-

segunda-feira, 4 de março de 2013

O Encontro de Lampião com E


Aquela Media NAV que eu tenho no carro, que tem o tal de GPS - Gente Perdida e Surtada (se não sabe porque o chamei assim, leia este link), possibilita-me também ouvir IPODs, MPtrezes e outros quetais, com sua porta USB.

Pedi então que Felipe me fizesse uma seleção de discos que ele achasse, da sua cabeça, que eu deveria ouvir. A única coisa que eu pedi foi que colocasse também Mamonas Assassina, afinal estava com saudade, ainda mais quando lembraram-se daquela genial e efêmera banda ao ouvir Los Bife (link). Fiquei muito orgulhoso. Eles mesmos são fãs, mas se enxergam muito menos, apesar do bom humor e irreverência. Eles até fazem um excelente cover de 'Uma Arlinda Mulher'. Lembra dos Mamonas? Aqui neste link, uma boa análise de uma amigo do Facebook!

Bem isto posto, chegou-me às mãos um pen-drive, com a seguinte set list: Caetano Veloso, Céu, Cícero, Crioulo, El Efecto, Foo Fighters, Frank Zappa, Ganeshas, Genesis, Lucas Santana, Mallu Magalhães, Mamonas Assassinas, Marcelo Geneci, Moreno +2, Otto, Punch Brothers, Robert Plant, Rodrigo Campos, Siba, Tom Zé, Tulipa Ruiz.

Que tal? Tirando os gringos, e Caetano e Tom Zé, o que vocês conhecem? Aliás, mesmo entre os gringos, duvido que conheçam todos eles!!

Bem, depois comento um que outro da lista. Antecipo que o disco que gostei mais, como um todo, foi o do Tom Zé, o último dele, chamado Tropicália Lixo Lógico, muito legal!!! O cara tem 80 anos e uma mente jovem, louca!!!

Quero aqui, sim, discutir o título deste post!!! Ele apareceu no meu Media NAV (sim, ele mostra os títulos das canções, o que é ótimo) e eu fiquei sem entender. Convido-vos então a ter a mesma surpresa que eu, ao ouvir a música, e me encantar com o ritmo, um épico nordestino misturado com rock pesado, e rir muito, ao descobrir o resto do nome, aquilo que vinha depois do 'E'.....


Ouviu? Não, então pare, e volte aqui quando puder ouvir!!!

O que acharam?

Eu digo: G E N I A L !!!

Acho que Raul Seixas assinaria letra e múscia, com prazer!!

Veja bem, o disco é de 2012 e eu nunca ouvi falar. A banda chama-se El Efecto e eu nunca ouvi falar. O disco, que se chama Pedras e Sonhos, tem outras muito legais, como a Canção de Ninar (hehe), sempre com muito humor e ironia, Adeus Adeus  ironiza as igrejas que clamam o diabo que têm por aí!!! E tem uma dupla, com prelúdio e tudo, falando sobre escravidão!! Bom mesmo!!! Ritmos múltiplos numa mesma canção, bons vocais, boa harmonia (uma delas me lembrou 'Bohemian Rhapsody', do Queen!

O que eu quero ressaltar é: por que uma banda com uma música perfeita como essa não atinge a grande mídia? Eles têm qualidade!!!

Que droga!!! Na lista acima, conheci outros artistas, também muito bons, Ganeshas, Marcelo Geneci, Siba, Crioulo,  Moreno (filho de Caê) que igualmente não aparecem na TV. A mesma TV que cultua camaros amarelos, amores com chocolate, e ai ai ai ai ai ai assim você mata a música.....

De vez em quando me desanimo mesmo!!

Fui!!

Um comentário:

  1. Olá, amigo Homerix.

    É muito legal mesmo conhecer novas bandas legais. Com certeza, desanima saber que a maioria das boas bandas que surgem não fazem sucesso exatamente por serem boas, como bem foi observado por você. Mas enfim, talvez a grande mídia não seja mesmo o lugar para grandes bandas, por sorte e evolução, temos a internet para descobrir referências novas e ajudar a divulgá-las. Longa vida a internet, aos blogueiros e aos músicos independentes. Abraço!

    ResponderExcluir