-

sábado, 9 de julho de 2011

Breves Crônicas de Viagem ao Chile

Estive em missão de trabalho em Santiago, Chile.

Quando um primeiro leitor sugeriu que eu escrevesse um livro, com base em minha verve para contar histórias, ele até sugeriu um nome:

As Coisas Que Vi, Vivi e Escrevi

Achei muito simpático, e apropriado, pois tudo o que escrevo é baseado com que vejo e vivo. E gosto de compartilhar.

Assim foi nesta viagem.

Achei que alguns fatos desta viagem tinham mérito suficiente, e resolvi compartilhar.

Eis aqui a lista 7 crônicas que liberei nos últimos dias, neste mesmo veículo, o blog, que veio materializar a idéia daquele leitor, ainda não em termos físicos, mas virtualmente, eu vou indo!!!


Espero que gostem!!!

Aqui, todos os relatos:
1. A Partida 
2. O Frio
3. O País 
4. O Terremoto 
5. O Presidente 
6. Comida e Imposto
7. A Volta

E deixo uma última imagem, que representou o grande feito do governo atual:

que possibilitou o tradicional brado daquele povo, 
con mucho gusto!




8 comentários:

  1. Homero V,
    Li todos e até fiz um comentário em um deles, concordando com você no caso de educação e ética. Como sou analógico, talvez o comentário não tenha sido adicionado. O Chile é, sem dúvida o país mais sério da América Latina, longe do segundo, que em minha modesta e creio que surpreendente opinião, é a Colômbia de Uribe. Um abraço do Brandão

    ResponderExcluir
  2. Homerix, muito bom. Bom também título para o seu futuro livro. Lembra o do famoso chileno Neruda, Confesso que vivi, que o subsequente do nosso famoso Jaguar, Confesso que bebi...
    Abraço, Camargo

    ResponderExcluir
  3. Agora sou 29.990.... adoro o numeral 9
    Bravejo a glória de suas cronicas... partamos para o livro!!!!!!!!!!!
    Paulus

    ResponderExcluir
  4. li todas (talvez quase todas),.. gostei muito,.. e descobri que mais brasileiros como eu tbem gostaram de Santiago,..
    passei por la em minha viagem de turismo ao deserto de atacama (impressionante e diferente),.. e novamente me encantou a forma simples e simpatica de voce transmitir as suas impressoes sobre os diversos assuntos que comenta sem puxar a sardinha(0ooops,.. sem querer mencionei peixe,..infelizmente esse assunto e muito polemico,..)...
    muito interessante o video sobre os sinais luminosos, confesso que os vi,.. mas nao com a mesma percepcao...para mim como bom paulista, era cruzar a rua rapidinho..

    ResponderExcluir
  5. Li suas crônicas com interêsse, motivado também pela admiração que eu tenho por aquele país, que eu refuto país com gente de fibra.

    Parabéns pelo texto. Dá pra "viajar" pela cultura Chilena pelo forma precisa que voce descreve suas passagens.

    Contrastando, rí muito (a gente tem esse hábito de rir das ineficiências, evidentemente quando depois dá tudo certo) da tua ida ao aeroporto aqui no Rio.

    Espero que voce continue tendo que ir trabalhar por lá e tenha tempo de unir o útil ao agradável. E quando for, tome um "pisco sauer" por mim.

    Grande abraço, Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas relatos, todos de muito bom gosto (como sempe). Também são muito educativos. Vale a pena a recomendação. O que mais me impressiona no Chile é o seu povo (depois do vinho, é claro). O povo pela disciplina, vigor, sinceridade, objetividade e amizade. Recentemente, após diversas manifestações contra o governo, os chilenos conseguiram motivar diversas ações do governo e derrubaram 8 ministros. Triste ficamos quando comparamos o Chile com a nossa situação, onde o povo se aliena e chega mesmo a ignorar os desmandos e histórias de corrupção do Brasil. Espero que algum dia nosso povo possa ser igual ao chileno. Aí sim teremos muito do que nos orgulhar. Enquanto isso, sigo desfrutando o bom vinho chileno.

    Abraços, Darwin Magnus Leite.

    ResponderExcluir
  7. Suas crônicas sobre o Chile foram 10. Eu conheço o Chile e já fui a trabalho também. É muito legal a gente lê algo que expressa muito, muito do que vimos e pensamos. Só não tive uma experiência parecida com a Lan Chile....felizmente.

    ResponderExcluir
  8. Passo sim, de vez em quando, pelo seu blog. Não acesso mais por falta de tempo. Li algumas das coisas que escreveu sobre o Chile. Estive em Santiago há 3 anos e fiquei impressionada com a modernização da cidade que já conhecia de vinte anos atrás.
    Abraços

    ResponderExcluir