívico, para deixarmos um país melhor para as futuras gerações.
Sobre futuro, gosto muito da canção Aquarela, do Antonio Pecci Filho (Toquinho), Vinicius de Moraes, M. Fabrizio e G. Morra, sobretudo do trecho:ABRASPAS
...E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
FECHASPAS
Vamos transformar o “choro” pela atual situação do país em “sorriso”, com trabalho sério em todas a frentes, que nos trará um futuro melhor.

Um comentário:

  1. Homerix,

    Obrigado. A inspiração emergiu da sua postagem. Há que se fazer um extraordinário esforço, para não associar os assuntos com a crítica e preocupante situação que vive o Brasil atualmente, que se grava pelo sistema precário de educação. Predomina o comportamento da administração do próprio umbigo, do dinossauro, cuja preocupação com o futuro é a próxima refeição, enquanto a dos políticos, a próxima eleição. Temos que trabalhar forte, para transformar o pais numa nação, onde predomine o espírito cívico.

    Futuro não tem linha de chegada. O futuro faremos nós...

    ResponderExcluir